• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

A meus primeiros passos em aquaponio

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Os meus primeiros testes com aquaponia.

Inicialmente, vou testar um sistema básico recorrendo a placas de esferovite.

Neste momento tenho duas placas de alfaces e uma placa de agriões.


Se tudo resultar como esperado, vou avançar para um sistema de aquaponia mais complexo.

Duas fotos:


Alfaces



Agriões
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Bem, sempre podes convidar o pessoal para ir aí comer os agriões, se resultar é claro :naodigas::Espi06::36_2_51:

Em tempos também estive a pensar fazer um projecto do tipo, mas acabei por abandonar.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
isso é um lagar?

Pelas fotos parece-me que tens as placas directamente em cima do lago dos peixes, se for esse o caso os peixes vao começar a mordiscar as raizes e atrazar o desenvolvimento das plantas.

Isso tem boa luz natural?

tem atençao para as raizes nao apanharem luz, se apanharem começam a ficar verdes e a planta morrer porque deixa de se conseguir alimentar.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boas, voltando aqui, isto não será hidroponia? então e a água circula?
[video=youtube;jsVPYCHQo-A]https://www.youtube.com/watch?v=jsVPYCHQo-A[/video][video=youtube;cZNNaSVKOGI]https://www.youtube.com/watch?v=cZNNaSVKOGI[/video]
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Hidroponia é cultivo em agua feito com soluçao fertil, usando fertilizantes de frasco.

Aquaponia é cultivo em aguaa feito com fertilizaçao natural da decomposiçao dos detritos dos peixes.
Numa descriçao muito simplificada:
Deitamos comida aos peixes
Peixes digerem a comida e espelem sob a forma de amonia
bacterias decompoem a amonia e transformam em nitrato
plantas absorvem o nitrato da agua limpando a agua dos peixes

Em relaçao a circulaçao da agua
Se os peies estiverem no mesmo tanque, e nao atacrem as raizes, basta uma bombinhaa de ar para oxigenar a agua e a manter em movimento.
Tal como em hidroponia num sistema de Deep Water Culture so é preciso um compressor de ar, nao é preciso bomba para fazer circular a agua.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
cable-man, a luz do sol não tem incidência directa sobre o tanque/lagar, pois este está protegido por um telhado.

Independentemente dos resultados obtidos neste teste, irei começar a desenhar um circuito de água corrente de forma a obter o máximo de produção biológica do meu sistema.

Está na hora de se começar a comer coisas saudáveis e este é sem dúvida um dos sistemas mais económicos e produtivos que conheço até ao momento. Tem um custo inicial considerável mas, se bem estruturado inicialmente pode ter custos de manutenção bastante reduzidos.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Eu estava a perguntar se o lagaar tinha sol, proque estava a achar as plantaas muito esticadas.
Quando as plantas recebem pouca luz começam a crescer esticadas em vez de repolhudas.

Se esse lagar estiver ao lado de uma parede que se possa furar para passar dois tubos, com pouco dinheiro se faz ai um sistema aquaponico profissional.
Quando digo com pouco dinheiro... digo uns 100 euro ou menos. isto ja a contar bomba + materia filtrante + depositos para pousar as placas de cultivo + 1 balde para fazer de filtro biologico + uns 20 peixes vermelhos.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Entao? Ja se comeram as alfaces todas ou ainda crescem?
 

xacazulu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Qual a melhor maneira de cultivar agriões no sistema aquaponico?
 

xacazulu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Tenho um sistema aquaponico com 1 cama de argila, 2 DWC e três tubos NFT. Qual será a melhor para os agriões.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Nao coloque.
Agrioes e hortela meten-se por todo o lado e dao cabo dos sistemas.

Cheguei a meter agrioes nos NFT, fui apanhar as pontas deles a mais de 5 metros de distancia, dentro do tubo de esgoto.
Os gajos entopem tudo.
 

xacazulu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela dica. Os agriões desconhecia, mas a hortelã, já reparei que se "estica" bastante. Vou ter de a retirar de lá.
 
Topo