• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Equipamentos antigos Zon

XipKid

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 23, 2014
Mensagens
32
Gostos Recebidos
0
Boas
Então é assim:
Eu irei rescindir hoje do contrato da zon, para passar para a vodafone.
Presumindo que o material zon é aqui "abandonado" , que poderei eu fazer com as boxs e com o router?
Obrigado

PS: sou cliente fibra terrestre.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Presumindo que o material zon é aqui "abandonado" , que poderei eu fazer com as boxs e com o router?
Nada. Esse material é deles e mais dia menos dia serás contactado para combinar a recolha do mesmo.

DX2
 

macacofer

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 12, 2013
Mensagens
44
Gostos Recebidos
0
pois é amigo na meo eles nunca vieram levantar foi para o ecoponto
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
pois é amigo na meo eles nunca vieram levantar foi para o ecoponto
Isso, deita o material fora. Se ele não era teu, um dia ainda vais ter de os indemnizar pelo prejuízo.

DX2
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
SE forem Boxes HD da NOS eu poderei comprar uma duas de forma legal.
Os Clientes ZON (Agora NOS) aqui há uns dois ou 3 anos tinham as boxes oferecidas quando aderiam aos tarifários iris. Depois passaram a ser vendidas. Só recentemente é que deixaram de vender e passaram a alugar. Nesse caso convém saber Há quanto tempo é que recebeu as Boxes para termos uma ideia da situação, isto é se as boxes são suas ou se tem de as devolver. Tenho uma familiar que mudou da NOS satélite para MEO tem quase 2 meses e ainda não foram a casa recolher o equipamento (Boxe Pace HD). Até acredito que nunca o irão fazer.
 

dannycosta

GF Bronze
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
46
Gostos Recebidos
0
Quando desisti da Nos eles vieram buscar a box mas nao levaram o modem cabo..ainda cá esta ja á 4 anos :) um dia deito ao lixo.
as box com disco deve dar para aproveitar o mesmo para disco externo ou ligar ao pc..nao tenho a certeza que dê mas se der é bom.
 

rds_correia

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 26, 2011
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Este tópico já leva uns meses, mas queria só lembrar que nalguns operadores (não sei se será o caso da NOS), existe a obrigação da devolução dos equipamentos de suporte ao contrato que não tenham sido adquiridos ou oferecidos pelo operador.
Para dar um exemplo, o meu contrato com o Clix obrigou-me a deslocar-me às suas instalações de, se bem me lembro, Alfragide para devolver a tv box porque o modem e o telefone sem fios tinham sido oferta. No caso do MEO tive que deslocar-me a uma loja para devolução da tv box e do modem, o telefone tinha sido oferta.
Foram os operadores, no acto da minha não-renovação do contrato, que me informaram dessa minha obrigação que eu depois pude constatar estar incluída no contrato de fornecimento do serviço.
De NOS a única coisa que sei é que denunciei o contrato do meu pai por falecimento, ficaram de agendar comigo uma ida a minha casa para recolherem os equipamentos e já lá vão quase 6 meses sem me dizerem nada.
Do meu ponto de vista, não sou obrigado a ficar com os equipamentos deles pra sempre e não sou armazém da NOS. Por isso se daqui por um mês ou dois não me disserem nada, ou apodero-me deles e dou-lhes o uso que bem entender ou desfaço-me deles se não me servirem pra nada.
 

