• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Antena TDT/antena 4G

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Vou colocar uma antena Mimo (4G/LTE) imediatamente abaixo ou acima de uma antena com a qual faço a recepção da TDT... esta antena (TDT) está ligada a um amplificador.

A questão é a seguinte: existe alguma possibilidade de uma "atrapalhar" a outra no que toca a recepção? Vão ficar mesmo "juntinhas" e ainda existe uma terceira (FM)...

Eu julgo que não, até porque trabalham em frequências diferentes, mas quem tem duvidas pergunta...

Já agora, se alguém por cá está a usar 4G para internet, pode dar conta da sua experiência nesta plataforma? Tem antena exterior ou não, que equipamento usa... qualquer coisa é bem-vinda...

A antena do ISP está a menos de 1 km da minha residência e não tem obstáculos (campo aberto) e está ao mesmo nível de elevação. Ainda não sei a frequência desta, sei que se trata da antena Vodadone 268-01-3-29004... alguém sabe dizer algo sobre a frequência?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Vou colocar uma antena Mimo (4G/LTE) imediatamente abaixo ou acima de uma antena com a qual faço a recepção da TDT... esta antena (TDT) está ligada a um amplificador.

A questão é a seguinte: existe alguma possibilidade de uma "atrapalhar" a outra no que toca a recepção? Vão ficar mesmo "juntinhas" e ainda existe uma terceira (FM)...
Se não vão ficar na mesma direcção (ou mesmo que fiquem) desde que não estejam umas à frente das outras não há qualquer problema. Mas não a vais ligar ao amplificador, pois não?



««« TEMA PARA EVENTUALMENTE DAR CONTINUIDADE NOUTRA SECÇÃO »»»

Já agora, se alguém por cá está a usar 4G para internet, pode dar conta da sua experiência nesta plataforma? Tem antena exterior ou não, que equipamento usa... qualquer coisa é bem-vinda...

A antena do ISP está a menos de 1 km da minha residência e não tem obstáculos (campo aberto) e está ao mesmo nível de elevação.
Eu tenho o pacote dos 20Mb + telefone do wÖw da NOS com o modem Alcatel Y800Z, estou a cerca de 500m da antena em linha recta mas com montes de obstáculos pela frente e sempre tive boa recepção. De referir que este modem não tem entrada para ligação de antenas externas mas recentemente fiz um teste num sítio servido por outra antena com um modem dos novos, o Huawei E5172s, e no mesmo sítio o meu tinha 3 traços de sinal e precisei de procurar o melhor sítio para conseguir esse sinal, enquanto que o Huawei em qualquer sítio da divisão tinha sempre 4 traços, num máximo de 5.
Posto isto, e partindo do princípio que o modem da Vodafone terá uma sensibilidade semelhante e entrada para antena exterior ( o único deles que tem é o B4000), não sei se terás necessidade de a instalar.



Ainda não sei a frequência desta, sei que se trata da antena Vodadone 268-01-3-29004... alguém sabe dizer algo sobre a frequência?
Penso que a única frequência 4G activa da Vodafone neste momento é o canal 62, mas não tenho a certeza.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Por acaso apontam quase na mesma direcção... evidentemente que não a vou ligar ao amplificador!

O serviço faz-se acompanhar desse Huawei E5172... mas, sendo muito limitado, já vem a caminho um Router Huawei B593 4G desbloqueado.

Efectivamente vou esperar pela chegada dos routers e vou ver se existe necessidade de adquirir uma Mimo ou não... já tenho tudo preparado para a necessidade de instalar esta antena. Custa cerca de € 56 + portes pelo que se não for de todo necessária, ficará para uma próxima altura. Acredito que com a antena exterior atingirei toda a potencialidade do serviço.

