• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Radiofotos

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
152dkox.png

Sabe o que é um Belinógrafo? É um aparelho capaz de emitir e receber desenhos ou originais fotográficos, a grandes distâncias, por meio de correntes elétricas, inventado pelo engenheiro francês Edouard Belin em 1907. Inicialmente o aparelho só permitia a transmissão de imagens por meio de linhas telefónicas ou telegráficas. A partir de 1921 foi aperfeiçoado conseguindo receber imagens por ondas de rádio. O aparelho copiava a imagem ponto por ponto, e media a intensidade luminosa através de um olho elétrico, depois transmitia essa intensidade ao receptor onde uma fonte de luz reproduzia as medidas de intensidade do olho elétrico obtendo uma cópia da imagem original e imprimindo-a em papel fotográfico. Este Amateur Bel 1 faz parte do espólio do Museu da RTP.

Mesmo depois que a imprensa se aperfeiçoou e já publicava fotografias de relativa qualidade nas páginas de jornais, os leitores continuavam sem imagens dos fatos que aconteciam muito longe da redação. Era preciso enviar fotos tão rápido quanto se enviavam as notícias. Em 1913, um inventor francês chamado Édouard Belin conseguiu mandar uma imagem de um ponto a outro através de um aparelho batizado de Belinógrafo.

Em 1921, a Western Union já transmitia fotos à distância. Em 1926, a RCA teve sucesso ao mandar fotos por ondas de radio, as chamadas radiofotos. A Associated Press, em 1935, iniciou seu serviço de radiofotos.

Imagens P&B eram mandadas por rádio ou telefone com razoável nitidez. Fotos coloridas urgentes continuavam sendo um problema. Até os anos 1980, a solução era correr para o aeroporto e encontrar um passageiro que estivesse a caminho do destino desejado e se dispusesse a levar os filmes batidos. A sorte e um telefonema informando o voo e descrevendo o portador permitiam a abordagem a ele na chegada e o resgate do material.

Ainda na década de 80, surgiu a possibilidade de enviar fotos em cores por telefone. Era lento e caro. Uma foto levava 30 minutos de transmissão, ligação DDI – já se imagina o preço de cada foto.

Logo depois vieram a web e a foto digital. Qualidade total, velocidade grande e fácil operação. Uma nova era para a fotografia de imprensa.

obs: Tomei hoje conhecimento desta tecnologia em conversa com um antigo engenheiro da Marconi.... disse-me que uma simples foto, a preto e branco, poderia demorar até um dia a ser transmitida com sucesso! Ora estamos a "falar" de algo que começa na década 20 do século passado.... sem dúvida que, à data, isto era um grande avanço tecnológico... atrevo-me a o comparar às recentes evoluções!

nota: não sei onde enquadrar este tópico... coloquei-o onde me parece mais adequado. Se o moderador entender o mover, sff deixe aqui o link para onde foi movido.
 
Topo