joseaugusto

GF Prata
Entrou
Mar 10, 2007
Mensagens
397
Gostos Recebidos
0
Já fui cliente MEO e NOS por satelite. Na Meo tive de ir entregar o receptor a uma loja da pt; na NOS, agendaram uma data para vir uma transportadora buscar o aparelho a minha casa.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Este tópico já leva uns meses, mas queria só lembrar que nalguns operadores (não sei se será o caso da NOS), existe a obrigação da devolução dos equipamentos de suporte ao contrato que não tenham sido adquiridos ou oferecidos pelo operador.
Para dar um exemplo, o meu contrato com o Clix obrigou-me a deslocar-me às suas instalações de, se bem me lembro, Alfragide para devolver a tv box porque o modem e o telefone sem fios tinham sido oferta. No caso do MEO tive que deslocar-me a uma loja para devolução da tv box e do modem, o telefone tinha sido oferta.
Foram os operadores, no acto da minha não-renovação do contrato, que me informaram dessa minha obrigação que eu depois pude constatar estar incluída no contrato de fornecimento do serviço.
E fizeste muito bem em lembrar porque há certas pessoas que acham que depois de terminarem os contratos tomam posse dos aparelhos e podem fazer o que bem entenderem com eles.


De NOS a única coisa que sei é que denunciei o contrato do meu pai por falecimento, ficaram de agendar comigo uma ida a minha casa para recolherem os equipamentos e já lá vão quase 6 meses sem me dizerem nada.
Do meu ponto de vista, não sou obrigado a ficar com os equipamentos deles pra sempre e não sou armazém da NOS. Por isso se daqui por um mês ou dois não me disserem nada, ou apodero-me deles e dou-lhes o uso que bem entender ou desfaço-me deles se não me servirem pra nada.
Não faças isso. Eu estou numa situação idêntica e perguntei aqui na loja da NOS se podia entregar-lhes os aparelhos depois do serviço ser desligado e eles disseram-me que nestes casos de falecimento do titular do contrato, como não é uma rescisão por um motivo normal, o processo demora mais tempo porque tem de haver uma habilitação de herdeiros para que haja alguém que passe a ser o responsável pelo contrato, caso haja alguma irregularidade posteriormente. Por isso os equipamentos não podem ser entregados numa loja. Eu estou à espera quase há 5 meses.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Tb qd fui cliente da ainda TVCabo qd mudei de casa fui contactado pela operadora para devolver esse modem passado quase 1 ano, e qd fiz o novo contrato na nova habitação da altura indiquei q tinha um modem q até podiam aproveitar mas foi a mm coisa q n dizer nada.
Passado 1 ano la tive que ir aos Amoreiras devolver o primeiro CableModem. Anos mais tarde mudei-me para o norte e anulei o contrato, ja por ter passado uma situação identica avisei do modem e perguntei se tinha o q ir entregar ao mm sitio e disseram q não q depois tratavam disso.
Passaram-se 7 anos e fui contacto sobre um aparelho q nunca tinha devolvido e tinha uma multa para pagar, ja devem imaginar como correu a conversa!!! Depois da postura do operador mudar consideravelmente expliquei a situação e q nunca me contactaram para o devolver, mas que isso não seria um problema pq eu ainda tenho o CableModem guardado é so o mandar vir buscar pq agora n vou de Aveiro para Lisboa de certeza, eu acho q ele n estava nada à espera disto, de eu passado 7 anos ainda ter o aparelho à espera deles que era para me tentaram cobrar alguma coisa. Entao o operador indicou q iria ser contacto para entao tratar disso.

Bem, ja passaram mais 5 anos e contacto nenhum e o modem continua à espera deles. Duvido que um modem com mais de 10 anos agora lhes sirva para alguma coisa qd a net na altura era de 512kbps. Mas o modem continua guardado quando eles quiserem vir buscar.
Ainda posso acrescentar q ainda à uns anos em brincadeira testei ligar o modem da tvcabo no cabo da cabovisao, sabia q nem devia ligar mas quis testar so pela descoberta. Liguei o modem (nao tinha net, so serviço de tv) e deixei-o la, ficou a piscar aí uns 5min até q a luz de internet fixou!!! Xiii fiquei logo todo em pulgas e fui logo buscar o portatil para ligar ao modem, liguei o portatil e ao tentar aceder a alguma pagina apareceu uma pagina da cabovisao para colocar varios dados :( eheheh
Qd a NOS quiser vir buscar o modem pode vir q ele ainda trabalha!!!
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não vás sem resposta. A pessoa que faleceu já tinha sido cliente deles (na altura ainda era Netcabo) e rescindiu o contrato para mudar, na altura, para a Clix, só com o serviço de internet. Os modems da Netcabo e o do telefone ficaram por lá guardados.
No princípio do ano passado a NOS propôs-lhe a mudança para o serviço de cabo, visto que a Clix ia acabar. Quando o técnico veio instalar o modem e a box trazia uma folha à parte com indicações para recolher os modems da Netcabo e, vê lá tu, o da Clix! Eles não esquecem.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Quando o técnico veio instalar o modem e a box trazia uma folha à parte com indicações para recolher os modems da Netcabo e, vê lá tu, o da Clix! Eles não esquecem.

