Portugal foi esta segunda-feira eliminado nos oitavos de final do Mundial de andebol de sub-18 feminino, ao perder com a Alemanha, no desempate através da marcação de livres de sete metros. Em Strumica, na Macedónia, as duas equipas chegaram ao final da partida empatadas a 28 golos e nem dois prolongamentos conseguiram separá-las, após uma igualdade a 32 na primeira prorrogação e a 36 na segunda. Na linha dos sete metros, as germânicas foram mais eficazes, marcando quatro vezes, contra três das portuguesas.

"O desporto é isto, tem de haver vencidos e vencedores. Quero dizer que esta equipa tem o coração do tamanho do mundo e que merecíamos ter ganhado, mas a sorte não esteve do nosso lado. Quando se chega aos livres de sete metros, é o 'mata-mata', como se diz no futebol", referiu a selecionadora portuguesa. Citada na página oficial da Federação de Andebol de Portugal, Sandra Fernandes elogiou o empenho das atletas, apesar da oscilação "em alguns momentos, umas vezes por cansaço, outras por tomadas de decisão demasiado rápidas". "Mas fizemos um grande jogo e infelizmente não cumprimos o nosso objetivo, que era ficar nos oito primeiros. Mesmo assim, estou muito feliz e muito orgulhosa deste grupo de trabalho tão empenhado, tão dedicado", afirmou.

Portugal vai agora discutir as posições entre os nono e 16.º lugares, com o próximo jogo a estar agendado para quarta-feira, frente ao derrotado do encontro entre a Coreia do Sul e o Japão.


lusa