• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Skybox + Motor GI HH250

flippedro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 27, 2009
Mensagens
186
Gostos Recebidos
0
Boa noite a todos,

ja li bastante sobre a montagem deste tipo de sistemas, agora chegou a hora de passar à pratica, daquilo q li fiquei com algumas luzes e quase como quando se vai para um teste, acho q sei a liçao toda lol, mas ja sei que na hora da pratica, vou achar q nao sei nada lol

é o seguinte, comprei um motor Gi hh250 para colocar em sintonia com uma das skyboxs ca de casa (F3 e V7). o motor foi comprado em segunda mão.

1º exprimentei os controlos manuais e o motor esta ok.
2º coloquei o hispasat na lista de sat da box, definindo os 30w,
3º ao mandar o motor para esses 30w em modo usuals, reparo que o motor vai parar nos 35w segundo a escala gravada no mesmo!
4º coloquei outros satelites na lista e testei, resultado: para alguns satelites o motor parece parar nos graus correctos (coincidem os graus colocados na box, com os dados que estao gravados no motor), para outros satelites e à semelhança do que acontece com o hispasat, o motor para uns graus à frente ou atras!

- não defini nenhuma localizaçao actual ou seja, deixa as coordenadas da minha localização tudo a 0 (foi so mesmo para testar os movimentos do motor)

- não tenho o motor ligado a nenhum prato, so o tenho ca em baixo ligado à box por coaxial, para testar.

é normal isto acontecer?!

secalhar devo fazer reset ao motor,
podera ter ficado alguma configuração gravada no motor, algo que o anterior dono tivesse deixado ??

aguardo ajuda da vossa parte, enquanto vou tambem pesquisando mais sobre isto!

obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se não tens o motor fixado à antena como sabes que ela não fica no Hispasat mesmo se o motor só parar nos 35ºW? É que isso dos graus que vêm na escala dos motores não é assim tão linear. Lembra-te que o Sul do arco duma antena móvel não são os 0º.
Em todo o caso, se o motor é usado deves fazer um reset porque ele vai trabalhar numa montagem diferente da anterior.

DX2
 

flippedro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 27, 2009
Mensagens
186
Gostos Recebidos
0
boas, entretanto percebi a razao de ele nao ir parar nos 30w na sua escala. tem a ver com o acerto q o motor faz automaticamente, consoante a nossa localizaçao que damos na box.

entretanto estive a montar o motor agora numa antena de 60cm q tenho aqui, ja sei q nao vai ser facil apanhar ou sintonizar o sistema com uma antena deste tamanho, mas enquanto nao compro o prato de 120cm, vou tentando apanhar alguma coisa com este.

vou começar por sintonizar o sat antlatic bird 2 a 8ºo ou o atlantic bird 3 a 5ºo.

a minha localizaçao é 38.90ºn, 8.65ºo.

nao me devo safar a apanhar os sats com este prato mas vou tentar.
 

flippedro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 27, 2009
Mensagens
186
Gostos Recebidos
0
ponto situação:

coloquei a minha latitude como elevação do motor: 38,90º.
alinhei a antena na direção do Eutelsat 5w, antigo atlantic bird 3, fazendo ajustes na elevação da escala da antena, conforme o sinal ate encontrar uma elevação que me deu mais força de sinal.

aparti daqui, tentei encontrar sat para este.

encontrei o thor6 0.8w, astra 4.5e, eutelsat 9e, hotbird 13e, astra 19.2e, astra 28e... foi os que me lembrei de procurar, certamente que se procurasse outras freq e deste q sejam passiveis de captar com a tal antena de 60cm, deveria de os ''apanhar''.

ainda ao tive tempo para ir mais alem dos 28este, nem dos 5oeste, ate agora suponho que esteja a correr bem.



tenho uma duvida e sinceramente ainda n tive muito tempo para refletir sobre ela, no entanto aqui fica a duvida e o caso:

acontece que os satelites que cima descrevi, foram encontrados em modo USUALS, mas quando adicionei os sat na lista, na box, tive que adicionar +5º a cada satelite, para que assim fosse possivel o motor parar na posição desejada e encontrar o satelite.

isto é correcto? tem a ver com o facto de nao estarmos a 0º de longitude e ter indicado o sat eutelsat 5e como o meu sul?? penso que deva ser por causa disso.

entao apartir de agora, cada satelite que eu introduzir, tenho que o introduzir com +5º que o que vem tabelado no satbeams.com por exemplo.

no caso do eutelsat5e, eu coloquei a fução usuals desligada na box ao inicio quando foi para pesquisar os canais desse sat. logo que a box fez a pesquisa, fui as definiçoes do sat e coloquei os graus da localização do sat, a 0's, e liguei a opçao usuals, aconteceu que o motor moveu-se nao sei para onde.
provavelmente vou ter que colocar tambem neste satelite, a localização com +5º.

relembrar que na box, coloquei as minhas coordenadas, (38,90N, -8,65 oeste). deste modo o motor esta a fazer os ajustes automaticos para cada satelite, conforme os graus que eu defino para cada satelite.

se eu colocar essas coordenadas a 0's, ja poderei depois colocar os satelites com as coordenadas reais? sem ter que adicionar +5º a cada satelite?

cumps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Bom, se a antena captou todos esses satélites a Este, em princípio o arco estará correcto portanto para Oeste também captará o que houver. Quanto à questão dos graus, eu nunca trabalhei com esses motores em modo USALS mas se ele conseguiu encontrar bem os satélites com as tuas coordenadas, mesmo com o tal desvio dos +5º, se as alterares provavelmente ele não vai parar no sítio certo e deixarás de captar os satélites. Mas isto são apenas conjecturas.

DX2
 

flippedro

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 27, 2009
Mensagens
186
Gostos Recebidos
0
quando tiver oportunidade, experimento o resto dos satelites a este, e depois para oeste.

e tambem a tal situação do desvio dos 5º!

tambem não é problema se tiver que adicionar 5º a cada satelite, para o motor os encontrar, desde que isso seja linear e constante para todos os satelites e que no fim de contas, fique tudo a funcionar, não importa que em vez de nas configuraçoes da box e do motor, aparecer um hispasat nos 30ºw, apareça nos 35ºw.

quando tiver novidades comunico.
 
Topo