• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Antena de varanda"

virtuaman69

GF Bronze
Entrou
Mai 4, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
1
Instalei por cá um CB. Qual a melhor antena para meter numa varanda com pouco espaço, num 5º andar?
Neste momento tenho uma Santiago 1200, onde adaptei uns aramezitos para fazer uma espécie de radiais.
Estacionárias entre 1.2 e 1.4.
Estou a pensar adquirir uma Sírio Boomerang 27W.
Agradeço a vossa opinião / ajuda, visto que sou novato nestas coisas.
Desde já um muito obrigado.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Instalei por cá um CB. Qual a melhor antena para meter numa varanda com pouco espaço, num 5º andar?
Neste momento tenho uma Santiago 1200, onde adaptei uns aramezitos para fazer uma espécie de radiais.
Estacionárias entre 1.2 e 1.4.
Estou a pensar adquirir uma Sírio Boomerang 27W.
Agradeço a vossa opinião / ajuda, visto que sou novato nestas coisas.
Desde já um muito obrigado.

Boas

A Santiago 1200 é uma antena para instalar em viatura.

A Sirio é a antena apelidada "um passo em frente", e que pode melhorar alguma coisa quer em Rx ou Tx.

Para melhor rendimento a mesma deve ser montada o mais afastada das paredes.

Exemplo:

Antena CB.png

Boa pesquisa
 

31AT054

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Se me permitem o conselho, uma excelente antena para instalar quando se tem pouco espaço, nomeadamente numa varanda, é a Antron 99.
É uma antena de utilização maritima, em fibra, não muito grande, mas excelente para espaços limitados.
73/51,
31AT054 - Francisco
 

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Como disse mrsat o ideal para uma varanda é de facto a Passo-em-Frente....
Muito usada nessa configuração e se, desviada convenientemente do prédio, ela dá o seu a seu dono....
Nos balcões e varandas o problema é não poder ultrapassar acima para um vizinho e abaixo para outro. Isso impede de usar uma antena convencional.
Precisamos de uma antena que tenha pelo menos 1/4 de onda acima e 1/8 "compensado" para baixo..... Se o vizinho ou o condomínio autorizar, 1/4 de onda para cada vareta era oprimo......
Como essa antena não tem bobina , precisa de um ângulo de um passo ( ao torno de 135º) para ajustar a TOS....


Antron 99 é desaconselhada para pequenos espaços..... pois ela tem um lóbulo rasante .
Para espaços exíguos ou com obstáculos na sua proximidade deem preferência a uma Astroplane da qual vos deixo um esquema abaixo (link exterior)

14632783681_b5b84820ed%u00255B1%u00255D.jpg
 
Última edição:
Topo