• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Portugueses querem mais canais gratuitos na TDT

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Os portugueses querem, com efeito imediato, mais canais de livre acesso na Televisão Digital Terrestre, mesmo que em definição normal para permitir um número superior de canais. Esta é uma das conclusões de parte das 30 perguntas que foram feitas na consulta pública entre 24 de Abril e 26 de Maio, pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Os portugueses que responderam ao inquerito, defende, que os novos canais devem ser fornecidos pelos actuais prestadores (RTP, SIC e TVI) e também abrir espaço para os prestadores que já demonstraram interesse publicamente (como a Cofina, dona da CMTV).


De acordo com a ERC, o inquerito teve 48 participantes, entre os quais se encontram todos os grupos de media e de telecomunicações, assim como associações ligadas ao sector dos media. A opinião sobre a ocupação do mux A (grátis) e mux B (pago) não seja consensual entre as entidades participantes no inquerito, a maioria considera que os canais da RTP, SIC e TVI devem ser difundidos em HD (alta definição). Sobre o mux B, do qual a Portugal Telecom desistiu alegando não ter viabilidade económica, alguns operadores televisivos defendem a elaboração de um “estudo de viabilidade económica para a instalação”.

Os respondentes ao inquerito defendem também que a atribuição de novas frequências de canais na TDT deve ser feita mediante concurso público. Sobre a forma como os consumidores acedem aos serviços de televisão percebeu-se que cada vez mais pretendem fazê-lo em dispositivos móveis e à hora que entenderem. “O consumo de televisão linear será cada vez mais reduzido”, apontam as conclusões. No futuro “Serão os consumidores a determinar a hora e o local a que acederão aos serviços do seu interesse, o que implicará a disponibilidade dos mesmos em plataformas múltiplas.”.

Atualmente na TDT estão disponiveis 6 canais, os quatro generalistas (RTP1/RTP2/SIC/TVI), o canal Parlamento, e o canal HD (que se encontra sem emissão desde o inicio das transmissões do sinal digital terrestre).
 

ministro23

GF Prata
Entrou
Fev 27, 2008
Mensagens
223
Gostos Recebidos
0
É uma situação preocupante esta que estamos a viver em Portugal, uma televisão com uma programação muito fraca baseada no plagio entre as diversas televisões, programas muito semelhantes entre concorrência que levam as pessoas a perder mais tempo na internet. Tenho pena de não saber falar ou entender alemão porque tem programas muito interessantes em diversos canais, sobretudo o DMAX muito semelhante ao dicovery channel, só que contem menos programas repetidos, o canal VOX é fantástico a todos os níveis. Pode ser que em espaço europeu hajam legendas para todos os programas, menos nos diretos, seria ótimo e a tv paga levaria um belo tombo.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
(...) e também abrir espaço para os prestadores que já demonstraram interesse publicamente (como a Cofina, dona da CMTV).
Eh pá, a CMTV na TDT não!!!:shy_4_02:

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

Eu acho que os Portugueses sempre quiseram mais canais em TDT, excepto os detentores/operadores TV paga.

:espi28:
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boa tarde. Garanto aqui a todos que o Ministro Poiares Maduro ou seja o Governo, e Tb a ANACOM não vão fazer nada para alterar esta situação da TDT. Estes inquéritos servem apenas para queimar tempo. Para justificarem á opinião pública que estão a trabalhar na TDT. Os interesses instalados têm mais força que o governo e quando assim é nada feito nos próximos anos em relação á TDT.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu acho que os Portugueses sempre quiseram mais canais em TDT, excepto os detentores/operadores TV paga.
Eu não acho, eu tenho a certeza.

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Eu não acho, eu tenho a certeza.

DX2



Mais uma vez o teimoso do costume

Se não me adora ou se não tem atracção por homens como eu (mesmo sem foto), só posso ter muito mel!!!

Depois de já o ter advertido varias vezes, de não pegar nos meus textos e comentar os mesmos, e lhe dizer que não peço a sua opinião, ainda insiste no mesmo!!

Desculpe o que lhe fiz, para me idolatrar?
 

jobedir

GF Prata
Entrou
Set 27, 2011
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Boas

Eu acho que os Portugueses sempre quiseram mais canais em TDT, excepto os detentores/operadores TV paga.

