• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teste de Aquaponia

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Por partes:

1 - O tanque dos peixes tendo boa oxigenaçao, toda a agua beneficia com essa oxigenaçao, uma vez que a agua é a mesma a circular em todo o sistema, todo o sistema esta enriquecido.

2 - As camas de substracto sao normalmente usadas em regime de mare.
Quando a agua sobe traz nutrientes as raizes, quando a agua desce faz uma oxigenaçao extra as raizes e as bacterias que estao no substrato.
Neste sistema, de mare, nao é necessario qualquer oxigenaçao extra.
Se a cama estiver a ser usada como dutchbucket, em que o nivel de agua é sempre o minimo e a agua entra em circuito continuo, uma vez que existe pouca agua na cama tambem nao é necessaria a oxigenaçao extra, seria redundante uma vez que a maior parte das raizes nem sequer esta em contacto com a agua.

3 - As DWC sim beneficiam em ter uma oxigenaçao directa na cama.
Isto proque a agua ao ter pouco movimento, nao tem o sobe e desce da cama de mare, faz com que hava pouca troca gasosa com a atmosfera, e ai é notorio o beneficio da circulaçao de ar forçada.

Existem comparaaçoes feitas por malta no youtube a comparara duas camas iguais, com os mesmos nutrientes, em que uma tem oxigenaçao forçada e a outra nao.
E o crescimento de uma é notoriamnete maior que na outra.

MAS, e isto é um grande "mas", é preciso fazer estas contas:
a electricidade extra que vais usar a oxigenar essa cama, compensa o que pretendes retirar de la?
Por exemplo numa alface a diferença sera de uma ou duas semanas, com oxigenaçao forçada retira-se uma alface uma a duas semanas mais cedo.
Em sistemas comerciais, isto é obviamnete compensador, e chegam mesmo a utilizar oxigenio medicinal puro, em botija, para enriquecer a agua.
Mas em sistemas caseiros... sinceramente é preciso fazer as contas.
Eu, nao uso.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
ok. o meu pensamento estava correcto, então. :)
Em relação ao custo, realmente é preciso fazer as contas, sim. Não só na eletricidade como no custo do material. O que poderá compensar, num sistema caseiro, é colocar um sistema de painel solar para alimentar as bombas (já vi no facebook um sistema com um painel solar do chinÊs, através da amazon, por 15€ (o painel solar), juntamente com uma bateria semelhante aos utilizados nas motorizadas). PortuguÊs que é PortugÊs, arranja sempre maneira de poupar nem que seja 1 cÊntimo. eheh.

Vamos lá tratar de fazer o upload das fotos
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Estão a crescer bem as alfaces :)
WP_20150504_001.jpgWP_20150504_002.jpg

Sifão artesanal
WP_20150504_007.jpg

Saída de água da cama para o lago
WP_20150504_008.jpg

Comparação entre o nível mais alto e mais baixo da cama de substrato, sendo visível a movimentação do substrato, que no início deu problemas, uma vez que as alfaces eram suterradas...agora com um suporte de plástico, o problema não é tão grave. Acho que a única maneira de solucionar de vez o problema é ter o reservatório cheio até cima, com a argila, para evitar a sua flutuação, a não ser que daqui por umas semanas as bolas de argila queiram fazer o favor de se ensopar totalmente lol
WP_20150504_011.jpgWP_20150504_013.jpg
 
Última edição:

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Sim, isso mais uma semanita e a leca deixa de flutuar.

Eu cheguei a ter um sistema desses com painel solar, e ainda perdi umas horas de volta disso.
Para a bateria durar a noite toda tens de ter um temporizador, para por exemplo a ligar 5 minutos e desligar 1 hora durante a noite.
Quando o painel esta a produzir, e a bateria esta carregada, a bomba esta sempre ligada.

MAS mesmo com isto, durante o inverno passado quando a chuva nunca mais parava, a bateria ... bem... 2 invernos atras, nao foi este ultimo foi o outro que choveu ate maio ou o raio - a bateria chegou a descarregar mesmo.
Tens ainda de considerar outra coisa, estas baterias mais baratas, normalmente usadas nas UPS, nao estao preparadas para ciclos profundos...
O que implica que vais usar uma bateria por ano, porque ela deixa de conseguir armazenar carga.

