«Taticamente Mourinho está 100 passos à frente de todos» - Karanka

Atualmente a orientar o Middlesbrough, Aitor Karanka não esquece os três anos em que foi adjunto de José Mourinho no Real Madrid.

«É o melhor treinador do Mundo. Demonstrou isso e taticamente está 100 passos à frente de todos», referiu Karanka, em entrevista ao jornal espanhol ABC.

Para o atual treinador do Middlesbrough, se alguém terminou com o reinado do Barcelona foi Mourinho: «Chegou ao Real depois de travar o Barcelona com o Inter. Na Liga espanhola, o Barcelona vinha de seis títulos e José travou isso também. Na primeira temporada perdemos 0-5, que foi um grande dano, mas logo começou a mudar a dinâmica e ganhámos a final da Tala e no ano seguinte a Liga dos recordes. Foi espetacular. Ficou a faltar a Champions, que perdemos nos penalties frente ao Bayern no Bernabéu. Foi uma pena. De qualquer forma, se alguém terminou com a supremacia do Barcelona, foi Mourinho.»

Karanka defende ainda Mourinho na polémica relacionada com o guarda-redes Iker Casillas. «O tempo sempre nos dá razão. Atacaram-no e quatro meses depois, com outro treinador, Diego López continuou como titular, enquanto Casillas seguiu como suplente.»

A opinião estende-se em relação a todo o plantel: «Diziam que Mourinho não falava com o plantel e era mentira. O próprio Iker [Casillas] já disse que Mourinho preocupava-se com ele todos os dias.»

A finalizar a entrevista, Karanka falou também sobre o duelo entre Ronaldo e Messi: «Já dizia que o Cristiano era o número um quando Messi ganhava a Bola de Ouro. Imaginem o que penso agora... o tempo também me dá razão. Cristiano é o melhor, sem dúvida. Não era normal que Messi tivesse quatro Bolas de Ouro e o Cristiano só tivesse uma. Agora já lhe deram a segunda e devem também dar-lhe a terceira.»