• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Hortas Aquaponicas, de 1 tomateiro a 1 tonelada de qualquer coisa

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Um updatesito a minha cama de mare com feijao rasteiro, e 1 tomateiro voluntariuo que nasceu sem ser semeado.
O ano passado tive nesta cama tomateiros, aparentemente pelo menos 1 semente aguentou para germinar este ano :)
So nao sei quais sao...

IMG_1700.jpg
IMG_1701.jpg
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Esqueci-me de tirar uma foto ao feijao verde que apanhei.
era 1 metro quadrado semeado, deixei 2 feijoeiros a amadurecer para retirar semente e dos restantes dividi por 12 porçoes para uma refeiçaod e 3 pessoas cada porçao.
Para 1 metro quadrado... para o ano volto a colocar, achei porreiro :)

Tenho agora em produçao avançada é os pimenteiros e os tomates.
Deixo uma foto dos piri piri e dos tomates indigo.
11902266_929981523733182_1114622649376042709_n.jpg11870684_929981053733229_5211777565155013667_n.jpg

Os tomates sao Indigo red, a parte que apanha sol fica azul escuro, quase preto, e o resto do tomate amadurece em cor vermelha.
A vantagem, teoricamente, deste tomate em relaçao aos vermelhos normais sao duas:
1 - Sao super hiper mega fixes :)
2 - É suposto a proteina que os faz azuis onde apanham sol ser a mesma ou semelhante a dos mirtilhos e por isso é um antioxidante natural e ajuda a prevenir doenças como o cancro.
Nao sei se a segunda parte é verdade ou nao, mas sei que sao MUITO fixolas :)
Afinal... nem toda a gente pode dizer que tem uns Kg valentes de tomates pretos :)
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Este sistema tem-me servido bem, mas tenhop um problema que so temporariamente consegui resolver... os cabroes dos caracois e lesmas.
Durante algum tempo, com fitas de cobre coladas nos postes e nos tubos, consegui evitar que eles subissem e ainda tive bons resultados, no entanto com o oxidar do cobre eles voltaram em força e nao consigo colher alfaces decentes proque as folhas veem sempre ratadas.

Para resolver isto vou fazer um NFT novo, sem plastico dos lados e apenas com protecçao superior em tecido de invernada e plastico de estufa.
Mais tarde conto trocar por policarbonato.

Vou fazer uma estrutuira quadrada com 9 postes, 3 filas de 3, onde vou colocar os tubos do NFT em 90mm, tubo inteiro de 3metros.
vou colocar as fitas de cobre nos postes e espero assim evitar que aqueles cabores viscosos me deam cabo das alfaces.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Relativamente aos tomates pretos, os indigo que na verdade sao azuis, sao memso muito bons para saladas e conto retirar sementes.

Se alguem quiser semnetes, dependendo das que conseguir salvar, posso dispensar algumas.
Oferta.
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
Relativamente aos tomates pretos, os indigo que na verdade sao azuis, sao memso muito bons para saladas e conto retirar sementes.

Se alguem quiser semnetes, dependendo das que conseguir salvar, posso dispensar algumas.
Oferta.

Relativamente aos caracóis, já alguém me disse que espalhar "cinzas" em volta dos locais possíveis de eles "treparem", resolve.....

Quanto as sementes, se der para arranjar umas 3 na altura da sementeira, agradeço.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
REsolve... mais o menos.
So resolve ate chover
e tem de ser uma area ainda grande a volta, para eles nao conseguirem andar em cima da cinza, o porblema é que sendo um abrigo tinha de espalhar cinza a todo o comprimento do abrigo, por dentro e por fora, junto ao plastico.
era mesmo muita cinza :)
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Hoje foi dia de trabalho de estiva... bem... ganho bastante menos, por isso foi dia de trabalho de marreta, pau e nivel.

Espetei 9 estacas tratadas de 80mm com 2.5 metros de forma a ficar entre 200 e 215cm acima do chao. Depende da dureza :)
A ideia é fazer mais 3 NFTs, mas desta vez so com uma entrada de agua em cada um.
Ficama sombra do sol da tarde pela casa, por isso nao creio que consigam aquecer.
Alem de que cada tubo de NFT tem apenas 3 metros, estou a pensar colocar 4 tubos em cada uma das filas de postes nas pontas e 8 tubos na fila do meio.

Claro que fotos é po galheiro, lembrei-me agora de partilhar a miseria de trabalho que fiz durante o dia.
A ver se amanha nao falha.
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
Então, as fotos desse trabalho "inglório", não sai? :Espi63:

Quanto as sementes "tomate índigo", conseguiste algumas de jeito?
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Nao tive mais tempo de la voltar :)

Tenho meia duzia de tomates para tirar sementes, estou a deixar amadurecerem mesmo ao ponto de ficarem moles, para depooiis fermentar e separar as sementes.

Neste momento estou a fermentar os Arbusto checo, tambem determinados mas mais "normais", sao vermelhos, e cereja sweetie, indeterminados e muito muito bons para doces e assim.
Aind ahoje ou amanha ja coo estas sementes a ver como ficaram.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Como o tempo nao tem deixado fazer mais nada, e tenho outro projecto em maos que vai ditar o futuro do cultivo actual, entretive-me a construir uma estufa das prefeitas, ja veem com os ferros todos cortados e o palstico soldado e com janelas e portas, e é so encaixar as peças umas nas outras e meter o plastico por cima.

A minha fica em cima de ciomento, porque so quero invernar alguns dos picantes mais dificeis de arranjar sementes boas.

