• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Antena tipo Selfsat na Holanda

bullshift

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá a todos,

Apesar deste ser um dos meus primeiros posts, já visito este forum há algum tempo.
Estou a morar na Holanda e estou a tentar instalar um sistema satélite para aceder a canais Portugueses. Ainda não tenho a subscrição, mas antes de fazer um contrato com um dos operadores, queria ter a certeza que apanhava o satélite correctamente.

E foi aí que as coisas começaram a complicar. Antes de mais, por uma questão meramente de estética, eu optei por uma antena do tipo selfsat (Slimsat SA62). Já sabia à partida que era uma opçâo arriscada porque, segundo as especificaçôes, é equivalente a uma antena de 65 cms, ao passo que o satbeam diz que na minha zona eu necessito de 55cm. Como arranjei um negocio interessante no ebay, decidi arriscar.
No entanto e depois de perder algumas horas, parece que não consigo apanhar nada. A minha box nunca detecta nada e, usando um sat-finder (custou cerca de 10€, com agulha, um pequeno potenciometro e barulhento :) ), so consigo ter 2 comportamentos:
-nalguns transponders, o sat-finder satura (sempre no maximo), independentemente de eu reduzir o potenciometro ate ao minimo.
-noutros (raros), consigo fazer alguma afinaçâo, mas nada de especial.

Depois deste testamento, gostava de começar com 2 perguntas:
-Alguém teve alguma experiência semelhante com um sat-finder? o que pode explicar o facto da agulha apontar sempre para o máximo (e apitar sem parar), independentemente da posição do potenciometro?

-Que satélite me recomendam tentar sintonizar antes de ir para o Hispasat? Uma vez que a antena pode não ser suficientemente grande para o Hispasat, que satélite é suficientemente forte e fácil de apanhar aqui na Holanda?

Só para completar a informaçao, a minha box é uma Axas E3HD e a minha experiência com satélite era inexistente até há uns fins de semana atrás.

Todas as dicas sâo bem-vindas.

Obrigado desde já pela atenção.
 

sedutor

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 8, 2007
Mensagens
114
Gostos Recebidos
0
amigo o meu sat finder custou 295 euros amigo assim nao vais la ja nao se usa sat finder por dez euros moro Longe para te ajudar devo morar a cerca de 5 Horas de carro
 

Anexos

  • sol_monmes-039_pic1_1_z1.jpg
    sol_monmes-039_pic1_1_z1.jpg
    43.7 KB · Visualizações: 25
Última edição:

bullshift

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela resposta!
Pois esse Sat finder deve ser muito bom, parece bastante profissional. No meu caso, estou apenas a começar, portanto ainda nâo vou fazer investimentos tâo avultados.. se não me safar procuro alguém aqui na zona que me possa ajudar...

No caso do meu sat-finder, queria só uma forma de ajudar na afinação final do prato. Usei as indicaçôes do manual da antena e do dishpointer, portanto a elevação, azimute e skew nâo devem andar muito longe!
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Eu tenho um satfinder desses de 10 euros e é suficiente para fazer essa afinação.
mas para afinar uma antena é preciso mais informação.
tem de ter um receptor que tenha já memorizado dois ou três canais livres do hispasat de preferência um com polarização vertical por exemplo O canal tv5 francês e outro horizontal.
Deve também ter uma ideia da inclinação da antena e da orientação.
se tiver alguém por perto com parabólica apontada ao hispasat pode observar a posição da antena.
uma bússola daquelas de 5€ pode ajudar na orientação.
a inclinação da antena para o hispasat é praticamente o máximo que o suporte permite.
a partir daqui tem de fazer algumas tentativas com o potenciometro do satfinder no máximo primeiro. E depois quando apanhar sinal vai reduzindo o som e afinado a antena até ter ganho máximo.
pode pesquisar na net os valores da orientação e inclinação da antena para o hispasat 30graus Weste.
em relação ao problema que tem de o potenciometro ter o apito sempre no máximo não é normal. deve estar avariado ou se não está pode ser do receptor.
O satélite com sinal mais forte talvez seja mesmo o hispasat ou o Astra 19,2 graus E.
Cumprimentos
 

bullshift

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Mais uma vez, obrigado pela resposta e pelas dicas.

Penso que a informação do satbeans e do dishpointer me dá a posição da antena com alguma precisão. No entanto, tenho uma árvore que é um bocado suspeita, pode estar na linha de visão.

Sendo assim amanhã (se o tempo deixar) vou fazer esses 2 testes:
-Sintonizar uns canais
-tentar o Astra, penso que para esse satélite nâo tenho nenhuma árvore duvidosa

Obrigado pelas dicas.
Cumprimentos
 

bullshift

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Mais uma vez, obrigado pela resposta e pelas dicas.