:espi28:

Eu sou português e não quero principalmente se forem da máquina gastadora de dinheiro chamada RTP
 

PACGAL

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
ja ouvi dizer que a rtp iria disponibilizar mais canais no tdt, se assim fosse talves outros poreradores conseguissem entrar.
 

jobedir

GF Prata
Entrou
Set 27, 2011
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
ja ouvi dizer que a rtp iria disponibilizar mais canais no tdt, se assim fosse talves outros poreradores conseguissem entrar.

Não acredito e espero que não, mas se acontecer, espero que também façam uma petição para acabar com a taxa do audiovisual
 

PACGAL

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 17, 2007
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
eu sou a favor de que pelo menos os canais de noticias com0 a sic noticias, tvi informacao, rtp inf,e outros informativos, deveriam ser transmitidos pela tdt como desenvolvimento inicial desta.
tambem deveria existir a possibilidade de operadores pagos, como existe no estrangeiro, mas os governadores do nosso pais ainda nao se aperceberam como o pais se desenvolve em relação ás comunicaçoes e como isso beneficia as pessoas.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu já tinha lido isso no blogue TDT Portugal mas parece-me que há uma má interpretação do que está escrito. Se a intenção fosse mesmo o desligamento da TDT porque razão é que a PT iria mencionar tão especificamente "(...) o desligamento das operações TDT na faixa de frequências UHF (...)"? Dá-me a impressão que o que eles sugerem é que a TDT passe para outra banda para libertar o UHF para o LTE, que é um negócio muito mais apetecível para eles. É que nem com toda a displicência com que eles têm tratado a TDT me parece que fossem tão longe ao ponto de sugerir o seu fim tão descaradamente, ainda por cima numa consulta pública!
Por muito que me agrade a porrada que eles estão a levar com a cena do BES, não me agrada nada que eles venham a ter graves problemas financeiros a curto prazo porque poderiam usar isso como justificação para "largar" a TDT e aí, sim, a TDT poderia ficar em maus lençóis.

DX2
 

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
Este país tem cada vez menos qualidade a nível jornalístico e os blogs não são propriamente fonte de informação
Além disso convém ler tudo e não excertos senão corre-se o risco de escrever mentiras garrafais

Mas... no próprio parecer da PT está lá isso escrito. "Começar a programar o desligamento das operações TDT na faixa de frequências UHF e promover operações noutras plataformas acessíveis". Foi a PT que o escreveu na sua participação na consulta pública. Por isso, de que mentira estás a falar?

Da que a PT ameaçou a RTP de retirar de lá toda a publicidade e patrocínios se a RTP aceitasse colocar a RTP Info e a RTP Memória na TDT? ... A PT também confirmou que deu esse "conselho". É destas mentiras que te estás a referir?
 

jobedir

GF Prata
Entrou
Set 27, 2011
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
"Começar a programar o desligamento das operações TDT na faixa de frequências UHF e promover operações noutras plataformas acessíveis"

Esta frase já tem barbas brancas
Mas agradecia o link para este suposto "parecer" da PT para ler tudo e ficar mais informado.
Sites, tópicos e blogs escritos por "pessoas" que odeiam a PT não informam, intoxicam

É
Está aqui:
http://www.anacom.pt/streaming/PTPortugal_tdt2014.pdf?contentId=1301492&field=ATTACHED_FILE
Mas são muitas páginas e por isso é melhor deixar que os outros que leram opinem por nṍs
É um dos grandes defeitos do povo português
Deixar-se ir com as massas e não ter opinião própria
 
Última edição:

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
Se queres ir por aí, posso ir:

Resposta 4 - é a resposta que te dei sobre a CHANTAGEM DIRETA EFECTUADA PELA PT contra a RTP, por um diretor ter dito que poderia vir a aceitar a sugestão de disponibilizar a RTP Info e a Memória na TDT. Por palavras "brandas" mas é a revelação de algo que a PT veio desmentir quando a notícia chegou a um jornalista e foi capa de um jornal diário. (a resposta está na página 6 a meio da página... sempre te ajuda a ires lá lêr para não teres dúvidas).

