• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Máquina lavar roupa Candy 101ES avaria no arranque da rotação do tambor.

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas COPIA,

Obrigado pela ajuda.

Inicialmente estava inclinado para a relé grande a JS1F 24V que julgo ser a que estava a fazer os tais "clic's" falhando a conexão. Parecia não segurar.

O que me falas, já implica retirar muitos componentes para medir.

Hoje lembrei-me de entrar em contacto com a assistência técnica da marca e falei com um técnico muito simpático e disponível. Apresentei-lhe a situação, como tenho descrito ao longo deste tópico e ele chegou à mesma conclusão que eu. Com perto de 90% de certeza, o problema estará na placa controladora do motor. Aproveitei para colocar ainda a questão relativa à avaria poder ter sido causada por problemas no motor, nomeadamente a situação que referi no post deste fim de semana sobre a opinião do técnico que consultei e disse-me que não. Referiu que esta máquina não dá problemas, praticamente não tem histórico de avarias, o que tenho de concordar, pois apesar do pouco uso (aprox. uma máquina/semana) a máquina deve estar a fazer 15 ou 16 anos.

Relativamente à possibilidade de reparar a placa, disse-me logo que não era possível, apenas forneciam placas novas, cujo preço são 61,47€ + IVA.

A questão agora coloca-se em saber se a avaria da placa se resume a um componente de uso corrente ou se é devido ao MP, pois esse não se arranja.

Os meus conhecimentos em eletrónica são apenas académicos e no âmbito da curiosidade desde miúdo, o que só me permite retirar componentes "à sorte" para testar.

Se a roupa não estivesse já a acumular :) , até me entretinha no próximo fim de semana a desmontar e testar componentes da placa, afinal avariada já está (neste fim de semana queimei uma resistência a R19 de 2,7K lololol pelo menos essa sei que está quimada ;)) mas como a placa não tem nada assim visível (como esta resistência agora :) DSC07133.jpg) não vai ser fácil.

A minha primeira ideia era de substituir a rele JS1F 24V. Algum entendido me pode dizer se esta serve?Relé SPDT 24V CC 10A Contacto Simples - RAYEX LEG-24 | Castro Electrónica, Lda

A que lá está é esta Ver anexo Relé JS1F 24V.pdf

Entretanto li algures na net de que as placas controladoras da GIAS requerem reprogramação da eprom depois de reparadas, embora julgo referirem-se à substituição do MP e não de outro componente.

"Todas las lavadoras del grupo Gias montan unos módulos que hay que programarlos después de repararlos, puesto que se borra la programación de la memoria E-pron. Para ello se necesita un material específico."

Agradeço desde já a ajuda de todos.
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Não precisas de retirar nenhum componente dos que eu disse. Tudo é medido na placa e sem corrente logada.
Os diodos só têm passagem homica para um lado. Uma medição de continuidade "0" está queimado.
Os transistores entre "Base-Colector-Emissor" andam em torno 560homios +/-. Se encontrares "0" em qualquer situação, então está queimado.
Quanto ao relé a que te referes e que dá estalidos é sinal que está bom. Se não desse nada é que era pior. O facto de dar estalidos é porque o sinal vindo de trás vem e vai. Logo, a avaria é antes do relé.

Um abraço
 

Zapião

GF Bronze
Entrou
Nov 16, 2014
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
É microControlador e não processador, porque nesse chip está incluido o CPU e o software da maquina.
 
Última edição:

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas,

Não é preciso ninguém se chatear.

Bom, já fiz o trabalho de casa, estudei o funcionamento de alguns componentes que já não me lembrava, fiz uns testes e as medições que o COPIA pediu.

Alguns resultados:

A relé JSF 24V está a funcionar, testei-a aplicando tensão à bobine e medindo o contacto de saída, tudo a funcionar direitinho, a bobine atraca e a conexão entre o ponto 2 e 4 fecha.

As medições no TRIAC BTB08 também parecem estar corretas. Normalmente o problema destes componentes é o curto-circuito mantendo o circuito sempre fechado, o que não é o caso.

Os transístores é que parecem não estar lá muito famosos, pelo menos o T2 e T5 (ver medições em anexo).
O díodo rectificador D1 que trabalha junto com o TRIAC está a responder bem.

Os restantes, como são diodos zener, julgo que podem deixar passar corrente no sentido contrário a partir de uma determinada voltagem, não sei se é possível medi-los desta forma, como um díodo ret. A verdade é que à exceção do BZX55C todos permitem passagem no sentido contrário.

