• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ouvir rádios espanholas

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Boa noite,

é possivel ouvir rádios espanholas no norte de Portugal (sem ser através da internet)

Se for possivel que material aconselham (antena, rádio...?)

cumps
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa noite,

é possivel ouvir rádios espanholas no norte de Portugal (sem ser através da internet)

Se for possivel que material aconselham (antena, rádio...?)

cumps


Boas

Tudo depende da distancia do(s) emissor(es), e se não tem muitos obstáculos
Pode ser conseguido com antena direccional, amplificador de sinal e eventual motor para rodar a antena a apontar para a zona (radio).
O motor, seria necessário, para apontamento óptimo zona emissora (os emissores estão dispersos por varias zonas).
Se estiver bastante próximo, então uma antena exterior omni direccional, deverá chegar.

Quanto ao radio deve escolher um modelo com alta sensibilidade, exemplo: TECSUN PL-660


Posto isto, dá para verificar que o sistema não é pratico, o resultado será em função dos obstáculos e distancia aos emissores pretendidos, e não fica propriamente barato.


Outra opção, será por receptor satélite (TV-Radio), antena parabólica apontada ao Hispasat.

Cps
 
Última edição:

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela resposta.

Quanto gastaria num sistema desses, contas por alto?

cumps
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Quando falas em radio espanholas estás a referir em FM ou em ondas medias

Onda media é possivel sem dificuldade alguma, principalmente no período nocturno

Em FM depende, da tua localização
 
Última edição:

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Santo Tirso, Porto.

Qual a grande diferença entre FM e ondas medias?

cps
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela resposta.

Quanto gastaria num sistema desses, contas por alto?

cumps


Boas

Exemplos de gastos.

Radio especial ~ 50 a 100 euros

Exemplo de antena de alto ganho, ver site:

h**p://www.ebay.com/itm/FM-Broadcast-Yagi-Beam-Antenna-88-108-MHz-14-Element-OP-DES-/171320313504 (ver preço no site)

O amplificador apenas para FM não é fácil de arranjar, no entanto poderia ser um modelo misto a dar para TDT e Rádio, exemplo ALCAD - AM-346 a preço próximo dos 20 euros e + ~10 a 15 para a fonte de alimentação.

Cps
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Pensei sempre que a coisa ficava mais barata.

Esquesito que tenho um amigo que no carro diz que consegue ouvir rádios espanholas
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Pensei sempre que a coisa ficava mais barata.

Esquesito que tenho um amigo que no carro diz que consegue ouvir rádios espanholas

Boas

E o seu amigo pode ter toda a razão.

Este ano estive próximo de Caminha com o carro, e captei uma serie de rádios Espanholas.

Em final de Agosto no Algarve em visita à feira Medieval de Castro Marim aconteceu o mesmo.

No entanto é uma questão de tentar ir ao sitio que o seu amigo disse (suponho que seja na zona de Santo Tirso), e testar com um radio.

Com sistema antena parabólica e Box (TV-Radio), apontada para Hispasat, fica bastante mais económico.

Boa pesquisa.
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Obrigado, no meu caso era mesmo para ouvir em casa :) esse meu amigo diz que ouviu em LW, qualquer rádio basico dá para captar nessas "ondas"?

cumps
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado, no meu caso era mesmo para ouvir em casa :) esse meu amigo diz que ouviu em LW, qualquer rádio basico dá para captar nessas "ondas"?

cumps

Boas

LW corresponde a emissão de frequências baixas ainda mais baixa que AM (ondas longas), pouco comum nos dias de hoje.

A maioria das emissoras trabalha em FM, em que se consegue emitir sinal stereo, e a rondar alguma fidelidade audio.

Emissores nas bandas AM, SW, LW, com frequências muito abaixo do FM, atingem distancias superiores (e nesse caso já não seria necessário antenas muito especiais), mas o audio é de fraca qualidade.

Alguns rádios antigos tinham essas bandas todas.

Existem rádios multi-banda actuais, (tipo:SONY ICF-SW77 ou outros), que estão aptos para captar esses tipos de frequências.

Boa pesquisa
 

melocoton

GF Prata
Entrou
Mai 28, 2008
Mensagens
175
Gostos Recebidos
0
Ola
Gostava de saber se alguém aqui do fórum pode me indicar nomes de lojas onde poderei ver o SONY ICF-SW77.
Obrigado
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Tive a ver uns videos desse modelo, e do ICF-SW7600GR, muito engraçado, só não gostei do preço lol não haverá nada até aos 50euros que dê para captar essas bandas?

melocoton cheka no ebay.

cumps
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Esse sony não só dá para receber aquilo que queres como recebe, radiamadores, comunicaçoes aeronauticas, radios da europa, asia, america, banda do cidadão etc.

Procura uns radios antigos da grundig com AM E FM que apanhas aquilo que quers
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Tive a ver uns videos desse modelo, e do ICF-SW7600GR, muito engraçado, só não gostei do preço lol não haverá nada até aos 50euros que dê para captar essas bandas?

melocoton cheka no ebay.

cumps


Boas

Este tipo de rádio, já se torna raro, daí os preços serem mais altos, e poucos ou nenhuns importadores nacionais arriscam na sua importação.