Se n tivermos para devolver, existirão as tais multas ou custos associados?
Eu como "novo" cliente se me tentassem cobrar por um algum aparelho que eles não recolheram na altura ficam logo ali sem cliente, podiam dar meia volta q já n ligavam lá nada.

Acredito que a grande maioria já não sabe dos aparelhos passado anos e muitos já os deitaram para o lixo, a recolha dos equipamentos a quando da cessação do contrato tem que ser da responsabilidade da operadora. Se querem que a responsabilidade de devolição seja do cliente então podem colocar um termo no contrato a indicar algo assim "O presente contrato apenas pode cessar a quando da entrega de todos os equipamentos numa loja da operadora, sem a entrega dos equipamentos por parte do cliente o contrato não pode ser cancelado", desta forma as pessoas para cancelar o serviço tinham mesmo que entregar os aparelhos. Que não considero correcto, mas sempre era melhor que esta palhaçada de pedirem o material anos depois e no meu caso ainda tentarem que eu pagasse uma multa.

É preciso esperar sempre o pior das operadoras para nunca sempre apanhados desprevenidos, bolas já temos tanto na vida com que nos preocupar e ainda temos que andar preocupados com o mau funcionamento dos serviços "públicos" em geral.
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Como ninguém é obrigado a ser um "armazém" do dito operador ( seja ele qual for), na carta de rescisão de contrato deve incluir a linha:
"A operadora têm X dias para levantamento dos seus equipamentos , após o desligamento dos serviços, ficando após essa data os equipamentos não levantados, sujeitos a uma taxa de guarda, e perdendo o direito aos mesmos após X meses/dias sem que providencie o seu levantamento."

Desta forma passa a operadora a ter de pagar "pelo armazém" , e até mesmo a perder o usufruto dos equipamentos caso não "dê corda aos sapatos" para o ir buscar!
 

Sharkman

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2014
Mensagens
1,019
Gostos Recebidos
0
Boas, eu ainda tenho modems há mais de 10 anos, ainda daquela publicidade da sapo " o sapo está mais rápido " loool

Tenho lá 3 em caixotes...

Abraço
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Como ninguém é obrigado a ser um "armazém" do dito operador ( seja ele qual for), na carta de rescisão de contrato deve incluir a linha:
"A operadora têm X dias para levantamento dos seus equipamentos , após o desligamento dos serviços, ficando após essa data os equipamentos não levantados, sujeitos a uma taxa de guarda, e perdendo o direito aos mesmos após X meses/dias sem que providencie o seu levantamento."

Desta forma passa a operadora a ter de pagar "pelo armazém" , e até mesmo a perder o usufruto dos equipamentos caso não "dê corda aos sapatos" para o ir buscar!
Pois, mas não pode ser cada um a fazer a lei conforme lhe dá mais jeito. Essa "cláusula" numa carta de rescisão de contrato não teria qualquer valor legal, logo não obrigaria a operadora a cumpri-la.
Não havendo qualquer referência a isso no contrato (penso que há, mas não tenho a certeza) aplica-se uma regra relativa à guarda de bens, que estou certo deve existir na Lei do Consumidor.

