• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Máquina lavar roupa Candy 101ES avaria no arranque da rotação do tambor.

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Meus caros se alguém puder ajudar agradeço.

Sintomas: Dificuldade em iniciar a rotação do tambor, verificam-se várias tentativas falhadas em que o tambor não chega a dar uma volta completa e depois acaba por rodar normalmente.

Nesse processo de tentativas de arranque, ouve-se o “clic” sucessivo da relé do módulo a tentar atracar sem conseguir.

Desconfio de problemas nessa relé ou mais provavelmente no Triac que a controla, que pode já não estar a 100%.

Retirei o módulo de controlo do motor para ver se era visível algum componente queimado ou solda fria voltei a colocar e agora simplesmente não dá sinal nenhum. No entanto o temporizador continua a trabalhar normalmente e comanda a máquina.

Alguém já reparou uma placa controladora destas?

CANDY
1.53.005.00
Orig.Code 91214551
CONTR.MOTORE DIG.1000 g
REMCO 5011
Mod:ALISE101ES-100ES,AQUAMATIC 10T,W105SX

Controladorr Motor.PNG

DSC07079.jpgDSC07081.jpg

Triac BTB08 600BW

Relé JS1F 24V
 

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
boa noite amigo luissm
se o rele está a ativar pode não ser da placa
já viste o condensador de arranque do motor?
normalmente ele costuma estar na traseira da maquina é redondo e normalmente é branco espero ter ajudado
 

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
boa noite amigo luissm
se o rele está a ativar pode não ser da placa
já viste o condensador de arranque do motor?
normalmente ele costuma estar na traseira da maquina é redondo e normalmente é branco espero ter ajudado

Obrigado pela dica jsantos,

O condensador a que te referes é o que se encontra à entrada da corrente na máquina? Esse condensador tem uma função de filtro RC, para evitar retornos com interferência noutros equipamentos. Como a máquina funciona em tudo, carrega água, tira água e cumpre o programa todo, apenas não roda o tambor, julgo que não será do condensador. Até porque normalmente quando avariam nada funciona e nota-se no aspeto sendo que este parece direitinho. Não tenho cá em casa como o medir (capacidade), apenas posso confirmar se faz passagem à terra continuidades/resistividade. Não encontro outro condensador na máquina, nem junto ao motor.

DSC07092.jpg
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela dica jsantos,

O condensador a que te referes é o que se encontra à entrada da corrente na máquina? Esse condensador tem uma função de filtro RC, para evitar retornos com interferência noutros equipamentos. Como a máquina funciona em tudo, carrega água, tira água e cumpre o programa todo, apenas não roda o tambor, julgo que não será do condensador. Até porque normalmente quando avariam nada funciona e nota-se no aspeto sendo que este parece direitinho. Não tenho cá em casa como o medir (capacidade), apenas posso confirmar se faz passagem à terra continuidades/resistividade. Não encontro outro condensador na máquina, nem junto ao motor.

Ver anexo 135740
quando uma coisa que se liga à corrente e não funciona, a primeira coisa que um tecnico faz é medir nos bornes dessa coisa (neste caso o motor da maquina) se lá chegam os 220 voltes. se chegam, o problema está no motor. se não chegam o problema está antes deste. (relé gasto, placa com defeito e não dra ordem ao motor etç)
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boa noite amigos
Aqui fica o esquema que consegui obter para essa máquina
Pela observação do mesmo o motor é de escovas e não de arranque por condensador.
Boa sorte e um abraço para todos
 

Anexos

  • Candy 101ES.jpg
    Candy 101ES.jpg
    73.2 KB · Visualizações: 44

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Sim Furabilhas, já tinha chegado a essa conclusão, ela é de escovas, obrigado pela dica.

Flag, tens razão no que dizes, deveria ter feito isso primeiro :) e foi o fiz hoje, desliguei a ficha do motor e medi.

Bom, esta ficha tem 6 ligações e verifica-se que entre elas, quando o programa está em curso vai-se alternando a tensão de 220v entre eles indicando julgo eu a alternância de rotação esquerda direita. E quando entra na fase de centrifugação passa para outros bornes.

Este facto indica que a energia chega efetivamente, pelo menos à ficha do motor.

Estive e ver as escovas e parecem-me ainda funcionais.

Não sei mais o que procurar.

Ficam as fotos.
escova  2.jpgescova 1.jpgFundo da máquina.jpgTeste na ficha do motor.jpg
 

Zapião

GF Bronze
Entrou
Nov 16, 2014
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Qual é a designaçao do MCU ? Diz lá Candy mas a referencia nao se consegue ler bem.
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
As escovas só consegues ver se estão gastas se as tirares, em princípio o defeito vem daí..!
 

