- Fórum>
- ..::GForum Tecnologias Center::..>
- Electricidade/Electrónica>
- Pedido de orçamento para circuito de protecção de bobina eléctrica
-
29-08-2014, 14:01 #1
- Registo
- Aug 2014
Pedido de orçamento para circuito de protecção de bobina eléctrica
Agradecia o contacto de quem esteja interessado em criar uma solução para proteger a bobina de uma fechadura eléctrica.
A bobina de 12v permite abrir a fechadura eléctrica da porta de entrada de um prédio.
A abertura realizada através de videoporteiro envia 18v e nunca teve problemas até recentemente, quando aleatóriamente a carga de 18v começou a ficar em continuo causando danos na bobina.
Eventualmente um dos equipamentos das fracções estará com o botão avariado, mas o facto de nem sempre existir carga torna-se complicado identificar claramente, embora não esteja posto de lado. O facto dos equipamentos já não serem comercializados é mais uma razão para esta procura de alternativas. E finalmente evitar outras situações como o uso abusivo/ intencional.
Embora aceite sugestões porque não tenho conhecimentos de electrónica, penso que a solução passaria por criar um circuito que:
1 - reduzisse a voltagem para 12v (presumo que ajude)
2 - interrompa a corrente por "algum tempo" se estiver em continuo (para a bobina arrefecer)
3 - ligue um led quando em carga (para termos um aviso visivel e tentarmos identificar o aparelho em causa)
Mais uma vez, agradeço a atenção e o contacto de interessados com orçamento ou alternativas por mensagem privada.
-
29-08-2014, 15:06 #2
- Registo
- Sep 2006
boa tarde companheiro elefor.
nao devo ser eu a dar o orçamento para o seu caso mas, os colegas que irao ler este tópico devem pensar o mesmo que eu como por exemplo localidade e localizaçao do prédio marca do equipamento c, quantos fios trabalha, etc.
-
29-08-2014, 16:10 #3
- Registo
- Apr 2007
Boas
Para alguém conhecedor de electrónica, existem muitas opções de segurança para tal não acontecer (queimar bobine).
As soluções podem passar por:
Timer que só active trinco por determinado tempo, e só volta a activar, se a corrente for interrompida.
Sensor de temperatura que desliga o circuito se exceder determinado valor.
Ligar um led será fácil, no entanto tem de passar os 18Volt AC (trinco), para DC com díodo (s) rectificador, e resistência em serie com o led, de cerca de 1800 ohm, para limitar a corrente próximo dos 10 mA.
Posto isto, e se tem a bobine queimada, pode dar para rebobinar, e nesse caso levar mais espiras para suportar melhor os 18 Volt.
Também se pode aplicar uma resistência em serie ou até uma lâmpada de halogéneo (12V 50W), de forma a limitar a corrente, que passa para a bobine.
A lâmpada tem a vantagem de no primeiro instante (a frio) deixar passar quase a corrente máxima para o trinco e depois começa a limitar a medida que o filamento aquece.
Também pode usar um sistema barato de termostato (Normalmente fechado) valor fixo (ex: 50º graus), encostado à bobine, em que se for ultrapassada a temperatura, desliga a corrente da mesma.
Exemplo de artigo que pode dar:
h**p://www.eletropecas.com/produto.asp?idGrupo=023.001.0010&idProduto=19452
São apenas dicas para possível solução.
Boa pesquisa. Cps
-
01-09-2014, 22:37 #4
- Registo
- Aug 2014
Não percebendo de electrónica usando apenas bom senso tinha chegado a algumas das soluções mas questionando electricistas senti-me burro. Muito obrigado pelo seu apoio. Tinha procurado pelos timers e encontrei no brasil e em espanhol. Sabe algum que seja vendido em Portugal? Se não lhe der muito trabalho, claro.
-
02-09-2014, 10:17 #5
- Registo
- Apr 2007
Boas
Realmente a oferta em Portugal é mais escassa.
Tinha pensado neste exemplo:
h**p://pt.farnell.com/finder/38-21-0-012-0060/timer-spco-12vac-dc/dp/1718974
no entanto, parece descontinuado!!
Penso que pode resolver o problema com um rele timer da Omron.
O único senão, é a tensão de 18 Volt AC que fica um pouco fora de parâmetros para alimentação do dito relé.