Penso que a informação do satbeans e do dishpointer me dá a posição da antena com alguma precisão. No entanto, tenho uma árvore que é um bocado suspeita, pode estar na linha de visão.

Sendo assim amanhã (se o tempo deixar) vou fazer esses 2 testes:
-Sintonizar uns canais
-tentar o Astra, penso que para esse satélite nâo tenho nenhuma árvore duvidosa

Obrigado pelas dicas.
Cumprimentos
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Companheiro se o que tu queres é o Hispa é para esse que tens que apontar...

O satfinder deve ter o botão do potenciómetro rodado o mais à esquerda possível... só deves ouvir um pequeno apito que vai aumentando, por si, à medida que a antena vai estando mais próxima da sua correcta instalação. Ou seja, à medida que o apito aumenta de volume, vais o diminuindo no botão. Isto significará que ao mínimo rodar deste para a direita o som fica muito intenso o que nos indica que a antena está no "ponto".

Deves efectuar a instalação com a box junto à antena (tens que lá ter uma tv) para te ires apercebendo do que estás a fazer (vais visualizando as barras de estado).

Podes consultar a informação sobre o Hispa aqui. Coloca a box num canal FTA.

Por fim, a primeira vez costuma ser muito complicada....

http://www.geralforum.com/board/537/436383/como-orientar-o-prato-para-hispasat-na-suica.html
 

bullshift

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Bom dia a todos,

Já consegui qq coisa!
Usando o canal TV5 e o sat-finder, consegui encontrar a posição onde o sinal é mais forte, mas penso que é ainda insuficiente...
Consegui ver o canal TV5 com muitas falhas,o nivel de SNR nao passa dos 30%, o que me parece muito pouco..
Entretanto, tentei por num canal com polarização horizontal e reparei que é este caso que me deixa o sat-finder maluco! Ele satura completamente, independentemente da posição do potenciómetro e da posição da antena.

Alguma ideia do que poderá ser?

Obrigado a todos pelas dicas, ao menos já tenho algum progresso...
Vou continuar com as experiências.
Cumps
 

bullshift

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Update:
Mudei a antena de sítio pq, como vos disse, estava desconfiado de uma árvore. De facto, consegui melhores resultados, desta vez estou quase nos 60%. Ainda não é optimo, mas pelo menos já dá para ver qualquer coisa.

Entretanto estive a pesquisar acerca do meu outro problema: só apanho canais com polarização vertical e não horizontal. O LNB da minha antena Slimsat SA62 é suposto ser universal, portanto devia dar qualquer coisa. Segundo o meu amigo google, em casos do género ou o LNB foi à vida, ou o sintonizador não está a polarizar o LNB com os 18V necessários.
Ora vejamos, se o meu satfinder satura, eu eliminaria a segunda hipótese, certo?
Também acho mais provável ter levado um barrete na antena do que no sintonizador, pq comprei usada no Ebay, enquanto o sintonizador veio novo do amazon.

Não tendo um segundo sintonizador para testar nem uma segunda antena limita-me um bocado o troubleshooting. Se alguém tiver alguma sugestão será certamente bem-vinda.
Em todo o caso, agradeço à partida a vossa atenção. O meu problema inicial de não apanhar nada está resolvido, agora parece-me que estou refém do material que escolhi.

Cumprimentos
 

kilkaka

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2007
Mensagens
162
Gostos Recebidos
0
LOL também estou nessa situação para resolver o problema do vento neve e muita chuva comprei uma Antena SELFSAT H30D4 Quad LNB..
Resultado uma trabalheira para afinar até convidei um amigo para ajudar na coisa .
Nunca conseguimos por aquilo a mais de 67% e logo esse dia pimba chuva e vento acabei por desligar a tv!! se com o prato estava mal com esta antena 30vezes pior.
Atenção pode as tantas nós é que não sabemos afinar aquilo ..mas acho que não vale o preço que dei por ela novinha em folha...
Prontos voltei ao prato de um metro.10 e esta a 98% sem falhas! até que venha mais uma ventania ...ou então vou ao ferreiro e mando soldar a antena toda e com reforços..:Hee:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
LOL também estou nessa situação para resolver o problema do vento neve e muita chuva comprei uma Antena SELFSAT H30D4 Quad LNB..
Resultado uma trabalheira para afinar até convidei um amigo para ajudar na coisa .
Nunca conseguimos por aquilo a mais de 67% (...)
Pois não, ela não dá mais!

