• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Google Adsense opinião e alternativas

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28


Foi em meados do ano 2000 que mergulhei profundamente no mundo do desenvolvimento web e consequentemente no mundo da rentabilização de websites e blogs online.

Trabalho e trabalhei com dezenas de empresas ligadas ao ramo de marketing digital onde se inclui o famoso Google Adsense. Com este última trabalho desde meados de 2005 e é sem dúvida uma das redes de publicidade mais rentáveis da actualidade.

Dados os resultados satisfatórios que venho obtendo com o Google Adsense, acabei por cometer, talvez um dos meus maiores erros nesta minha longa jornada do mundo da internet. Um erro grave e onde muitos webmasters continuam a falhar. "Ter o Google Adsense" com a única forma de rentabilização de um website.

Um webmaster que rentabiliza um determinado website, pode não ter obrigatoriamente o objectivo de ganhar dinheiro, poderá estar simplesmente a tentar tornar um determinado website ou blog auto-sustentável. Um site de dimensões consideráveis, requer uma hospedagem à altura, essa hospedagem, quando de qualidade custa caro, e, é frente a isso que muitos de nós "batalha-mos".

Como menciono acima, o Google Adsense, pode parecer nos inícios o parceiro profissional ideal para o futuro, aquela rede de publicidade que vai estar connosco nos momentos melhores e nos momentos menos bons, que nos vai incentivar a adquirir um alojamento altamente dispendioso para prestar aos visitantes do nosso website serviços de melhor qualidade. No entanto, quando tudo parece ir bem, eis que chega o desalento... Desactivações de anúncios muitas das vezes despropositadas e incompreensíveis.

Um exemplo vivo de tudo isto é o próprio Gforum. Ao longo da sua existência muitas foram as mudanças (muitas delas drásticas) que fizemos ao nosso conteúdo para nos mantermos de acordo com as restritas políticas do programa do Google Adsense, muitos foram os tópicos que nos vimos obrigados a remover por imposição do Google Adsense, até que chegou ao limite. Não pude consentir que um parceiro de publicidade nosso (apesar de importante à subsistência da comunidade) quisesse de forma indirecta controlar o nosso conteúdo.

Comecei a perceber que algo não ia bem, que nem todos os casos eram tratados de igual forma. Em certos websites era aceite um determinado conteúdo, conteúdo esse que era considerado por eles ilegal no Gforum.

Há muitos exemplos ao longo dos 8 anos de parceria que mantivemos, mas os últimos que passo a exemplificar foram a gota de água.

Como sabem, temos áreas no forum "family friend" onde se abordam temas inseridos na educação sexual. Esses conteúdos tem imagens e texto contidas onde se abordam o tema em epigrafe. Baseado nestes conteúdos o Google Adsense começou a censurar de forma sistemática esse tipo de conteúdo no forum e como consequência disso mesmo, os anúncios eram desactivados constantemente. Imperava na altura um clima de incerteza quanto ao (então até à data) nosso principal e único parceiro de publicidade que nos garantia na integra o cache suficiente para suportar custos inerentes ao alojamento da comunidade.

Certo dia, depois de constatar que mais uma vez os anúncios haviam sido desactivados devido mais uma vez a conteúdo acima mencionado, decidi fazer uma curta e pequena investigação. Fui procurar conteúdos semelhantes em outros websites e encontrei vários, alguns desses parceiros seriam mesmo afiliados VIP do Google Adsense.

Alguns exemplos onde eram e são abordado os temas que no Gforum foram censurados:
- Saiba 20 benefícios que o sexo oferece para a saúde - Gazeta Online - O maior portal do Espírito Santo
- Oito benefícios do sexo para a saúde | Minha Vida
- Sexo - Tudo sobre sexo - VilaMulher
- A camisinha estourou, e agora? - Vibe - Saúde | AreaH | Site Masculino

Percebi então (apesar de nunca ter descoberto qual) que havia uma "birra" com o nosso forum. Não sei se pessoal, se profissional ou de interesses, mas que me levou a procurar outras alternativas e desistir por completo da parceria entre o Gforum e o Google Adsense.

Os anos foram passando e cá estamos nós. Sobrevivemos sem o Google Adsense, agora de forma muito mais liberal e despreocupada quanto às incertezas no que toca aos nosso compromissos financeiros mensais para com a empresa que nos fornece serviço de alojamento.

De tudo isto tirei uma grande ilação que passo a mencionar: Se tens um site ou blog de dimensões consideráveis, onde os custos de alojamento já não são suportáveis pela tua carteira, jamais confies no Google Adsense como única forma de rentabilização. Sugiro que mantenhas o Google mas em segundo ou terceiro plano, vê o Google Adsense com uma excelente fonte de lucro mas que pode ter um final espontâneo e irreversível.

Deixo duas excelentes alternativas ao google Adsense:
- Criteo (Criteo) - Paga maioritariamente por CPM (muito promissora no meu ponto de vista).
- Netaffiliation (NetAffiliation, plataforma de afiliação. Crie uma campanha de afiliação eficiente.) - Paga maioritariamente por comissão (muitas campanhas para o mercado português)
 

Sharkman

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2014
Mensagens
1,019
Gostos Recebidos
0
Boas,

Alguns anos atrás e com a minha vida com muito mais tempo pessoal e profissional, tive também um forum e com o Google Advense , e ao fim de 2 anos comecei a ter os mesmos problemas relatados aqui. Entrei várias vezes em contacto com eles e fui sempre mal atendido...

A meu ver têm dois pesos e duas medidas...
 

xor_axax

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 16, 2007
Mensagens
689
Gostos Recebidos
0
Um exemplo vivo de tudo isto é o próprio Gforum. Ao longo da sua existência muitas foram as mudanças (muitas delas drásticas) que fizemos ao nosso conteúdo para nos mantermos de acordo com as restritas políticas do programa do Google Adsense, muitos foram os tópicos que nos vimos obrigados a remover por imposição do Google Adsense, até que chegou ao limite. Não pude consentir que um parceiro de publicidade nosso (apesar de importante à subsistência da comunidade) quisesse de forma indirecta controlar o nosso conteúdo.

Comecei a perceber que algo não ia bem, que nem todos os casos eram tratados de igual forma. Em certos websites era aceite um determinado conteúdo, conteúdo esse que era considerado por eles ilegal no Gforum.

Isto quer dizer então que se eu quiser publicar alguma coisa como fiz tantas vezes no passado e em que algum desse conteudo acabou por ser removido, posso voltar a publicar ?
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boas Xor,

Xor, depende do que estejas a fazer referência.

Posso já afirmar que conteúdo warez, não é nem será permitido no forum.

Contudo temos desde então maior "liberdade" no que toca a disponibilizar alguns tipos de conteúdo.


Cumprimentos
 
Topo