Uma das hipóteses, é comprar fora, numa loja online.

Abaixo de 100 euros e com muitas bandas terá por exemplo:

h**p://www.ebay.com/itm/TECSUN-PL660-Black-FM-SW-MW-LW-AIR-SSB-PLL-World-Radio-/290570158963

Boa pesquisa
 

melocoton

GF Prata
Entrou
Mai 28, 2008
Mensagens
175
Gostos Recebidos
0
Esse sony não só dá para receber aquilo que queres como recebe, radiamadores, comunicaçoes aeronauticas, radios da europa, asia, america, banda do cidadão etc.

Procura uns radios antigos da grundig com AM E FM que apanhas aquilo que quers

quando dizes

Esse sony não só dá para receber aquilo que queres como recebe, radiamadores, comunicaçoes aeronauticas, radios da europa, asia, america, banda do cidadão etc.

referes te a este ICF-SW7600GR

ou a este SONY ICF-SW77
 

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Mensagens
57
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela ajuda pessoal, já "fiz uns km's" de pesquisa sobre vários modelos, e segundo alguns conselhos aqui e ali, "a comprar, mais vale comprar logo bom". Como estou a achar super interessante esta pesquisa e a possibilidade de ouvir rádios do outro lado do mundo, tou mesmo muito inclinado para comprar o Sony ICF-SW7600GR.
Mas ainda me ficou uma pequena duvida:
para ouvir rádios em AM, é necessário ter uma antena externa ligada no rádio? Com a antena interna já capto bastantes emissoras? Com a antena externa melhoro é significativamente o sinal (antena tipo "um fio esticado").

cumps
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Para mim é uma surpresa, agradável, saber que existem pessoas que se dedicam a estas "coisas".... acho que hoje dia se podem ouvir a maioria das rádios pela net e/ou satélite... daí a agradável surpresa!

Amigo j666 se tens possibilidade de montar antenas capazes de alcançar rádios distantes, força!

Faz, também, uma busca nos sítios habituais onde o pessoal coloca objectos que já não usa ou estão a ocupar espaço.... lojas de antiguidades podem, também, ser um bom local para encontrar algo.

Força e depois coloca por cá fotos da tua "empreitada" !
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela ajuda pessoal, já "fiz uns km's" de pesquisa sobre vários modelos, e segundo alguns conselhos aqui e ali, "a comprar, mais vale comprar logo bom". Como estou a achar super interessante esta pesquisa e a possibilidade de ouvir rádios do outro lado do mundo, tou mesmo muito inclinado para comprar o Sony ICF-SW7600GR.
Mas ainda me ficou uma pequena duvida:
para ouvir rádios em AM, é necessário ter uma antena externa ligada no rádio? Com a antena interna já capto bastantes emissoras? Com a antena externa melhoro é significativamente o sinal (antena tipo "um fio esticado").

cumps


Boas

Se pretender alcance de recepção excelente, então deveria montar antenas exteriores.

No entanto montar antenas para as diversas bandas pode não ser muito simples! Os aficionados em geral metem mãos à obra.

A boa noticia, é que pode realizar/fazer antenas caseiras.

A má noticia é que para tantas bandas deveria ter antenas diversas (1 para cada banda), com sistema de comutador de selecção.

Depois o comprimento das antenas pode não ser pratico de instalar. Exemplo de antena para LW, com cerca de 20 metros:

https://www.google.pt/search?q=ante...amuniverse.com%2Fk0dtqendfed8015.html;739;554

A instalação deste tipo de antena, envolve ter muito espaço disponível.


No entanto pode recorrer a outra tipo/técnica, antena por indução:

Exemplo de antena para LW e MW

h**p://www.youtube.com/watch?v=ec2IaBph90k


Exemplo de antena para SW

h**p://www.youtube.com/watch?v=qT0SzrnTMy0


Boa pesquisa, e montagem se for o caso.
 

fuchico

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
100
Gostos Recebidos
0
Uma alternativa a tudo isso, e a que utilizo, é em receptor de tdt ligado ao meu sistema de som.
Com isso consigo ouvir algumas radios espanholas, numeadamente a que me interessa que é a los 40.
antes de existirem rádios disponíveis na tdt de nuestros hermanos, utilizava um receptor de satélite (dos mais barato) pois essa mesma radio, entre outras, também está disponivel via Astra 19E e Hispassat 30W.

É uma alternativa a grandes investimentos, bastante simples.
 

jadolfo88

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boas eu comprei um radio TecSun PL-660 e procurei em algumas frequências rádios de outros países mas não encontro as espanholas mudei para a frequência AM e não consigo captar nada decente .
O que me aconselham para captar rádios de Espanha uma antena para melhorar o sinal de AM ?
Sou um leigo nesta matéria.
Agradecia a ajuda .

Cumprimentos.
 
Topo