• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Construção turbina eolica

thyagosantos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 12, 2014
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Olá boa tarde amigos

Soube do vosso forum atravês de um amigo, no qual mando daqui um "bem haja" a todos !

Ando a estudar energia heolica faz 2 meses, e confesso que existem imensas coisas que me baralham até porque não perceber muita coisa de electricidade, porque só agora iniciei.

Estudei os consumos cá em casa porque vivo só com a esposa, e ambos mensalmente gastamos 165kw/mensal, então resolvi criar uma turbina heolica para ajudar a poupar na factura visto que os consumos são baixos e moro numa zona a beira mar.

Primeiro fiz algo só para testar com alguns toturiais, peguei num motor de uma ventoinha, e fiz uma pequena turbina tal como mostro aqui nesta foto :

10471196_782535191767664_6179276293951504003_n.jpg



Gera cerca de 8v e carregar bem um LED de 3W que está ligado a ele com pilhar pequenas carregaveis. E fica sempre estavel.
Agora queria avançar para algo a serio

Mas no meio de tanta coisa não sei por onde começar. Já li tanto no forum que fico confuso.

Pelo que li, será melhor ia a uma sucata e trazer uma turbina que é usada para arrefecer o carro, estou certo?

Atenção que o meu interesse e gerar correcte para ser nutorio mensal a dominuilão da factura da EDP.

Alguem me ajuda?

Obrigado amigos

Tiago
 

Gourami

GF Ouro
Entrou
Mai 7, 2013
Mensagens
586
Gostos Recebidos
0
1 alternador de camião e umas baterias, depois 1 conversor de 24-240, o preço maior e o das baterias pois se estiverem em mau estado não ajudam muito.
 

thyagosantos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 12, 2014
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Eu baterias tenho 1 palete delas lol, isso não é problema, até porque sou vendedor de baterias e para mim custam 0€.
A questão é alternador? de camião? Isso não é muito caro?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Olá boa tarde amigos

Soube do vosso forum atravês de um amigo, no qual mando daqui um "bem haja" a todos !

Ando a estudar energia heolica faz 2 meses, e confesso que existem imensas coisas que me baralham até porque não perceber muita coisa de electricidade, porque só agora iniciei.

Estudei os consumos cá em casa porque vivo só com a esposa, e ambos mensalmente gastamos 165kw/mensal, então resolvi criar uma turbina heolica para ajudar a poupar na factura visto que os consumos são baixos e moro numa zona a beira mar.

Primeiro fiz algo só para testar com alguns toturiais, peguei num motor de uma ventoinha, e fiz uma pequena turbina tal como mostro aqui nesta foto :

10471196_782535191767664_6179276293951504003_n.jpg



Gera cerca de 8v e carregar bem um LED de 3W que está ligado a ele com pilhar pequenas carregaveis. E fica sempre estavel.
Agora queria avançar para algo a serio

Mas no meio de tanta coisa não sei por onde começar. Já li tanto no forum que fico confuso.

Pelo que li, será melhor ia a uma sucata e trazer uma turbina que é usada para arrefecer o carro, estou certo?

Atenção que o meu interesse e gerar correcte para ser nutorio mensal a dominuilão da factura da EDP.

Alguem me ajuda?

Obrigado amigos

Tiago


Boas

Algumas dicas para ter ideia se justifica o trabalho.

Exemplo para um gerador Eólico de Potencia 2000 Watt (de marca XPTO com pás em fibra de vidro, com tecnologia avançada) o rotor tem uma dimensão de cerca de 4 metros.

Para arrancar precisa de vento na ordem dos 10 a 11 Km/h (no entanto com essas velocidade não produz energia).

Para produzir os 2000 Watt, precisa de vento na ordem dos 30 ~35 Km/h.

O mesmo não consegue produzir energia síncrona com os 230 Volts AC da rede. A tensão de saída pode variar em função do vento.
Logo o sistema mais comum, é recorrer a baterias que carregam com o mesmo.

Depois ligado às baterias tem um aparelho electrónico (que não é barato), que permite a partir das mesmas criar os 230 Volt AC, síncronos com a energia fornecida a 50 Hz, e injectar na rede de distribuição da casa.
 

thyagosantos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 12, 2014
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Não bastaria ter um que gere pelo menos 500Watt? Ligado por exemplo a 4 baterias, e ter algo que apenas quando as 4 tivesse carregadas ele automaticamente desligava a edp e ligava as baterias para a casa, tipo fazer essa conversão ?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Não bastaria ter um que gere pelo menos 500Watt? Ligado por exemplo a 4 baterias, e ter algo que apenas quando as 4 tivesse carregadas ele automaticamente desligava a edp e ligava as baterias para a casa, tipo fazer essa conversão ?


