O Europeu de basquetebol masculino de 2015 vai ser organizado em conjunto pela Alemanha, Croácia, Letónia e França, que acolherá apenas a fase final, em substituição da Ucrânia, anunciou esta segunda-feira o presidente da federação francesa da modalidade.

A nota publicada por Jean-Pierre Siutat no seu Twitter pessoal antecedeu o anúncio oficial por parte da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), em Madrid, sobre qual ou quais os países que iriam substituir a Ucrânia na organização da 39.ª edição da prova.

Alemanha, Croácia, Letónia e França receberão cada um dos quatro grupos de qualificação, em setembro de 2015, cabendo à França, campeã em título, a organização da última fase, a partir dos oitavos de final, em Lille.

A FIBA retirou a organização do Europeu de 2015 à Ucrânia devido à instabilidade política e aos confrontos entre as forças armadas ucranianas e rebeldes pró-russos que estão a afetar várias regiões do país.

Além da Alemanha, Croácia, Letónia e França, candidataram-se também à organização da próxima edição do Campeonato da Europa de Basquetebol masculino a Finlândia, Israel, Polónia e Turquia.