Esse canal 62 emite em que frequência?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Acredito que com a antena exterior atingirei toda a potencialidade do serviço.
Pela minha experiência, para atingires toda a potencialidade do serviço tanto faz teres um traço de sinal no modem como o sinal no máximo.
O 4G não é como o WiFI, que se o sinal captado for fraco o serviço torna-se mais lento. Eu já estive a receber internet com o meu num sítio onde só tinha um traço de sinal, o portátil estava a receber a internet do modem via WiFi e tanto no Speedtest como no Netmede deu-me o mesmo valor que num sítio com o sinal no máximo.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Pela minha experiência, para atingires toda a potencialidade do serviço tanto faz teres um traço de sinal no modem como o sinal no máximo.
O 4G não é como o WiFI, que se o sinal captado for fraco o serviço torna-se mais lento. Eu já estive a receber internet com o meu num sítio onde só tinha um traço de sinal, o portátil estava a receber a internet do modem via WiFi e tanto no Speedtest como no Netmede deu-me o mesmo valor que num sítio com o sinal no máximo.

DX2

Ok, obrigado pela partilha... vou esperar para testar, talvez amanhã já cá tenha o serviço.

Já agora o pacote que tens da Nos quanto custa mensalmente? As chamadas são gratuitas (se sim, com que limites)? E quanto à internet? Limites de utilização?

Conheces algum sitio onde se possa consultar onde estão colocadas as antenas da Nos com o serviço 4G? Como a Vodafone tem... pode ser que a Nos também.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Já agora o pacote que tens da Nos quanto custa mensalmente? As chamadas são gratuitas (se sim, com que limites)? E quanto à internet? Limites de utilização?
Tenho o pacote dos 20MB + telefone. A internet custa, agora, € 25,48 e o telefone € 3,09 + as chamadas, que são grátis para a rede fixa entre as 21:00h e as 09:00h.
Limites de utilização da internet: até ver nunca tive, mas também se o meu volume de downloads tivesse atingido um limite, se ele existir, possivelmente já teria recebido alguma notificação ou teria notado alguma coisa de diferente no serviço. Já fiz o teste de Traffic Shaping da Anacom e resultado foi que o operador não o faz.


Conheces algum sitio onde se possa consultar onde estão colocadas as antenas da Nos com o serviço 4G? Como a Vodafone tem... pode ser que a Nos também.
Se estás a fazer essa pergunta é porque não há informação sobre isso na net. Sinceramente nunca foi coisa que me despertasse muito a curiosidade porque o sinal do 4G, como é na banda de UHF, propaga-se um pouco como o sinal de televisão, portanto desde que o modem o capte não interessa muito saber de onde é que ele vem.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
2zrdb7n.jpg

Com esta velocidade e com os traços todos completos no router, acho que não vale a pena conectar uma antena exterior...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
2zrdb7n.jpg

Com esta velocidade e com os traços todos completos no router, acho que não vale a pena conectar uma antena exterior...
O números falam por si. : Uau, quase 24Mb/s de upload. Isso é mais do que eu tenho de download!

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Sim é bom... mas chegou-me aos ouvidos que colocando uma antena exterior o ping melhora...

Para já fica assim, mas possivelmente irei comprar para testar.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
2akn528.jpg

Mais informação. Este valor indica que a frequência é a 1800Mhz.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Aí nesse print screen não há qualquer informação àcerca da frequência. Apenas diz LTE/4G.

Entretanto descobri esta resposta, aqui mesmo nesta secção:


DX2

No itém 3.6... 1500 corresponde à frequência 1800.

10000 = 800 mhz
15000 = 1800 mhz
20000 = 2600 mhz


créditos: grik

Já agora:

A Anacom permitiu que, em Portugal, as redes 4G usem as frequências de 450 MHz, 800 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz, mas TMN, Vodafone e Optimus optaram por investir nos 800 MHz, 1.800 MHz (a faixa que suporta o 4G no iPhone 5) e 2,6 GHz.


fonte: tek
 
Última edição:

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
Boa noite caro p.rodrigues. Anda um bocado baralhado com o funcionamento das redes 4g, o 3.6 internet MTU não faz referência nenhuma ao tipo de frequência utilizada pelo equipamento.
deixo aqui uma pequena explicação do que é o internet mtu:
MTU – Wikipédia, a enciclopédia livre

