Um atleta da Namíbia colapsou sobre a linha de meta da maratona feminina dos jogos da Commonwealth, em Glasgow. Beata Naigambo foi 11ª, mas o vídeo dos sofridos metros finais comoveu o mundo desportivo.

Beata Naigambo protagonizou o momento mais emocionante dos jogos da Commonwealht, ao terminar a maratona feminina, domingo, a cambalear. Em grandes dificuldades, a atleta namibiana embateu contra as barreiras nos metros finais e depois caiu já em cima da linha de meta.

Ao fim de alguns segundos de sofrimento, com uma máscara de esforço no rosto e de braço estendido a pedir ajuda, Beata Naigambo foi ajudada por uma assistente e retirada da linha de meta numa cadeira de rodas, perante a comoção e os aplausos da assistência.
Naigambo, de 34 anos, foi 11ª na corrida, realizada no domingo, em Glasgow, na Escócia, mas são mais os que recordam o esforço e o sofrimento da atleta namibiana que a vitória da australiana Frances Daniel, que correu os 42,195 quilómetros em 2.26:45 horas, menos 12:38 minutos que Naigambo.



jn