Eu desisti :(
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Hmmm...ok...assim fica mais complicado...só seria rentável com um sistema em condições, num sistema comercial...
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Eu o que tenho é o painel de aquecimento com painel solar e bateria, mas a bomba so trabalha durante o dia quando os termostatos mandam, por isso a bateria nao é facil acabar, proque quando nao ha sol para carregar a bateria tambem nao ha sol para aquecer a agua e por isso a bomba esta delsigada.

Outra opçao, é teres o painel ligado num rele, quando ha sol liga a bomba do painbel e desliga a da rede, quando nao ha sol a bomba do painel desliga e e liga a da rede.
Sempre se poupa umas horas de electricidade, principalmente no verao.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
IMG_3559.jpg

resgatados há uma semana, e aproveitando para testar uma zona da cama onde a água não segue o ritmo da "maré", vão mostrando melhoriasIMG_3561.jpg

Os pulgões já atacam com força. Vamos esperar que as joaninhas encontrem este verdadeiro manjar!
IMG_3566.jpgIMG_3569.jpg

Com os morangueiros do meu pai a brotar por todos os lados, aproveitei para fazer um pequeno teste. Para os frutos, julgo que uns "suplementos" costumam ser necessários (principalmente o potássio, se não me engano). Vou então examinar a evolução destes dois pés de morangueiro, durante esta semana, e estudar um sistema de adição de nutrientes, consoante seja ou não necessário (já vi algumas ideias de adubos naturais, por exemplo, com casca de banana, que fornece uma boa quantidade extra de potássio e magnésio. Apenas tenho que verificar as quantidades, pois isso irá mexer com o pH da água, o que pode também não ser muito benéfico para os peixes)
WP_20150511_001.jpgWP_20150511_002.jpg

P.S. O moranguito da foto já vem da terra. lol
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Para cobater a bicharada eu uso oleo de neem puro com sabao potassico. 20ml oleo + 15ml sabao + 1.6 a 1.8 litros de agua morna.
Outro metodo, enquanto forem poucas alfaces, e desenterrar e enfiar todas dentro de agua um bocado, os pulgoes vao a vida.
Como isso esta em aquaponico, pode-se desenterrar e voltar a enterrar com perturbaçao minima das raizes.

quando se fala num NFT de 500 buracos... é que mergulhar as alfaces uma a uma se torna um trabalho a tempo inteiro :)
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Mas fora a bicharada, estao com muito bom aspecto :)

Quanto ao morangueiro... quase de certeza vai precisar de ferro.
A unica, as unicas, coisas que acrescento ao meu sistema, e estamos a falar de 4 mil litros, sao semanalmente:
100g MgSO4 - Sulfacto de Magnesio Heptahidratado, ou Sal epson, ou epsonita, ou...
40ml Ferro quelatado em DPTA, nao metre a gua vermelha

Para um sistema de 400 litros ja seriam apenas 10g MGSO4 e 4ml de ferro.

nunca vi necessidade de acrescentar mais nada, mas a verdade é que a unica coisa que cultivo comercialmente sao as malaguetas, se quizesse ter uma rotaçao de alface e outras folhosas elevada para venda, teria certamente de suplemnetar a fertilizaçao pelo menos com micronutrientes.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Boa ideia. Também já vi na net uma sugestão que tenho de ver se amanhã ou depois ponho em prática. Passa por usar uma espécie de "infusão fria" de urtigas, pulverizando as folhas.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Cómo hacer fertilizantes naturales en casa | La Bioguía - neste site, também sugere uma infusão de alho, para afastar os pulgões.

http://www.portaldojardim.com/pdj/2010/04/14/dica-contra-pulgoes-e-formigas/ Aqui outra sugestão, água e azeite.


O ferro já tinha ideia que seria essencial. Ainda assim, como método experimentalista e educativo, vou deixar estes dois pés, pelo menos uma semana, e analisar a evolução. Depois, caso note falta de ferro (Guía de falta de nutrientes | La Bioguía aqui está um guia simples para detetar alguma falta de nutrientes - e onde fala na tal infusão de alho). adiciono o ferro, para conseguir observar as diferenças.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Sim, tambem da.

Cuidado com o que utilizas, porque ao utilizar em cama o que escorre das folhas vai tudo parar a agua dos peixes.
Por exemplo o Neem so utilizo nos NFTs, nao uso nas camas.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Em menos de 2 ou 3 meses nao consegues notar no morangueiro.
NAo cresce assim tao rapido.