Boas

Pode dar dependendo de quanto quer poupar.

Imaginando um cenário muito ideal, em que consegue ter vento forte constante pelos menos 3 horas por dia durante 365 dias, com um gerador de 500W e tudo optimizado conseguiria produzir em média 500 Watt X 3 Horas = 1,5 KiloWatt dia.

Para acumular energia de 1500 Watt, em baterias de 12 V 45 Amperes hora tinha que ter 3 unidades.

Segundo o tarifário da EDP o Kilowatt/hora está a 0,1543 Euros logo ao fim de um dia poderia poupar 0,1543 X 1,5 = 0.23145

Ao fim de um mês poderia poupar 30 dias X 0.23145 = 6,94 Euros, se tudo estivesse 100% optimizado, e o vento correspondesse ao cenário que descrevi.

Existem aparelhos específicos que podem fazer essa comutação, entre energia do exterior EDP ou interna.
 

thyagosantos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 12, 2014
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boas

Pode dar dependendo de quanto quer poupar.

Imaginando um cenário muito ideal, em que consegue ter vento forte constante pelos menos 3 horas por dia durante 365 dias, com um gerador de 500W e tudo optimizado conseguiria produzir em média 500 Watt X 3 Horas = 1,5 KiloWatt dia.

Para acumular energia de 1500 Watt, em baterias de 12 V 45 Amperes hora tinha que ter 3 unidades.

Segundo o tarifário da EDP o Kilowatt/hora está a 0,1543 Euros logo ao fim de um dia poderia poupar 0,1543 X 1,5 = 0.23145

Ao fim de um mês poderia poupar 30 dias X 0.23145 = 6,94 Euros, se tudo estivesse 100% optimizado, e o vento correspondesse ao cenário que descrevi.

Existem aparelhos específicos que podem fazer essa comutação, entre energia do exterior EDP ou interna.

Então neste caso, aconselhavas por exemplo a utilização deste projecto apenas para a luz exterior da casa ( jardim e escadas ), e a de presença no horario noturno?
Isto tudo em leds para poupar o maximo de energia, sendo que elas so acedem com a presença de alguem e no horario noturno.

O que acham? Por se tudo é como estás a indicar torna-se muito expendioso e nem se poupa muito.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Então neste caso, aconselhavas por exemplo a utilização deste projecto apenas para a luz exterior da casa ( jardim e escadas ), e a de presença no horario noturno?
Isto tudo em leds para poupar o maximo de energia, sendo que elas so acedem com a presença de alguem e no horario noturno.

O que acham? Por se tudo é como estás a indicar torna-se muito expendioso e nem se poupa muito.


Boas de novo

Para o sistema ser rentável à que investir um valor considerável, e teria que estar numa zona típica de vento forte (tal como se pode observar dos geradores eólicos espalhados por Portugal, posicionados em zonas altas com ventos fortes).

A titulo caseiro penso que poderia avançar com o projecto, para alimentar iluminação LED 12 Volt (interior em algumas zonas, e exterior), a trabalhar com alimentação directa das baterias 12 Volt DC.

É um inicio para a poupança.
 

thyagosantos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 12, 2014
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Sim, irei então realizar isso, e colocarei sensor de movimento, assim reduzo os gastos ainda mais.

Que metor devo usar? O que me aconselham? :)
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Sim, irei então realizar isso, e colocarei sensor de movimento, assim reduzo os gastos ainda mais.

Que metor devo usar? O que me aconselham? :)



Boas

Penso que estaria a falar motor? Nesse caso seria o termo seria gerador....

Pode tentar com um alternador de um motor diesel de 40 a 50 amperes, 12 Volt.

A questão é que para um alternador fornecer alguma energia tem de rodar a cerca de 800 rotações por minuto. Para produzir energia a sério é melhor pensar em pelo menos 2000 rpm.

Ao fazer um sistema artesanal, seria normal as pás girarem a 200 ...300 ....400 rotações minuto.

Então o sistema tinha de ter engrenagens para permitir multiplicar a rotação (tal como acontece nas eólicas que se vê nos montes).

Seria normal ter de multiplicar por 4 a rotação obtida nas pás.
Pode tentar com um sistema de corrente de bicicleta, e duas rodas dentes. No veio das pás ficaria roda com 4 vezes mais dentes do que a roda no veio do alternador.
 
Topo