Neste tipo de material o comum é ter alimentação a 24V AC ou 12V DC, logo 18 Volt AC obtido no trinco, não é ideal para nenhuma situação.
No entanto a tensão de 18V AC pode ser convertida em 12V DC e então será simples aplicar um rele como o do exemplo:
h**p://www.ebay.com/itm/DC-12V-Delay-Timer-Time-Relay-0-60-Minute-H3Y-2-with-Base-5A-250V-AC-New-55deg-C-/290614670307?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item43a9fb f3e3
O circuito de adaptação não é complexo (passar 18V AC para 12 V DC).
Também existe a versão para 24V AC, no entanto os 18 Volt AC obtido (trinco), pode ser insuficiente.
Se pretender posso dar dica do circuito de adaptação.
Nota: A Omron tem agentes em Portugal
Cps
-
17-09-2014, 15:48 #6
- Registo
- Mar 2014
Tive o mesmo problema com uma campainha que queimava a bobine. A solução foi fazer um circuito com um PIC a controlar um mosfet em que se estiver a alimentar a bobine por demasiado tempo desliga-a.
-
23-09-2014, 22:01 #7
- Registo
- Sep 2010
O mais fácil mesmo seria colar um termostato de 50ºC na bobine da fechadura (algo parecido com isto Termostato universal fixo NC 80ºC - terminais em fios 0.06mm : Robert Mauser Lda.) assim se ficar ligado ao fim de pouco tempo ele interrompe o circuito.É uma solução barata e que você mesmo pode fazer!
Para de futuro descobrir de onde vem a avaria talvez possa ligar também uma lâmpada em paralelo com a bobine(Indicador luminoso LED 3mm, 12VDC, vermelho : Robert Mauser Lda.), assim enquanto o trinco estiver actuado ela fica ligada. Com tempo e ajuda dos vizinhos talvez consiga se aperceber de qual dos vizinhos tem o botão preso.
Caso opte por esta solução e precise de ajuda para fazer as ligações disponha!
-
23-09-2014, 22:37 #8
- Registo
- Apr 2007
Boas de novo
Não sei se resolveu o problema, com material que indiquei no post 3
Se fosse eu a titulo pessoal montava um circuito electrónico com timer (protecção trinco), e um sistema com Arduino ATMega 2560 (monitorizar até 86 habitações) para ver a ocorrência do condómino que está a carregar muitas vezes no botão do trinco, e a poder registar tudo em cartão SD pelo período de um mês ou mais.
No entanto esses circuitos envolvem alguns conhecimentos de electrónica, e programação C ou Basic.
No entanto com um custo de cerca de 4 euros pode resolver o seu problema.
Se tiver um amigo entusiasta/iniciante de electrónica, deixo aqui um esquema elaborado por mim, muito fácil de executar (pensado para iniciantes), e que impede o trinco de queimar.
Se pretender avançar com o mesmo, posso fornecer valor dos componentes para o trinco activar por cerca de 5 segundos, e desligar após esse tempo mesmo que alguém mantenha o botão pressionado.
O circuito rearma ao fim de escassos segundos.
img013.jpg
Cps
-
18-10-2014, 13:28 #9
- Registo
- Mar 2014
Tem aqui um circuito electrónico dos Kits Educativos VELLEMAN que certamente soluciona este problema CARTA DE RELÉS MULTIFUNCIONAL
-
23-01-2018, 00:35 #10
- Registo
- Apr 2008
Boa noite! Vou desenterar este topico porque surgiu-me este problema e estou a procura de soluçoes.Amigo elefor resolveste o problema com a bobine???
Tópicos Similares
-
Bobina Ignição
Por Geocompi no fórum Duvidas e Questões Gerais sobre mecânica automóvelRespostas: 1Último Post: 13-03-2014, 15:13 -
TC rejeitou pedido de fiscalização do Orçamento da Madeira
Por billshcot no fórum ArquivosRespostas: 0Último Post: 18-03-2013, 18:17 -
Bobina de motor motoserra
Por psantos2006 no fórum Duvidas e Questões Gerais sobre mecânica automóvelRespostas: 5Último Post: 10-09-2010, 19:14 -
Programa para testar circuito com contactores
Por hiropito15 no fórum ElectricidadeRespostas: 0Último Post: 11-02-2008, 00:11 -
Ajuda para decifrar circuito
Por caragao no fórum Esquemas e ManuaisRespostas: 4Último Post: 19-04-2007, 18:07