• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Hortas Aquaponicas, de 1 tomateiro a 1 tonelada de qualquer coisa

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Pois é verdade, a coisa ainda nao morreu (eu tambem nao).

Nao coloquei ca actualizaçoes porque efectivamente o sistema aquaponico esta estagnado, ate construir a nova estufa mas nao esta facil conseguir os trocos necessarios para a construir.

Deixo ca hoje apenas umas fotos das minhas malaguetas e uma ideia/certeza/constataçao.

Com o sistema aquaponico em standby, e com a campanha das malaguetas em curso, tinha um dilema... ou passava as malaguetas para fertirrigaçao normal ou nao podia modificar nada no sistema aquaponico, nao o podia parar.

A soluçao foi um bocado dos dois.
Ou seja, o sistema continua a funcionar apenas com as camas e o lago.
As malaguetas estao em vasos de terra, ja estavam em sistema de pavio, mas agora completamente separadas do sistema.
Tiro agua do lago para um bidao de 100 litrros e rego as malaguetas quando necessario com essa agua.

Sinceramente os resultados nao sao tao bons como o ano passado em que tinha as malaguetas em sistema de pavio e ainda menos bons do que quando as tive em sistema de dutch bucket.
MAS é uma boa soluçao de compromisso!!!
AfricanBirdsEye.jpg
CarolinaReaper.jpg
NumexBaileyPiquin.jpg
Santaka.jpg
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Chegou o inverno, nao literalmente mas nas temperaturas.
hoje é a primeira noite prevista com temperaturas abaixo dos 5ºC para Tomar.

Estive esta semana que passou, e hoje, a construir um abrigo permanente, ja nao é temporario como ate agora, para invernar pelo menos 2 de cada uma das minhas especies de malagueta.
Sinceramente, pela experiencia do ano passado, nao é necessario a estufa ser aquecida, basta que proteja da geada e elas dao-se perfeitamente no nosso clima. Mais uma vez, vivo em Tomar nao na Serra do Pico ou da Estrela :)

A chegada do inverno é tambem hora de se fazer outra coisa... SEMENTEIRAS!!!!
Para o proximo ano ja mandei vir umas sementinhas novas, de especies que ainda nao tinha, e assim conto aumentar a minha coleçao em mais 20 especies diferentes.

Alem de diversas malaguetas mandei vir tambem mais dois tomates cereja que nunca tive.
Antes do fim de Dezembro teem que estar tudo germinado.
 
Topo