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
As escovas só consegues ver se estão gastas se as tirares, em princípio o defeito vem daí..!

Achas? Mas parecem ainda com algum curso, não estão nos cascos. E quando ela conectava, trabalhava até ao fim e centrifugava sem problemas. Pela minha experiência com escovas, quando elas começam a falhar o motor perde a força mas em vazio funciona, o que não é o caso. E como arranjo escovas destas? Também mal não lhe vai fazer e um dia iria necessitar de as trocar.Numa loja da Rua da Alegria tipo Aquario? Já troquei escovas de secadores, berbequins, destes motores ainda não, mas deve ser igual. O difícil é desmontar, posso deitar a máquina de lado sem ter de lhe colocar o fixadores de transporte?

Zapião segue em anexo o Manual de serviço da máquina.

Mais uma vez obrigado pelas vossas ajudas.


Ver anexo 31046618_ALISE-101ES.pdf
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
Achas? Mas parecem ainda com algum curso, não estão nos cascos. E quando ela conectava, trabalhava até ao fim e centrifugava sem problemas. Pela minha experiência com escovas, quando elas começam a falhar o motor perde a força mas em vazio funciona, o que não é o caso. E como arranjo escovas destas? Também mal não lhe vai fazer e um dia iria necessitar de as trocar.Numa loja da Rua da Alegria tipo Aquario? Já troquei escovas de secadores, berbequins, destes motores ainda não, mas deve ser igual. O difícil é desmontar, posso deitar a máquina de lado sem ter de lhe colocar o fixadores de transporte?

Zapião segue em anexo o Manual de serviço da máquina.

Mais uma vez obrigado pelas vossas ajudas.


Ver anexo 135765

para deitares a máquina basta que metas um altura (alguidar de plástico) entra o tambor e a chapa.as escovas podem até estarem boas, mas limpa a extremidade entre os gomos do rotor. ás vezes acumulam carvao e ficam em contacto uns com os outros.
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Qdo as escovas estão gastas o motor n perde a força, como n existe o contacto delas no rotor simplesmente ele n trabalha. Como dizes q chega corrente ao motor e ele n trabalha o mais provável é as escovas estarem gastas, ao olhar para elas sem as tirares n as consegues ver na totalidade e podes estar a ser induzido em erro. Para as tirares ou tiras o motor fora, ou deitando a máquina no chão de costas consegues ter acesso a elas ( n é preciso nenhum fixador). No caso de estarem boas verifica os fios nas fichas, puxa um a um, pode algum estar queimado junto ao terminal
 

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas,

Desde domingo que não toco em nada a máquina continua lá na lavandaria desmontada, nem tive oportunidade de vir ao fórum.

flag,

Obrigado pela técnica para deitar a máquina, vou limpar tb as extremidades dos gomos do rotor, embora pelas fotos parecem +- limpas.


apolo,

Obrigado, vou seguir as tuas orientações e ver se evito ter de tirar o motor fora. Já fiz isso no terminal e parecem estar direitos, até porque nada tem qualquer coloração típica de estarem queimados. Quanto à corrente, ela chega à fêmea do terminal, o que liga ao macho do motor. Já agora uma questão, não é possível medir se as escovas estão a dar o contacto necessário? Se eu medir entre as escovas (nos cabos que lhes estão ligados) posso verificar se a tensão chega até elas e se sim então estará ai o problema certo?

Bom, se as opiniões tendem para as escovas e se troca-las pode ser uma solução, avançarei por aí.

Como procuro essas escovas? Tenho de tirar uma fora e leva-la comigo? Ou basta com a referência do motor? A Rua da Alegria é o local ideal?

Acabei agora de ver este vídeo no Youtube, de como trocar as escovas e está excelente, bendito YOUTUBE :) O motor é igualzinho ao meu, o que noto é que os gomos do rotor já tem uma cama considerada em relação ao meu e mesmo com as escovas no casco (pelo menos uma) o motor ainda anda bem. O que me faz pensar que pode não ser das escovas, pois neste momento o meu não dá sinal nenhum. Mas da próxima vez que voltar ao trabalho (talvez no fim de semana até porque a roupa suja está a amontoar lololol) vou ver se chega corrente às escovas.

Mais uma vez agradeço a vossa preciosa ajuda.

[video=youtube;y648QzEaFk0]https://www.youtube.com/watch?v=y648QzEaFk0[/video]
 

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas,

Mais umas horas dedicadas à máquina de lavar, já faltou mais para ir comprar uma nova…

Bom hoje tenho novidades.

Desmontei o motor, retirei as escovas e estão a meio gasto, nada que me pareça a razão do problema. Limpei os gomos do comutador do rotor que fazem contacto com as escovas e montei tudo de novo.