O parâmetro que lhe interessa é o 4.3 Bandwidth(kHz), nesse mesmo menu do printscreen que postou aqui no tópico e aí sim se aplica a definição que referiu no post anterior, eu acredito que esteja nos 10000=800mhz tendo em conta as suas velocidades e o equipamento em questão. atenção aos outros users que o b593 só mostra a frequencia da rede em redes 4G, em 3g não dá informação.
Não recomendo comprar essas antenas mimo, possivelmente foi a da dipol que lhe falaram, face ao sinal e velocidades que tem não terá o investimento recompensado e poderá não ter ganhos, nem sequer no ping, pois essas antenas são de qualidade muito dúvidosa falo por experiência própria que numa situação semelhante à sua devolvi a mesma á dipol por não ter ganhos nenhuns. relativamente às interferencias junto à antena do tdt não notei nada de relevante.
espero ter sido útil
cumprimentos.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
A questão tecno321 é que nesse ponto (4.3) a informação não é de todo correcta:

2hehh7c.jpg

10000 khz são 10 mhz... daí eu acreditar que sejam os valores que me indicaram... mas vamos ao que realmente interessa.

Sim é nesta antena da Dipol que eu estava a apontar:

e6rcye.jpg

Foi esta que compraste? Custa cerca de € 56 já com o IVA. Não tiveste "melhoras" em nada com ela... qual a que compraste?

Existem relatos em como foram bem sucedidos com esta antena e relatos negativos como o teu...

Eu só queria melhorar o ping, pois o resto está excelente...
 

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
P.rodrigues garanto-te que o Internet mtu não tem nada a ver com a frequência utilizada, eu em 3g também tenho Internet mtu de 1500. É sem dúvida o bandwidth e na pratica aí sim te tens de reger pela informação do grik pois isso está incorreto, a parte das frequências e o 10000 corresponde aos 800mhz. Até o engenheiro das as antenas da Vodafone me disseram que nestes Huawei é assim. A antena que comprei foi exatamente essa é a experiência foi a que referi. Cumprs
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Ok. Então, depois de teres devolvido esta antena, adquiriste outra?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A questão tecno321 é que nesse ponto (4.3) a informação não é de todo correcta:

2hehh7c.jpg

10000 khz são 10 mhz... daí eu acreditar que sejam os valores que me indicaram...
Tal como escreveu o amigo techno321, o Internet MTU nada tem a ver com a frequência de emissão do 4G, tem apenas a ver com a transmissão de dados. No entanto o valor indicado em 4.3 também não, apenas indica a largura de banda da frequência. As frequências em UHF têm apenas 8000kHz (8MHz)de largura de banda, daí cada operador ter "2" canais: no caso da Vodafone, ela utiliza 8MHz do canal 62 e 2MHz do canal 63.


Eu só queria melhorar o ping, pois o resto está excelente...
Daquilo que eu entendo ser o ping, só o consegues melhorar se fores morar para mais perto do servidor. :)

DX2
 

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
Ok. Então, depois de teres devolvido esta antena, adquiriste outra?
Sim comprei uma daquelas mais potentes em forma de retângulo da dipol também , ganho absolutamente nenhum no Ping. Mas levei a à zona de antenas que não trabalham nos 800mhz e tinha ganhos notórios na velocidade em relação às internas, nos 800mhz as internas superaram essa externa.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Sim comprei uma daquelas mais potentes em forma de retângulo da dipol também , ganho absolutamente nenhum no Ping. Mas levei a à zona de antenas que não trabalham nos 800mhz e tinha ganhos notórios na velocidade em relação às internas, nos 800mhz as internas superaram essa externa.

Pois... mais vale ficar como está em vez de andar a arriscar na compra de antenas. Eu estive à conversa durante bastante tempo, via Skype, com alguém da Dipol e, sinceramente, acho que querem é vender sem inquirirem bem a situação do cliente. Cheguei a ter um orçamento de quase € 140...

Cá pelas minhas "bandas" não conheço nenhuma loja física onde possa tentar um aconselhamento...
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
sei q devíamos ajudar a economia mas acho q n deves gastar dinheiro.

pelo q mostras-te isso ta impecavel, qt ao ping no 3G/4G nunca serão iguais a um serviço cabo/adsl/fibra faças o q fizeres

por isso o mais importante é estabilidade, principalmente ao levares a largura de banda ao maximo por um longo periodo nunca teres quebras de ligação
 
Topo