O que me fez mais confusão foram as resistências, pois muitas delas não davam qualquer sinal de passagem, o multímetro mantinha-se no 1 (circuito aberto). Mesmo a resistência R7 aquela grandona ao lado da relé, não dá sinal nenhum no multímetro (utilizo o selector em díodo/bip sonoro), no entanto quando ligada a placa na máquina em funcionamento ele aquece bastante, logo está a oferecer resistência e dissipar calor por efeito de Joule.

Poderá ser o meu multímetro que é mesmo mau demais? Eu sei disso, tinha um antigo razoável mas avariou-se e um dia comprei este para desenrascar, cuja função tem sido apenas para verificar continuidades quando necessito.

Só não medi aquele componente branco a que chamas relé pequena, pois não sei como medir/testar pois só tem três ligações.

Deixo em anexo lista das medições, esquema das ligações da placa que fui deduzindo (Reverse Engineering ;)) e imagens dos componentes medidos.

Obrigado a todos.
Circuito da Placa.jpg DSC07208.jpg T1.jpgT2.jpgT5.jpgX1.jpgVer anexo MEDIÇÕES.pdf
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Boas Luissm.
As resistencia são medidas com o multímetro na posição de Homios e não diodo/bip como referes. Há que salientar que há resistencias de elevado valor e que ao serem medidas terá de ser na escala maior do multímetyro. Por outro lado, pode sempre dar uma leitura errada, pois quando se mede uma resistencia no circuito em muitos casos está-se tambem a mediar outros componentes que estão em paralelo. Em acso de suspeita, o melhor é sempre dessoldar um terminal e depois medir. Mas as resistencias de alto valo como as que indicas estarem em "A" raramente queimam (eu digo raramente). Os diodos permitem passagem de tensão só de um lado para o outro. Se de um lado passa a tensão positiva, esta já não pode passar do outro lado. Ou seja: positiva de um lado e negativa do outro.
Pelo que pude ver no circuito as resistencias "R8" - "R11" - "R14" têm o valor de 10.K - 27K- "27K" respectivamente. A "R1" está certa na medição pois ela é de 100Homios.
Quanto ao componente branco a que te referes, 2 pinos são a bobine, e o outro é a saida que pode ser positiva ou negativa confom esteja ligado. Tambem não explicas como quimaste a "R19" pois se calhar já fizeste bosta sobre bosta.
Conclusão: Eu se fosse a ti fazia o seguinte: Repunha a "R" queimada, substituia os 3 Transistores que são da gama "BC" e são muito baratos, depois ligava e logo via. se não resultar, então só uma placa nova. O diodo preto que está junto ao Triak tem por missão de que quanto o relé abre neutralizar a corrente de alta tensão produzida pela bobine do mesmo relé e que pode queimar os smicondutores que existem na placa, (transistores, diodos e o Microprocessador).

Dou aqui por terminada a minha ajuda. Pois mais não sei.

Um abraço
 

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas COPIA,

Muito obrigado pela tua ajuda e ensinamentos.

Quanto às resistências, percebi o que dizes quando reparei que tinha medido de forma errada as resistências de maior valor. Mas já não permitiu editar o post.

Assim hoje coloco novo pdf com as novas medições às resistências, embora como dizes pouco fiáveis por estarem instaladas.

A "bosta" que fiz no sábado, foi a seguinte. Depois de verificar o motor e limpar as escovas voltei a conecta-lo e como não dava nada voltei a ver se tinha tensão nos terminais onde tinha encontrado antes (quando medi erradamente entre um terminal do tacômetro e o de uma escova) como não dava nada e para não estar à espera lembrei-me de ligar uma lâmpada, pois assim que o ciclo fizesse o motor rodar a lâmpada acendia ( se fossem esses os terminais corretos não era má ideia). A realidade é que não eram e mal liguei, a R19 deitou fumo e eu desliguei. Foi aí que percebi que esses não eram os terminais que ligavam à bobines mas sim ao tacômetro, a ficha estava ao contrário.

A R19 liga diretamente à base do T5. Veremos se a "bosta" ficou apenas por aí ou se chegou ao MP.

Vou seguir as tuas indicações e se não resultar, também termino por aqui a minha aventura :) há muitos anos que não mexia nestas coisas lololol

Obrigado por tudo.

Ver anexo MEDIÇÕES.pdf
 
Última edição:

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0


Boa sorte. Tudo de bom.

Abraço
 

Flamuense

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 1, 2010
Mensagens
137
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
amigos tenho uma maquina candy de 8kg e trabalha bastante bem só que quando devia lavar em água fria, aquece o que não fazia quando nova, alguma possível ajuda como resolver era bem vinda, obrigado
 
Topo