No próximo outono, a Seat lançará o Leon X-Perience, inédita versão de tração integral ao estilo aventureiro da carrinha do familiar compacto da marca espanhola. Indispensáveis proteções plásticas nos para-choques, embaladeiras e guarda-lamas, e do cárter e zona inferior da traseira em alumínio, são as principais alterações ao visual convencional do Leon Sports Tourer (ST).

O mecanismo de transmissão 4x4, com sistema Haldex, em condições normais de circulação do veículo, envia 100% da força motriz para o eixo dianteiro, repartindo-a, segundo as alterações de aderência, pelas rodas posteriores para otimizar a motricidade nos pisos mais irregulares. Para melhor enfrentá-los, a suspensão foi sobrelevada, proporcionando aumento de 1,5 cm da distância ao solo. A suspensão traseira é independente com arquitetura multibraços também nas versões de entrada, ao invés do que sucede nas demais variantes do Leon, em que é exclusiva das motorizações a partir de 150 cv.

Sob o capot estreia-se a versão de 110 cv do motor 1.6 TDI, que se junta à atual gama (berlina e carrinha). A caixa manual de 6 velocidades é de série em todas as versões, exceto nas mais potentes, 1.8 TSI de 180 cv e 2.0 TDI de 184 cv, associadas a caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de seis velocidades.







a bola