• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

sat SES-6 (40.5°W)

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
boas amigos
alguém me sabe dizer se é possível apanhar o satélite SES-6 (40.5°W) com uma antena de 180m??
sou de Gondomar zona do porto

Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se não tens nenhum equipamento para captar a Banda C, esse satélite não tem qualquer interesse, visto não ter nenhum serviço em Banda Ku.

DX2
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
Se não tens nenhum equipamento para captar a Banda C, esse satélite não tem qualquer interesse, visto não ter nenhum serviço em Banda Ku.

DX2

boas amigo
tenho um LNB da banda C e a box é uma Openbox S10 acho que dá nao??
ty
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Em princípio sim. O único problema que poderá haver é todas as frequências emitirem no feixe Oeste, porque as tabelas não referem a que parte do feixe hemi pertencem os canais que lá estão. Como tens equipamento para isso, não há nada como experimentar.

DX2
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
pois eu só não sei é como vou mudar o V e H pelo o L e R
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu não mencionei isso porque geralmente todos os LNB's da Banda C têm que levar um guia de onda (feedhorn) preparado para a polaridade circular (direita e esquerda) e pensei que o teu tivesse um.

Vê lá se o feed é parecido com este:

Feedhorn_para_polaridade_circular.jpg




Se não for podes sempre "criar" um colocando uma divisória em teflon ou plástico como mostra esta imagem:

Feedhorn_linear_alterado_para_circular.jpg


DX2
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
É parecido com esse só não tem essa cena que tem dentro,tem ao fundo no buraco tipo um arame.
 

mirage

GF Bronze
Entrou
Out 18, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
O lnb cm feed que tens deve ser um corrotor, que para mudar a polaridade tem um pequeno motor que trabalha por pulsos. Os novos recetores não conseguem controlar os corrotor. com o recetor que tens só podes usar os LNBF monoponto.
Nota: LNBF Monoponto: Onde a polarização é selecionada através da voltagem, para o horizontal 13V e Vertical 18V.
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
O lnb cm feed que tens deve ser um corrotor, que para mudar a polaridade tem um pequeno motor que trabalha por pulsos. Os novos recetores não conseguem controlar os corrotor. com o recetor que tens só podes usar os LNBF monoponto.
Nota: LNBF Monoponto: Onde a polarização é selecionada através da voltagem, para o horizontal 13V e Vertical 18V.
boas amigo
então não posso usar este LNB com a antena fixa?
ou tenho de usar os receptores de origens que vem com esta parabólica??
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
o LNB que tenho é este

68a6f2d53fe5144dfc0dbe980eeb4b4e2fea647a.jpg


9cde81b384ee6593a9420cc117ad3ccb614f1ba0.jpg


cf2c4137f6134b3f4a5d88e008109208eb3b1adc.jpg

Pensei que tinhas um LNB da Banda C e afinal o que tens é isso... Ai, ai...

Disso tudo, a única coisa que se aproveita é o suporte do LNB. O LNB é Banda Ku simples (lixo), o polarizador é mecânico (lixo) e o feed nem sequer dá para a banda Ku alta (lixo) quanto mais para a Banda C.

DX2
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
pois seria bom de mais ter um LNB da banda C
mas posso colocar um LNB da banda KU e apanhar tipo o Nilesat (7°W) ou outro da banda KU??
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Podes. Esse feed não é o mais adequado para a parte alta da Banda Ku mas como esse suporte só dá para ele, tem que ficar. Podendo, era trocar esse suporte por este...

Suporte_LNB_Famaval_1_80m.jpg



... e depois já podia levar um feed destes:

Feed_12_GHz_Famaval.jpg



A antena é fixa ou móvel?

DX2
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
a antena vai ficar fixa pq ainda não tenho os receptores desta antena só vem pra Setembro
então este LNB não dá pra nada? terei que fazer um adaptador para outro LNB da banda KU né??

estive a coloca-la no sitio hoje



 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A não ser que um dos receptores tenha posicionador ou seja um posicionador, duvido que algum deles te sirva para alguma coisa. A melhor solução seria comprares um interface tipo V-Box II e ficar o receptor degital a comandar o motor da antena, mas se pelo menos um deles servir como posicionador, mesmo que manual, dá para desenrascar.

Esse LNB, mesmo que estivesse a funcionar (pois por aquilo que vi nas imagens, eu não metia as minhas mãos no fogo por ele), não conseguia captar nada do que se emite por satélite hoje em dia. Quanto ao suporte e ao feed, eles servem, mesmo que o feed não seja completamente adequado para as gamas de frequências actuais. Só precisas de comprar um LNB universal para foco primário.

Eu aconselho-te a cortares o tubo para ficar só com 1m de altura senão vais ter problemas de estabilidade na antena com essa altura toda. A não ser que tenhas obstáculos altos na direcção do arco geoestacionário que obriguem a antena a ficar com essa altura de tubo. Nesse caso seria bom meter umas escoras a amparar o tubo ao meio.

DX2
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
vou fazer um suporte destes e meter um LNB normal
acho que dá para apanhar qualquer satélite da banda KU não??



mt obrigado pela ajuda que me tens dado :espi28:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Dar, dá, mas não te esqueças que o LNB "normal" (suponho que te estejas a referir a um universal offset) não é adequado para essa antena e que o suporte tem de ficar perfeito e simétrico senão a captação vai toda à vida.
Se não morasses no Fim do Mundo :) até te dava uma ajuda directa para pores isso a funcionar como deve ser.

DX2
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
é assim eu se consegui-se tirar o LNB do suporte eu aproveitava e fazia de molde para fazer um igual depois fazia a ranhura para encaixar o LNB mas não vejo jeito disto sair do suporte.

Obrigado
 

C.C.M.

GF Ouro
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
4,741
Gostos Recebidos
0
não consigo apanhar nenhum satélite com esta antena metei um LNB universal e nada nem sinal
já me aconteceu isso a uns anos a trás com uma de 1,20 m será a distância entre o LNB e o prato?

Enfim mais uma pra sucata

6e5beb94852df0a4ab96e8e4838cf20ab20ce1cd.jpg


f44430fd649f1db2bab2bb4c69fda50bb77e2b42.jpg
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Calma. Mesmo não sendo adequado, esse LNB tinha que captar muita coisa.
Estou a ver um problema nessas fotos: o prato parece estar afinado como se fosse um offset, ou seja, com a inclinação muito baixa. Nessas antenas o prato tem que ficar muito mais inclinado para trás do que está nas fotos. Se calhar é por isso que não consegues captar nada.

Respondendo à outra questão: sim, para pôres um LNB universal foco primário tens que pôr um guia de onda, mas não nesse suporte, que já não tem ponta por onde se lhe pegue. Essa antena é da marca Marrafa (Antebólicas). Penso que eles venderão só o suporte do LNB (Alumínio - Antena Parabólica AG180) mas se não venderem o que te indiquei acima, da Famaval, também dá.

DX2
 
Última edição:
Topo