Escovas.jpg

Resolvi fazer um teste de bancada ao motor para testar o seu funcionamento de acordo com o vídeo seguinte:

[video=youtube;L8Tgu5lIywU]https://www.youtube.com/watch?v=L8Tgu5lIywU[/video]

E tudo bem o motor a rodar normalmente para ambos os sentidos. Notavam-se algumas faíscas nas escovas mas julgo serem causadas pelo facto de eu ter limpo a superfície de contacto com um esfregão verde seco.

Depois de fazer este teste voltei liga-lo na máquina e nem sinal de vida, foi então que percebi, que as medições feitas inicialmente à ficha que liga ao motor foram feitas no sítio errado!!!!!!

Como se pode ver nas imagens o meu motor também tem 6 ligações, duas para o Taquimetro que mede as rotações do motor e envia a informação à placa, duas para as bobines, e duas para as escovas.

Ficha Motor C.E.SET.jpg Trazeira da ficha.jpg

Bom, quando eu medi esta ficha, foi antes de tirar o motor fora, logo não sabia a que se referia cada terminal da ficha. Hoje percebi que realmente nos terminais onde deveria haver corrente efetivamente não havia, onde eu tinha encontrado corrente foi entre os terminais do Taquímetro e os das escovas lolololo.

Agora volto ao princípio, e à minha primeira “intuição” A PLACA.

Sugestões de como reparar esta placa? Se alguém encontrar algo na net, indique pf, já procurei e não encontrei nada.

Entretanto resolvi passar num técnico aqui perto que faz umas reparações, afim de lhe pedir a opinião. Ele ligou o motor lá na bancada dele e testou-o. Na sua opinião o motor está a consumir muito, tinha com certeza uma passagem na bobinagem e teria de ser rebobinado. Estimou um custo de 60€ para a rebobinagem e se eu quisesse, por 100€ faria todo o trabalho incluindo a reparação da placa caso necessitasse de alguma resistência. Agradeci a disponibilidade e disse que iria pensar, pois para gastar esse valor numa máquina que apesar de estar em bom estado por ter sido pouco usada, preferia comprar uma nova, tecnologicamente mais avançada.

Alguém já passou por uma situação dessas? Ter de rebobinar um motor destes sem que ele tenha queimado?

Tento documentar o melhor possível este tópico pois poderá ajudar quem passar por aqui com problemas idênticos.

O motor é um C.E.SET.

Bobine do Rotor.jpgBobines Estator .jpg
 
Última edição:

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
amigo vamos lá resolver o caso desta maquina mas para isso terás de fazer o que te digo e responde ao que pergunto
quando ligas a maquina á corrente e carregas no start ou seja metes a maquina a funcionar como se fosse fazer uma lavagem
o que faz a maquina?
o que ela deveria começar a fazer seria o seguinte
1º a bomba de escoamento da agua tem de começar a trabalhar durante 20 segundos
2º a válvula de entrada da agua liga para o enchimento
3º o tambor inicia a rotação passados 8 segundos do inicio do enchimento
4º a válvula de entrada de agua desliga quando o chega ao nível (esta válvula é desligada pelo pressostato)
liga a maquina e metes a fazer uma lavagem e diz o que ela faz só a partir da tua resposta é que eu posso avançar para o passo seguinte
 

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas Santos,

Obrigado pela disponibilidade.

Respondendo às tuas questões:

1º OK
2º OK
3º Não
4º OK

A máquina executa todo o processo inclusive escoamento no final dos ciclos.

Como referi no primeiro post, antes de abrir a máquina os sintomas eram os seguintes:

Num programa normal ela abre a válvula de entrada de água e enche, depois, em função da temperatura escolhida ela liga a resistência até que a temperatura da água atinja o valor definido, depois iniciava a rotação do tambor. Nessa fase o que acontecia era escutar-se uns "clic" sucessivos no interior da máquina ( "clic's" esses que depois de a abrir confirmei serem da relé JS1F 24V da placa controladora do motor) uns minutos depois esses "clic's" eram seguidos de impulsos do tambor querendo rodar, até que acabava por rodar e lá trabalhava até ao final da lavagem. Esse era o estado antes de a abrir. Depois de abrir fui direto ao sitio de onde vinham os "clic's", tirei a placa fora analisei-a visualmente e coloquei o primeiro post deste tópico.
 

Luissm

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas jsantos,

Aguardo a tua próxima sugestão.

Obrigado.
 

jsantos

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2007
Mensagens
229
Gostos Recebidos
0
caso possas mete a foto da placa para eu te dizer o que vais fazer
 
Topo