Para invernar as plantas vou retirar dos vasos actuais, misturar a terra que teem agora com mais composto, dar uma poda nos ramos e nas raizes, e meter novamente nos vasos.
Meto os vasos na estufa so para as geadas nao os matarem... espero eu, e para o ano em abril/maio ja começam logo a produzir malaguetas... espero eu.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Faltaram as fotos...

Primeiro engatei os arcos uns nos outros:
1_Arcos.jpg

Depois meti os dois pes centrais de um lado:
2_Pernas1.jpg

E depois os restantes:
3_Pernas2.jpg

Depois os do outro lado, na mesma primeiro o do meio e depois os outros:
4_Pernas3.jpg

Depois é so colocar as barras do fundo, que dao a volta a tudo, nao tirei foto porque ja fiz isso a noite e nao se via a ponta de um ***** na foto, mas tenho uma foto do inteior de um canto:
9_CantoInferior.jpg

Ja completa, ainda sem nada dentro, ficou assim:
5_Completa.jpg
 
Última edição:

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Ja estava prometido ha uns tempos...
A estufa de 4x2 provou-se muito pequena para o que eu queria... por isso vendi e comprei uma de 6x3... agora sim, tenho espaço para uma invernada em condiçoes :)
IMG_2147.jpg

Eu ja disse para tras, mas fica aqui um resumo:
Eu cultivo as malaguetas em vaso em sistema de pavio no sistema aquaponico. Basicamnete é um vaso com terra, com uma percentagem de turfa e coco muito elevada para terem boa oxigenaçao e um bom efeito pelicular, e pouso os vasos em tinas onde circula a agua do sistema aquaponico.
Os vasos vao puxando agua conforme precisam.
Quando chega o inverno, uma vez que o cultivo principal nao é feito dentro de estufa, tenho de invernar os pimenteiros para eles nao morrerem com a geada.
Para isto retiro os vasos do sistema aquaponico, retiro as plantas, dou uma poda nos ramos e nas raizes e misturo a terra que estava nos vasos com mais uma parte de composto que fiz durante o ano anterior (tenho duas caixas de compostagem, encho uma e deixo repousar enquanto vou enchendo a outra).
Misturo 2 partes de terra que estava nos vasos com 1 parte de composto, meto tudo numa betoneira e mexo durante um bocado.
Depois volto a colocar nos mesmos vasos ja com as plantas podadas.

O resultado por agora é este, ainda me falta passar para vasos grandes algumas que estao nos piqueninos:
IMG_2148.jpgIMG_2150.jpgIMG_2151.jpg
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
SEMENTES a BOLIX!!!

Tenho disponiveis semnetes de Tomate indigo vermelhgo, aqueles que parecem pretos, e Tomate Red alert.

Os idigos sao determinados mas muito prolificos, os red alert sao tambem determinados mas naao tao prolificos como os azuis.

So envio 1 pack de sementes por morada.
Sao totalmente a borla, nao teem de pegar nada, nem sequer os portes.
Quem quiser so tem de me mandar MP e dizer qual a sememnte que quer.
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
Qual o melhor mês para semear este tipo de semente, Março?
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Depende.
Como sao determinados, acabam por morrer relativamente depressa.

Eu costumo semear os meus dentro de casa em janeiro/fevereiro e levo para o exterior quando a temperatura ja subiu um bocado. Assim ja vao com um bom avanço e mais um mes ou assim e começam logo aa dar tomates.

Este ano ainda nao meti as minhas, so esta semana meti as dos pimenteiros, que costumo meter em dezembro.
Estou mesmo um bocado a nora por causa da ideia nova... tesao do mijo as vezes nao da em nada, mas pode ser que consiga fazer alguma coisa de jeito.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Update aos meus cultivos.
Por norma mesmo safando todas as plantas da epoca anterior durante o inverno meto sempre umas sementes novas, para ir aumentando a coleçao. Isto das malaguetas é tipo os picachus, é preciso apanha-los todos :)

Semeei este ano uma variedade ainda grande desde o nosso ***** de cabra ate a Carolina Reaper, ainda a mais picante do mundo e ja com uns anos, desde 2013.

Este ano vou manter os vasos em sistema de pavio, mas com a diferença de que vou usar vasos de tela, em vez dos de plastico normais. Vamos la ver se se nota mesmo a diferença como estou a contaar, ou nao :)

Tambem estou a experimentar se ha diferença nesta fase do desenvoilvimento com diferentes tipos de iluminaçao.
De cima para baixo na imagem:
T5HO de 6500 e 10000K
LEDs vermehos e azuis
LED de 9000K

12832420_1031624476902219_6386444431570661501_n.jpg
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
13054556_1061972697200730_1309689153_o.jpg

Pelod esenvolvimento visivel, acho que nao vale a pena oconsumo 500% superior das lampadas brancas em relaçao aos LEDs azuis e vermelhos.
Nesta foto estao em cima os pimenteiros mantidos sob 4 lampadas T5HO de 24W cada, sensivelmente 100W.
Por baixo estao as mesmas especies de piemnteiros com iluminaçao de 10W LED vermelho e 10W led Azul.

As diferenças de desenvolvimento, se as houver, sao perfeitamente minusculas e por isso o consumo dos LED ganha sempre em relaçao as T5.

Reparei agora que na minha resposta anterior um nome de malagueta foi sensurado.
Nao é palavrao, C.O.R.N.O. é uma parte da anotomia de alguns animais e neste caso é o nome de uma malagueta exactamemnte por ser semelhante ao de uma cabra, chama-se *****.de.cabra, tudo junto a ver se passa a sensura.
 
Topo