Resposta 5 - Tens lá essa frase "com barbas brancas" azuis, vermelhas, qualquer cor que lhes queiras atribuír... com todas as palavras que escrevi e até têm explicação (página 7 depois da lengalenga da constituição e das "condições de serviço público" (que eles querem dizer, quanto é que pagam à PT para emitirem na TDT)).

Resposta 10 - A PT apresenta o crescimento de 59% na televisão por subscrição... dizendo que é uma opção que os portugueses escolhem por terem "mais de 170 canais disponíveis e muitos canais em alta definição". (algumas publicidades das operadoras de cabo não conseguem chegar a este nível de promoção) Até que chega o momento de "mostrar que os estudos dizem que a TDT vai ter muito poucas receitas para operar em 2018".

Seguem-se 3 respostas onde a PT justifica a não operação em TDT... "porque no mercado da pay-tv já existem opções mais baratas para o espetador", chegando ao ponto de comparar os seus serviços de pay-tv com "35 canais HD contra os 5 canais SD da TDT".

Reposta 15 - Existe lá uma "inverdade" é que o canal HD só teve validade legal até 2013. Desde aí para cá não há qualquer validade, tal como disse o ICP e que a ERC passou a "batata quente" para o governo decidir o que fazer com algo que já não está regulamentado. E passam para a parte do "retorno financeiro não ser o expectável aquando do concurso público".

Resposta 16 - Voltam a dizer que "existe capacidade mas o mercado de pay-tv está muito mais desenvolvido".

Resposta 21 - É a mesma que os operadores de televisão nacional deram... HD em vez de mais canais SD.



Acabaste por dizer que eu sou contra a PT... quando só te tinha transposto para aqui algo que a PT já escreveu, por várias vezes, tanto em consultas públicas da Anacom como em respostas ao IC ou à ERC (que tem andado a ignorar a TDT nestes últimos anos). Só lhes mudam as palavras, metem definições mais técnicas mas a base é sempre a mesma. Acerca da "opinião própria e levado pelas massas"... estás a referir-te que estás a defender a PT numa coisa que eles próprios já dizem há vários anos? Ou será na parte que a PT se queixou por o Instituto do consumidor ter demorado 4 dias úteis a retirar a publicidade de uma concorrente que tinha em outdoors... mas ficou contente quando lhes disseram que o serviço deles que era a "tdt por satélite por 9,99" afinal era "telefone fixo com oferta da TDT por satélite, porque estava presente um telefone na sala e a personagem do anúncio televisivo sublinhava que era o serviço telefónico com oferta da televisão". (mesmo que o anúncio tivesse uma modelo a apontar para a televisão)

(tens um resumo das respostas lá no site da Anacom junto com o parecer final, sempre são só 3mb... é capaz de te facilitar a leitura em vez de só colocares links que nem tinhas lido... que invalidam, parte, dos teus comentários).

(agora espero que estejas informado, pois até te coloco a localização específica das respostas e da tal frase tão mentirosa que tu me acusaste de colocar aqui)
 
Última edição:

jobedir

GF Prata
Entrou
Set 27, 2011
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Ok
Estou esclarecido
A PT vai acabar com a TDT
Basta pensar um pouco para perceber que nem é a PT quem mais perde se entrarem mais canais na TDT
O resto é muito simples
Só é cliente da PT quem quer mas todos somos clientes e financiadores da RTP
Não dou mais para este peditório até porque é para isso que existem as "ignore lists"
 

lucato

GF Bronze
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
35
Gostos Recebidos
0
"Começar a programar o desligamento das operações TDT na faixa de frequências UHF e promover operações noutras plataformas acessíveis"
Jobedir,
Mesmo que nesta fase a PT tivesse a falar na mudança para frequència vhf, o que eu não acredito...porque ela fala de plataformas, isso implicá mais custos para os consumidores da TDT. A mudança de frequência obrigaria à mudança das antenas e até de alguns recetor dos consumidores de tdt, e alterações nas infraestruras dos emissores da tdt.
A outra possibilidade é que a pt esteja a falar na possibilidade dos operadores passarem a disponibilizar os canais da tdt no cabo e no satelite de forma gratuita. Tanto um como a outra acabarão por ditar o fim da TDT.
 
Topo