Nas folhosas de crescimento rapido é que se nota logo em dias a falha de alguma coisa, principalemnte nitrato.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Duas semanas depois, nova atualização.

Os morangueiros continuam na mesma. As folhas que já tinha, estão secas e com sinais de falta de algum nutriente, que não sei identificar ao certo. Tem mancha avermelhada, das extremidades para o interior. Hoje notei que começaram a crescer folhas novas, e em algumas já se nota a extremidade escura. Possível falta de fósforo, manganês, ferro, zinco e/ou cobre, se não me engano.

Mas já volto aos morangueiros.

Quanto às alfaces, também estão com algum problema.

Ora, adicionei mais alguma quantidade de argila, para evitar a sua flutuação. Neste momento, a flutuação é mínima, e as alfaces e os morangueiros já se aguentam no seu sítio, quietinhos :)
Também tinha uns nenúfares para plantar em condições, e então lá arranjei um vaso, e coloquei-os na água, com um substrato de terra.
Na mesma altura, limpei um pouco a lã de vidro do filtro e retirei o carvão ativado, que já lá estava há meio ano talvez.

Ora bem, o resultado destas modificações, e possivelmente ajudados pelo intenso calor que se tem verificado, desde essa altura, foi o aumento considerável de algas em suspensão no lago, sendo que já tenho muito pouca visibilidade e não consigo ver o fundo (o lago tem cerca de 50 cm de profundidade).

Após estas mudanças, começaram os problemas com as alfaces. As folhas velhas rapidamente "amolecem", secam e apodrecem. As alfaces verdes, ficaram também com uma cor mais pálida, ou amarelada nas folhas mais velhas. Com alguma pesquisa, comecei a associar a uma eventual deficiência de nitrogénio, uma vez que limpei o filtro e posso ter afetado a comunidade de bactérias, mas julgo que não é por aí, por foi uma lavagem bastante superficial. Logo, julgo que falta de nitrogénio não deverá ser o problema principal.

Com a continuação da pesquisa, chego à conclusão que as algas em suspensão podem provocar o aumento do pH da água, resultante da sua atividade, pelo consumo/libertação de dióxido carbono da água. De modo muito simplificado, durante o dia as algas consomem dióxido carbono para produzir oxigénio, e durante a noite consomem oxigénio para libertar dióxido de carbono. Ora, o dióxido de carbono na água reduz o pH. Como as algas aumentaram, aumentou então o consumo de dióxido de carbono, fazendo o pH subir. Para os peixes, um pH até próximo de 8 não é muito prejudicial, mas para as plantas um pH próximo de 8 já poderá significar dificuldades em absorver nutrientes. Ora ontem lá fui comprar kit de teste de pH (não comprei o kit completo porque julgo que para já não se justificam os testes de NH's...).
Já efetuei 3 testes.

Ontem as 20:30 - valor máximo do teste (7.6, poderá ser um pouco superior)
Hoje as 10:30 - 7.2 a 7.4
Hoje as 19:30 - novamente valor máximo

Infelizmente, não tenho base de comparação com a situação anterior (mea culpa). Mas tenho quase a certeza que o valor subiu.

Ainda durante a pesquisa, cheguei à conclusão que as alfaces, em climas mais quentes, não são adeptas do sol direto, pelo que este fator também poderá estar a dificultar o seu crescimento.


Conclusões a tirar.
pH deverá estar alto por consequência do aumento de algas. Por que razão aumentou a quantidade de algas? Poderá ter sido por um conjunto de fatores, desde a diminuição da quantidade de bactérias, pela limpeza do filtro, pelo aumento da temperatura e exposição solar (o lago tem pouca sombra) e pela absorção deficiente de nutrientes por parte das alfaces, como consequência do calor, e depois potenciado pelo aumento do pH da água.