DX2
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Pois, mas não pode ser cada um a fazer a lei conforme lhe dá mais jeito. Essa "cláusula" numa carta de rescisão de contrato não teria qualquer valor legal, logo não obrigaria a operadora a cumpri-la.
Não havendo qualquer referência a isso no contrato (penso que há, mas não tenho a certeza) aplica-se uma regra relativa à guarda de bens, que estou certo deve existir na Lei do Consumidor.

DX2

A lei da " guarda" do equipamento de telecomunicações só é valida durante a duração do contrato, e apenas nos equipamentos com a indicação de : "propriedade de xxx ,etc" que é o caso dos cartões de acesso, após terminar o contrato e os serviços desligados, qualquer cidadão dispõe do direito a cobrar pela guarda seja do que for, o prazo máximo para o operador reclamar os seus equipamentos é de 5 anos em caso de litígios apenas. Na rescisão dos contratos, de lembrar que o operador dispõe de 30 dias para levantar o seu equipamento após desligar os serviços por rescisão de contrato.
Tanto mais que a actual lei de fidelização , é baseada nos preços dos equipamentos dos equipamentos para o cliente usufruir do serviço e pelos serviços de instalação,sendo que após a fedilização , ou tempo de premência obrigatória ( chamem-lhe com quiserem) o cliente ao rescindir contrato não tem de devolver nada ao operador, como por exemplo cabos, antenas e outros acessórios instalados, que passam a ser propriedade do cliente.


Eu posso dizer que uma vez numa rescisão com a cabovisão até mandei retirar os cabos instalados na minha parede exterior e propriedade , E que davam acesso a outros utilizadores) como a cabovisão não acatou a ordem simplesmente os arranquei findo o período que lhes dei , foi enviada uma equipa para voltarem a ligar os cabos , mas foram proibidos por mim de entrar e de encostar escadas ou prender cabos a minha propriedade, claro que tudo isto foi parar aos tribunais... Resultado... tenho uma quinta ...(onde passam os cabos ) e o serviço grátis de TV da cabovisão grátis já vai para 12 anos ... e assim vai continuar se quiserem passar os seus fios pela minha propriedade.
Por isso se o operador quer que lhe guarde os equipamentos que me ofereça um armazém ou que me pague o meu espaço!
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Confirmo isso das operadoras a usarem propriedade privada para passar as infraestruturas deles.

A minha mãe à uns anos comprou uma casa, e lá no meio do jardim um poste da PT a estragar o espaço. Pensei logo com os meus botões "qd tiver um tempo já vos trato da saúde". E nem de propósito, passado uns dias estava lá a ajudar as mudanças qd de repente olho para o jardim e vejo um técnico a preparar-se para subir ao poste, levou logo um berro a perguntar o q ele estava a pensar fazer e pq razão estava ali sem autorização. Até tive pena do rapaz q n sabia em q buraco se enviar, disse q ia fazer uma ligação para um novo cliente, respondi q n ia fazer nada disso e para reportar isso à PT para me contactarem e dei-lhe os meus contactos.

A minha ideia era tb essa, se querem o poste ali ou pagam ou oferecem serviço. Telefonaram e lá tive à conversa com eles e disseram q iriam ver a situação, passado 2 dias apareceu uma equipa e fui ter com eles. Tinham indicações para retirar o poste, tiveram lá o dia todo a fazer novas ligações pq o poste foi para bem longe!!!

Agora n sei se isto lhes foi mais vantajoso do q "oferecer" um serviço básico mas isso é lá com eles.
 
Última edição:

agileyoda7

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2015
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Pois, eu era cliente Sapo Fibra, e quando parei, nunca ninguém me pediu o router ou o modem.

Tanto que agora tenho usado o router num local no campo onde só há ADSL, e o router de marca "Meo" é mais afectado pelo ruído da linha, do q Thomson que era do Sapo Fibra
 

agileyoda7

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 12, 2015
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Eu estou a reutilizar o router (que tb é modem ADSL) que vinha com o modem de fibra. Tomara eu ter fibra aqui... :/
 
Topo