DX2
 

bullshift

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Pois, acho que também vou optar por uma clássica!
Ainda estive a investigar as H50, mas depois deste fiasco, não me parece que vá arriscar mais!
 

bullshift

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Bom dia,
Já agora, uma questão acerca do tamanho de um prato normal.
O satbeams diz-me que é preciso um prato de cerca de 55cms para a minha zona (Zona de Haia, na Holanda), mas eu diria que é um bocado pequeno...
Talvez seja melhor optar por um maiorzito, tipo 80 ou 100 cm. O que me dizem?

Confesso que não gosto muito de ver antenas parabólicas enormes em casa, daí eu ter inicialmente optado pela antena plana...
Obrigado desde já. Caso necessário eu abro um novo tópico para esta nova pergunta.

Tiago
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Bom dia,
Já agora, uma questão acerca do tamanho de um prato normal.
O satbeams diz-me que é preciso um prato de cerca de 55cms para a minha zona (Zona de Haia, na Holanda), mas eu diria que é um bocado pequeno...
Talvez seja melhor optar por um maiorzito, tipo 80 ou 100 cm. O que me dizem?

Confesso que não gosto muito de ver antenas parabólicas enormes em casa, daí eu ter inicialmente optado pela antena plana...
Obrigado desde já. Caso necessário eu abro um novo tópico para esta nova pergunta.

Tiago
Eu conheço uma pessoa que está a receber o Hispasat na Dinamarca (portanto muito mais próximo do limite exterior do feixe) com uma antena de 80cm, por isso aí na Holanda 60cm deve chegar.

DX2
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
Aqui na Bélgica tenho uma de 65 cm onde tenho sinal mais que suficiente ( a potencia de sinal do hispasat para Belgica é exatamente a mesma para Holanda),mas na minha opinião uma de 80 a 85 cm é o ideal porque em dias de mau tempo ou neve tem uma perda substancial de sinal e nesta zona da europa é mais os dias (maus) que bons .

hispasat-1c-global.jpg
 

espada

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 19, 2007
Mensagens
365
Gostos Recebidos
0
eu quando andava de camiao pela europa fora, tinha uma antena de 38cm(tipo camping, comprada num fabricante portugues em estarreja), um satfinder de 10 euros e recetor octal, e quase em todos os países que passava até á suécia (quase a 3500km de portugal) apanhava o hispassat, por vezes tinha que apontar a antena quase para o chao para apanhar o satelite, e só tinha um problema em paises mais distantes como dinamarca ou suéçia, por vezes estava a ver um certo canal e quando mudava para outro com outra frequençia tinha que mexer na antena para os lados para ter sinal razoavel.
por isso tentem a inclinaçao, ás vezes temos que inclinar um pouco mais a antena para baixo.
 

bullshift

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 22, 2013
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá a todos,
Obrigado por todas as respostas.. só para finalizar o tópico, entretanto já resolvi o meu problema.. comprei uma antena "normal", de 65 cms e coloquei num sitio onde nao preciso de me preocupar com arvores tao cedo :)

portanto, parece-me q a primeira antena que comprei foi mesmo um barrete!
 

p3t3rgonc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 4, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Bom dia a todos! eu tenho uma sefsat aqui no Funchal e gostaria de deixar aqui duas questões se me permitem...
1ª- Será que esta antena é suficiente para ter uma qualidade razoável apontada para o Hispa?
2ª- Como ainda ando a pesquisar, qual será o melhor receptor a comprar? (qualidade/preço)

Obrigado! :espi28:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Bom dia a todos! eu tenho uma sefsat aqui no Funchal e gostaria de deixar aqui duas questões se me permitem...
1ª- Será que esta antena é suficiente para ter uma qualidade razoável apontada para o Hispa?
2ª- Como ainda ando a pesquisar, qual será o melhor receptor a comprar? (qualidade/preço)

Obrigado! :espi28:
1- No Funchal, duvido. Até aqui no continente elas rendem pouco. Nada como perguntar a alguém conhecido ou olhar para as antenas por aí instaladas para saber qual é a "norma".
2- Esta não é a secção para esse tipo de questões. Aqui é só para dúvidas sobre instalação e orientação de antenas.

DX2
 

p3t3rgonc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 4, 2007
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Obrigado.
Fui induzido em erro então quando adquiri uma antena selfsat que diziam ser equivalente a uma antena de 60... e como as de 60 aqui funcionam razoavelmente bem decidi investir.
Quanto ao receptor optei por uma Alien 2+ e ainda ando às escuras sem saber se é da configuração da box se da orientação... L=90 e Q=0
De qualquer forma agradeço a opinião e peço desculpa por ter feito a pergunta no local errado... ainda me estou a ambientar nestas andanças! Grande abraço a todos!
 
Topo