• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Recomendação acerca do router ZyXel p-660w-t1 v3

falconord

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 4, 2014
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas,

Tenho Meo Satélite, com um ZyXel p-660w-t1 v3 que me foi por eles fornecido na altura e quero trocar por outro.
O que acham que devo fazer... comprar um router wireless novo, ligando-o ao ZyZel por um cabo de rede... ou troco simplesmente o ZyZel por um router-modem novo? Obrigado.
 

IsmaGT

GF Bronze
Entrou
Set 16, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas,
Os router adsl Zyxel são muito bons. Penso ate Que em termos de sincronismo de linha são dos melhores, ao nível dos D-link.
Podes aproveitar esse router é adquirir um router de porta wan dual Band. Ligas do zyxel a porta Wan do router novo.
Abraco
 

IsmaGT

GF Bronze
Entrou
Set 16, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Não esquecer que os router não podem ter a mesma Gama de iP. Ou seja O zyxel fica com 192.168.1.xxx e o novo com 192.168.2.xxx.
 

funguito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Não esquecer que os router não podem ter a mesma Gama de iP. Ou seja O zyxel fica com 192.168.1.xxx e o novo com 192.168.2.xxx.

Encontrei este post pelo Google... queria perguntar se não pode ficar um equipamento com 192.168.1.1, o outro com 192.168.1.2 e o DHCP a começar a partir do 3, por exemplo. Se não é possível, podem explicar rapidamente porquê, ou colocar um link para ir ler sobre o assunto?
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Encontrei este post pelo Google... queria perguntar se não pode ficar um equipamento com 192.168.1.1, o outro com 192.168.1.2 e o DHCP a começar a partir do 3, por exemplo. Se não é possível, podem explicar rapidamente porquê, ou colocar um link para ir ler sobre o assunto?
Diz me antes qual é o teu caso. Descreve me o que queres fazer.
 

funguito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Tenho um router TP-Link a funcionar com DD-WRT e quero ligá-lo a um modem ADSL. A ideia é pôr o modem em modo bridge e que seja o router a estabelecer a ligação e controlar todo o sistema.
DSL with DD-WRT - DD-WRT Wiki

Pelo que tenho lido, a configuração do modem fica inacessível pela rede, a não ser que eu ligue um cabo diretamente do computador ao modem. Era muito conveniente se desse para que todos os equipamentos se pudessem ver uns aos outros, sem causar conflitos, bloqueios na rede ou problemas de segurança.

Mas para já ficava contente se o router conseguisse comunicar com o modem e estabelecer a ligação.

Já agora, é possível/há alguma vantagem em ter a firewall do modem ligada, além da firewall do router?

Obrigado.
 

saccor

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 3, 2007
Mensagens
63
Gostos Recebidos
0
se achares que realmente precisas de comprar um novo equipamento penso que o melhor seja mesmo um router-modem. tens os tp-link que são relativamente bons em preço qualidade até aos asus ou Cisco por exemplo que são outro nivel. mas primeiro de tudo qual e o motivo pelo qual vais trocar o equipamento? se for por velocidade da net ou por sincronismo não vais ter grandes vantagens, agora se for alcance da rede já podemos falar de outra maneira.
 

funguito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Não, comprei um modem ADSL, que por acaso é router com 4 portas, mas isso é irrelevante para o caso. Foi muito complicado encontrar um equipamento que fosse só modem, sem wireless, com um preço decente. E este modem estava +- ao preço mais barato dos outros modems mais simples que pesquisei.

E comprei um router (sem modem) separado para poder utilizar a função de SSH tunneling incorporada no firmware da DD-WRT. Este é o ponto principal. O firmware dos equipamentos com ADSL é closed source. Não há versões DD-WRT (ou tomato ou outros) para routers+ADSL. A Internet tá cheia de malta a usar estes firmwares open source para este tipo de coisas e honestamente não encontrei nenhuma página a dizer que há firmware de origem que suporte um servidor SSH (e que funcione em condições). Mas se alguém conhecer, gostava de saber.

Tive que comprar um modem porque o ADB da Meo não faz bridging; e o Zyxel que a Meo me mandou em substituição, além de ter queixas na Internet de perder muitas vezes a ligação - que tb me aconteceu muitas vezes (daí a substituição para o ADB), nunca consegui estabelecer a ligação em condições e entretanto deve-se ter estragado, porque começou a piscar só a luz do power e não faz mais nada. Resultado: comprei modem novo, que está a funcionar em condições.

Portanto já tenho o equipamento, estou na fase de o configurar. Queria fazer certinho, mas os meus conhecimentos de redes não chegam para perceber as noções mais complicadas das configurações, como por exemplo a questão discutida um pouco mais abaixo neste tópico.
 

funguito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Neste momento tenho o router DD-WRT a estabelecer a ligação ADSL (com o modem em bridge). Parece estar tudo a funcionar como dever ser, vou experimentar o SSH mais logo. Ficou a funcionar à primeira, sem chatices.

Tentei inicialmente modem 192.168.1.1 e router 192.168.2.1; depois tentei modem 192.168.1.1 e router 192.168.1.2. Funciona das duas maneiras. Não consigo é aceder ao IP do modem, a não ser que lhe ligue um cabo directamente, mas já estava à espera disso. Ainda não tentei, mas como desliguei o DHCP no modem penso que terei que definir um IP estático no computador sempre que precisar de ir lá fazer alguma coisa, o que é uma chatice. Será que há uma maneira de ter um servidor DHCP nos dois aparelhos sem causar conflito?

Outra questão, menor, e que as luzinhas da Internet assim não funcionam (as outras luzes estão bem). No modem, no momento em que pus em modo bridge, a luz desligou e não voltou a ligar quando o router estabeleceu a ligação. O router também não liga, mas aí pode ser uma questão de compatibilidade com o firmware DD-WRT.

Desculpem estar a desviar tanto o tópico do tema inicial...
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Eu até estou mesmo para encerrar este tópico pk nada tem a ver com o titulo,mas enfim...........
outra coisa,existe modem routeres e routers...........
No modem router recebes a adsl,e desse mandas para qual e de que forma?
esquece o resto e responde a isto
 

funguito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 6, 2008
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
O modem/router tem 4 portas ethernet. Uso 1 para ligar à porta WAN do router+wireless DD-WRT, que estabelece a ligação ADSL, segurança, distribuição da internet pela casa, DDNS, etc.
 
Topo