Soluções para o problema:
1 - Improvisar algo para fazer sombra, tanto ao lago como à cama (neste caso os morangueiros vão sair um pouco prejudicados, se não me engano, pois gostam de sol direto)
2 - solução química (não nefasta para peixes e plantas) e ou natural, para diminuição do pH (já vi falarem de adicionar um pouco de vinagre à água - isto carece de estudar muito bem as quantidades a adicionar)
3 - Começar finalmente a adicionar ferro quelatado ao sistema ou uma solução que forneça também alguns micro-nutrientes. No entanto, neste caso, com o pH ainda alto, o efeito não deverá atingir o desejado. Por isso, apenas ferro quelatado, poderá ser a melhor solução, do ponto de vista preço/eficácia.
4 - Ir adicionando, todos os dias, alguma água da rede (fiz o teste e o pH está entre os 6.2 e 6.4). No entanto, com o contacto desta água com o ar, o pH tende a subir rapidamente. se não me engano.
5 - Fazer uma troca parcial de água, que vá para além do simples adicionar água para colmatar a perda por evaporação.
6 - voltar a colocar carvão ativado
7 - colocar no sistema outra planta que ajude na "purificação" da água. Na loja onde costumo ir comprar materiais/peixes, etc., sugeriram-me colocar uma batata-doce, até pelo carácter ornamental, e por ser uma boa planta para este trabalho de "limpeza".

Amanhã vou ver se tiro fotos, para ilustrar o ponto de situação.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
O problema da agua verde tambem tive e so solucionei quando cobri 90% do lago.
Durante ainda bastante tempo tive uma UV a funcionar, mas a coisa nao ia ao sitio so com a UV, sao 4 mil litros de agua.

Um problema para as alfaces é a temperatura da agua.
Acima dos 20º, elas começam a torcer as pontas.

Podes fazer com umas pontas de tubo de canalizaçao electrica de 16mm uns arcos por cima do lago e colocar um bocadinho daquela tela branca que se usa normalmente na invernada.
Corta um bocado da luz, mas nao muita, e arrefece bastante.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
tenho de estudar como vou fazer a coisa, porque as características do local não são as melhores. Já tive uma vez uma estrutura básica com 2 ou 3 estacas de madeira e daquela rede verde, mas com o vento, acabava sempre por não durar muito tempo...

Tenho de estudar uma maneira de com uma única estrutura, fazer sombra ao lago e à cama.

Essa ideia é boa, mas julgo que funcionaria melhor numa estrutura lago/cama retangular/quadrangular. O meu tem demasiadas curvas lol. É mais estético do que funcional...
Entretanto, se o nenúfar se desenvolver bem, tem três folhas em crescimento, já irá fazer um bom bocado de sombra.

Quanto à temperatura da água, realmente estive quase para comprar um termómetro, mas achei que não era essencial.
A água do lago duvido que esteja acima dos 15-16 ºC. mas quando a água sai do filtro, aí já me parece estar um pouco mais quente, e antes de ir para a cama propriamente dita, fica naquele rebordo da estrutura de plástico da cama, e aí sim, é possível que aqueça mais um pouco. Se calhar ainda vou optar por prolongar o tubo de saída do filtro, ou reposicioná-la, e faço uns furos para sair para onde sai agora, e também directamente para a cama. E talvez seja boa ideia arranjar uma tampa para o filtro.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Alface com folhas velhas amareladas ou murchas
IMG_3593.jpg
IMG_3598.jpg

Morangueiros com manchas negras nas extremidades das folhas. Na primeira foto, são folhas novas, e a mancha não está a aumentar
IMG_3595.jpgIMG_3596.jpg

Já se vê novamente o fundo do lago, depois de alguns dias mais frios e com menos sol.
IMG_3599.jpg

O nenúfar que coloquei dentro do lago está a crescer bem. São já 6 ou 7 folhas em crescimento, e uma delas (curiosamente não a mais velha) já flutua
IMG_3601.jpgIMG_3605.jpg

Ainda que não estejam dentro do lago, os outros nenúfares continuam de boa saúde.
IMG_3629.jpg

Aproveitando as plantas extra que vieram com os nenúfares. Tenho a intenção de fazer um cultivo desta planta para complementar a alimentação dos peixes e assim poupar um pouco na comida "artificial"
IMG_3634.jpg

Qualquer lago, charco, horta ou jardim, é muito mais do que um local de recolha de recursos e/ou lazer. Vai muito para além do proveito humano. É também uma oportunidade de trazer vida ao espaço urbano, e contribuir para a conservação da biodiversidade e dos processos naturais.
IMG_3643.jpg
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Em relação ao pH, nota-se alguma melhoria, com o desaparecimento de uma parte das algas em suspensão.

Ktwjk9r.png
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Em aquaponia usa-se acido fosforico, que alem de tudo acrescenta fosforo ao sistema.
Mas com esse pH, nao te chateies.

O meu hoje anda nos 7.6 a 7.8, e nao perco o sono por causa disso.
 
Topo