• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Raia no forno à lagareiro

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10


Raia no forno à lagareiro



13d04f2c3da873256092df10eb70521e4501ed88.JPG


Ingredientes para 2 pessoas:

500g de raia em pedaços
2 cebolas pequenas
6 dentes de alho
8 batatinhas
Sal e pimenta q.b.
1 malagueta seca
1 folha de louro
Azeite q.b.


Preparação:

Descasque as cebolas e corte-as em meias luas finas.
Descasque os dentes de alho e corte-os também em laminas.
Coloque tudo no fundo de um tabuleiro e junte a folha de louro e a malagueta seca partida ao meio.
Acrescente agora as postas de raia, as batatas com casca e bem lavadas e tempere tudo com sal e pimenta.
Regue generosamente com azeite e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC
durante cerca de 1 hora até as batatas estarem macias e a raia se separe facilmente das espinhas.
Polvilhe com coentros frescos picados e sirva de imediato.




E bom apetite
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Um prato bem apetitoso , amigo.

Aprecio bastante este peixe.

Aqui na orla costeira , os pescadores antigos avisam para se evitar o consumo da raia nos meses que não tenham o (R) , como junho , julho e agosto...

Mas fico com a receita.

Tens bom gosto !

Cumps.
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Grande receita Casconha, já vai para o meu caderno :espi28:

newpine, aqui na zona de Setubal, terra do peixe e pescadores. Onde há restaurantes e tascas de peixe, onde a sardinha fica há porta a assar. Nós vamos passando na rua e estamos no paraíso do peixe assado. Eles dizem que os meses com o R ,não são bons para o carapau e sardinha, porque o peixe nessa altura é um bocadinho magro, mesmo assim o principio de Setembro que já tem o R , ainda dá. newpine aí é diferente...
O pior é o peixe que vem de outros países e não tem o sabor do nosso peixinho das costas Portuguesas.

Há mas a caldeirada de Raia vem a calhar mesmo, que bela ideia do Casconha.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Aqui na orla costeira , a raia é evitada no consumo diário nos meses que não têm (R) , como os meses de junho , julho e agosto , porque nesta altura

a raia ainda está no período da desova .

Deve ter-se o cuidado na compra da raia , e a sua cor é importante.

Evitar consumir a raia que esteja com tons avermelhados , porque é sinónimo de desova ou (menstruação) .

Espero que este aparte não interfira nas vossas receitas , porque eu costumo a apreciar este peixe.

Resumindo , de fevereiro a agosto , segundo dizem os entendidos , evite . Afinal temos tantos outros peixes ...

Pois...Setúbal...nunca aí estive . O aroma desses cozinhados ao ar livre , deve ser fantástico e agradável.

Coisas boas do nosso Portugal !

Bom apetite !
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Não resisto, tenho que postar aqui uma raia de trela...só em Setubal..hihih.....chamam-lhe o peixe Ratão...afinal já não sei o que é isto...

Bom apetite para o prato delicioso: Raia no forno à Lagareiro

[video=youtube_share;9ecsWMyqMhg]http://youtu.be/9ecsWMyqMhg[/video]
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
Para o mês que vem , (que tem o R ) eu já aceito convite .

A raia do vídeo parece-me de fato diferente desta zona .

E fico surpreso porque a raia por aqui , é pescada em zonas muito profundas , e com redes.

Para ser "fisgada" com anzol e fio de pesca , é porque são abundantes (este tipo) , e vivem muito perto da costa...

Mas é claro , é uma raia...

Fica como curiosidade .
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Passa-se algo muito importante nestas águas, há peixe com fartura, já vi peixe ao pé dos barcos. Também a comunidade de golfinhos está a aumentar, começa a haver pouca poluição.

Não resisto mas é sempre bom saber, aqui pesca-se a pedal...mas muito peixe com fartura

[video=youtube_share;Ena3jxCzJnY]http://youtu.be/Ena3jxCzJnY[/video]


Este pescador aqui a pedal lá pescou um polvo bem grandinho, mesmo perto da praia.

[video=youtube_share;Dyu8ZxPbL0k]http://youtu.be/Dyu8ZxPbL0k[/video]
 
Última edição:
Topo