1. #1
    Avatar de mjtc
    Registo
    Feb 2010
    Posts
    9.216

    Padrão Mercedes-Benz apresenta um protótipo de camião que pode ser conduzido sem motorista

    Será possível ver daqui a uns anos nas autoestradas de todo o mundo, camiões sem condutor? A acontecer, ainda será preciso esperar algum tempo, mas algumas marcas já estão a olhar para o futuro. É o caso da Mercedez-Benz que divulgou recentemente o Future Truck 2025, um camião que é possível dirigir sem a intervenção do condutor.


    A resposta para esta condução sem intervenção humana prende-se com a tecnologia Highway Pilot: o condutor pode simplesmente accioná-la de forma a viajar como passageiro.

    "O Future Truck 2025 é a nossa resposta para os grandes desafios e oportunidades associadas com o transporte rodoviário no futuro", disse em comunicado Wolfgang Bernhard, administrador da Daimler, a dona da Mercedes.

    Com esta tecnologia, os camiões Daimler estão mais uma vez a demonstrar. O sistema usa quatro radares e uma câmara vídeo 3D para controlar uma área de 60 metros à volta do veículo, usando wi-fi para comunicar com outros veículos e usando a infraestrutura da estrada (como pórticos ou portagens) para obter informação adicional. A tecnologia recorre também a dados topográficos e de tráfego para operar o veículo de forma mas eficaz. O camião pode navegar a uma velocidade até 85 km/h sem o condutor, que pode reclinar-se no banco a relaxar e a apreciar a paisagem


    Apresentação do Future Truck 2025 em Magdeburgo, Alemanha.


    Várias empresas já estão a olhar para este mercado e estão a desenvolver soluções:

    Recentemente, também a tecnológica Google apresentou veículos que não precisam de condutor, e não tem inclusivamente qualquer tipo de guiador, ao contrário do camião da Mercedes.

    Outra marca europeia, a sueca Volvo, está a desenvolver um projecto para veículos sem condutor. A ideia é criar uma caravana de vários camiões sem condutor, que seguem o camião líder que é conduzido por um condutor humano. O objectivo é fazer um túnel de vento de forma a reduzir os custos com combustíveis.

    Até 2025, o transporte de mercadorias na União Europeia vai aumentar 20%, com a sua maioria (70%) a ser feito através de camiões. A empresa alemã acredita que o uso desta tecnologia pode ser uma solução para reduzir custos com o aumento do custo da gasolina, portagens e dos salários dos camionistas. No entanto, a tecnologia enfrenta ainda vários obstáculos como a regulação e legislação europeia e dos Estados-membros, devido principalmente a questões de segurança.

    "Se o enquadramento legislativo para a condução autónoma for criado rapidamente, o lançamento do Highway Pilot é concebível no meio da próxima década", segundo o responsável da Daimler. Mas alguns analistas consideram que não vai ser assim tão fácil meter os camiões sem condutor a rodar na estrada. "O uso de veículos autónomos não é sobre às capacidades tecnológicas actuais, mas sim sobre a capacidade das empresas de gerirem as várias complexidades comerciais e legislativas associadas a terem este tipo de veículos na estrada", diz a consultora Ernst&Young no estudo.
    Última edição por mjtc; 04-03-2018 às 08:42.

  2. #2
    Avatar de yz.™
    Registo
    Jul 2008
    Posts
    2.262
    Não acredito em milagres. Na europa? Não! Nem autoestradas só para esses veículos. Vejam os comboios que ainda tem problema e tem guias físicas Nunca a tecnologia vai saber lidar com Chicos espertos e Chicos parvos
    Mesmo no deserto STOP é para parar.
    O material tem sempre razão.
    Where there's a will there's a way

  3. #3
    Avatar de yz.™
    Registo
    Jul 2008
    Posts
    2.262
    Citação Postado originalmente por yz.™ Ver Post
    Não acredito em milagres. Na europa? Não! Nem autoestradas só para esses veículos. Vejam os comboios que ainda tem problema e tem guias físicas Nunca a tecnologia vai saber lidar com Chicos espertos e Chicos parvos
    Deixei-me levar pelo sensacionalismo do título da notícia. Claro que é possível; (Mercedes-Benz apresenta um protótipo de camião que pode ser conduzido sem motorista) Pode ser conduzido sem motorista mas: Terá de ter sempre motorista. Aliás ainda não tão perfeitos como os aqui falados mas há por aí muitos a circular que permitem conduzir-se sem a acção do motorista
    Mesmo no deserto STOP é para parar.
    O material tem sempre razão.
    Where there's a will there's a way

Tópicos Similares

  1. Mercedes Benz Navigations CD Audio 50 APS
    Por pipefake no fórum Arquivo
    Respostas: 10
    Último Post: 04-02-2011, 13:42
  2. Respostas: 2
    Último Post: 01-03-2010, 20:20
  3. Mercedes-Benz Classe E 280 CDI
    Por rikasmaia no fórum Arquivo
    Respostas: 7
    Último Post: 28-12-2009, 21:59
  4. o 1º Mercedes - Protótipo
    Por joseseg no fórum Curiosidades do mundo social
    Respostas: 0
    Último Post: 28-04-2009, 18:28
  5. Mercedes Benz Navigations-CD
    Por antonio23 no fórum Reciclagem
    Respostas: 2
    Último Post: 26-12-2008, 22:49

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar