• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teste de Aquaponia

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Em aquaponia usa-se acido fosforico, que alem de tudo acrescenta fosforo ao sistema.
Mas com esse pH, nao te chateies.

O meu hoje anda nos 7.6 a 7.8, e nao perco o sono por causa disso.

Pois...eu diria que o pH elevado poderá estar a prejudicar o aporte de nutrientes para as plantas...mas não sei...pelos vistos não é por aí...

Ainda não consegui arranjar solução para o sol. A médio-longo prazo, vou colocar um arbusto a crescer de modo a fazer sombra a uma boa parte do lago, mas não faz praticamente sombra as plantas. Tenho uma ideia em mente, mas vai dar mais trabalho e ocupar mais tempo, que é colocar uma estrutura de madeira com plantas a fazer sombra.

A curto-prazo, para este verão, achou que vou ter que improvisar uma estrutura com um plástico ou rede.

Não sei também se, por as alfaces já terem 2 meses, isso não poderá estar a afetar o seu crescimento.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Sim, nesta altura de calor nao é facil cultivar alfaces, muito menos ao sol.

As minhas que tinha ainda de tempos mais frios passaram todas a semente. Neste momento so tenho Rainhas de Maio e Brotos de Tudela, sao as que aguentam melhor as temperaturas mais altas sem espigarem.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Quer me parecer que já detectei o erro que fiz da última vez, antes de a água ficar com muitas algas, e que cometi ainda há meia hora atrás.

A confirmação virá nos próximos dias.

Deixo no ar o desafio, para quem conseguir identificar. Dica: Cheguei a esta (provável) conclusão ao ler o tópico do samsung1234


A confirmar-se, isto estamos em contínuo processo de aprendizagem. Algo que sempre fiz desde que tenho o lago, e possivelmente até a razão para a elevada mortandade dos peixes numa fase mais inicial.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Sim, nesta altura de calor nao é facil cultivar alfaces, muito menos ao sol.

As minhas que tinha ainda de tempos mais frios passaram todas a semente. Neste momento so tenho Rainhas de Maio e Brotos de Tudela, sao as que aguentam melhor as temperaturas mais altas sem espigarem.

pois...tens alguma sugestão de outra planta, que não alface, que aguente bem temperaturas mais altas, e boa exposição ao sol? (para além dos morangueiros)
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Nesta altura eu estou a por na rua:
Tomateiros ja desenvolvidos, semeei em fevereiro dentro de casa e estao agora la fora
Pimentos e malaguetas ja desenvolvidos, semeados em dezembro de 2014 para por agora la fora
Semear feijao
Semear rabanete
semear algumas couves chinesas, tipo Pakchoi e algumas mostardas

Isto do que eu tenho ca por casa, ha de certeza muito mais coisas.

O que eu fiz, e te aconselho a fazer tambem, é divivir as sementes por areas de cultivo.
ou seja, por exemplo nas camas de argila, tenho 4 camas, tenho 2 abertas e duas com estufa fechada.
numa cama de estufa semeio rabanetes o ano todo, consumimos bastante ca em casa.
Noutra cama semeio favas no inverno directamente na cama, quando retiro os tomates, e em fevereiro semeio dentro de casa tomates para quado retirar as favas os colcoar na cama ja desenvolvidos.
Outra cama tenho de inverno alhos e agora de verao tenho feijao

Nas folhosas, NFT, tenho as sementes separadas por meses de sementeira de maneira a todos os meses ir semenado uma pequena quantidade do que se consome ca por casa, acelgas, mostardas, PakChoi e alfaces variadas. Tenho umas 10 ou 12 especies de alfaces diferentes para ir semeando consoante a epoca do ano.

Nos vasos de pavio, e o ano passado em dutchpot, tenho as malaguetas que ocupam aquilo desde ha um mes ou dois ate as geadas as matarem.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Epa. Muito bom! Tenho muito que andar até ter um sistema desses. Tenho de procurar aqui algum sítio para comprar ferro quelatado para ver se os morangueiros espevitam.

E estudar de vez um método de fertilização para os nutrientes necessários às frutíferas. Para além dos morangos, quero experimentar tomates, pimentos, pepinos e beterraba.
Com esta fertilização adicoinal, eu tenho algum receio de alterar o pH em demaisa. Sei que é aconselhável adicionar cálcio, potássio, e julgo que também fósforo e magnésio, para ajudar na frutificação. Mas sei que o pH pode subir, ao adicionar estes nutrientes. E como prefiro soluções o mais naturais possíveis (por exemplo, casca de ovo, ossos, e cascas de fruta, como banana), tenho algum receio de fazer asneira. E se já tenho o pH perto do limite superior, não convém abusar muito, não vão os peixes acabar por sofrer (e já começo a estar "apegado" à grande maioria dos peixes que tenho, principalmente as kois e um que julgo ser sarasa)
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Em relação à tal asneira que fiz, foi limpar os materiais do filtro, com água da rede...Embora tenha utilizado um bocado de água que tenho de reserva, onde lavei a argila, antes de a meter na cama, depois desatei à mangueirada para cima da lã de vidro, para acelerar o processo e para a limpeza ser mais eficaz...Pois terá sido de tal forma eficaz, que devo ter "fuzilado" uma grande percentagem da comunidade bacteriana. :/
Nos próximos dias, pela quantidade de algas em suspensão no lago, logo verei se houve alguma influência ou não.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
E de referir que o filtro estava completamente sujo. Ao mexer nele, a água estava completamente castanha!!! Substitui cerca de 1/3 da lã de vidro, e mantive o restante, após a tal mangueirada. Para a próxima já sei que tenho de lavar os materiais com água do lago.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Sim, lavar com agua da rede, com cloro, vao as bacterias todas a vida.
Memso co agua de poço, que nao tem cloro, so o choque termico é suficiente para matar uma grande parte da colonia.
O melhor é sempre lavar com agua do lago/aquariuo/tanque/whatever onde o filtro esta atrabalhar.

Com um pH tao alto, duvido que tenahs deficiencia de calcio.
Podes acrescentar magnesio, normalmentente sulfactod e magnesio ou Epsom salt ou sais de Epsom, que trabalha em conjunto com o magnesio, um nao é absorvido sem o outro.

Em relaçao a fertilizaçao extra alem do ferro e do MgSO4... e pa, eu nao uso mais nada.
Bem sei que tenho um sistema maior em termos de agua e quantidade de peixes, mas tambem tenho muito mais area de cultivo.

Em relaçao a comprares o Ferro e algumas seedlings, mandei-te uma mensagem privada.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Ja agora, o ferrto que uso é o Kemiron em DPTA a 8%, nao encontrei melhor relaçao qualidade/preço.
O sal Epsom... é MgSO4 heptahidratado, nao melhor nem pior é todo igual.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Vamos a mais uma breve atualização. Demorei algum tempo a idealizar uma cobertura para o lago e plantas, e o boom de algas foi aumentando...durante a última semana, os peixes andavam com muito pouco apetite...e eu estava a achar um pouco estranho...esta semana, na terça, se não me engano, morreu uma das koi's maiores. não me lembrei de medir o comprimento, mas já tinha 320 g de peso.

Mudança de água na hora, com a preocupação de a medida que ia tirando água, ia adicionando água da rede, para tentar dissolver o mais possível os químicos da água da rede.
No mesmo dia, improvisei logo um sistema para cobrir pelo menos o lago, com uns arames a servir de suporte e com uma rede daquela verde. Ainda não tapei as plantas porque preferia um plástico, para permitir a passagem de alguma luz. Mas enquanto não tenho plástico, o melhor é tapar uma parte para as alfaces, e onde tiver mais luz solar directa, coloco os morangos. E vou ver se transplanto um tomateiro ou pimento, para experimentar.

A boa notícia, apesar de tudo, é que com cerca de 2 ou 3 semanas com os nenúfares na água, tenho 5 novos peixes, que julgo terem nascido no maximo, no fim de semana passado. :)
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
O problema com os peixes pode ser a falta de oxigenio na agua, se for o caso as plantas tambem se vao sentir.

Eu de inverno durante a noite ligo muito poucas vezes a bomba, mas agora de verao so a desligo 3 vezes durante 1/2 hora de cada vez.
Durante o dia so para 3 ou 4 vezes durante 15 minutos.

A bomba pode trabalhar 24/7, e ate é melhor para a bomba, mas como tenho injectores nos DutchBuckets, e agora nos vasos de pavio, desligo a bomba de x em x tempo por causa do backwash desentupir os bicos injectores dos vasos.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Falta de oxogeni duvido muito que seja. A bomba sempre trabalhou 24/7. E para alem da agua que vai caindo da cama, a bomba tem um repuxo, que embora ja não esteja a funcionar normalmente, vai oxigenandp a agua. E para alem disso os peixes raramente andavam à superfície. O que é certo é que logo depois de ter mudado a água, os peixes dicaram outra vez com mais apetite. Julgo que o problema seria ou pH muito elevado, ou algo com os nitritos ou nitratos. Mas tendo sido só um a morrer, e logo o segundo maior, tambem acho estranho. Mas tambem não apresentava sinais de alguma infecçao bacteriana/ virica/fungica....foi muito estranho. Mas pronto, acontece. Agora também tenho mais 5 para cuidar :)
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Pois, era so uma ideia...

Mas pode efectivamente ser um porblema de excesso de nutrientes na agua.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Por aí já não digo que não...
O calor pode estar a prejudicar o uptake de nutrientes por parte das plantas, para além do pH perto de 8, que também não é o mais eficiente...
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Após as más notícias de há 3 semanas atrás, as notícias hoje são boas.
Com a cobertura a tapar uma grande parte do lago durante praticamente todo o dia, a água rapidamente ficou livre de algas. Está novamente límpida. Pela foto não parece muito, mas vendo-se o fundo, é sinal de água limpa.
IMG_0007.jpg
O nenúfar continua a crescer bastante bem, mesmo que com as folhas mordiscadas pelos peixes
IMG_0006.jpg

Passando ao que interessa, aqui ficam as fotos da cobertura, e das alfaces, que demonstram um crescimento bastante acentuado, e até dá para ver a diferença entre as folhas velhas (quando o crescimento era algo deficiente) e as folhas novas, muito mais altas.
Dá para notar também alguma diferença no tamanho entre elas, e as que estão mais desenvolvidas são as que tÊm maior quantidade de sombra.

IMG_0003.jpg
IMG_0008.jpg
IMG_0009.jpg
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Entao, um mes passsado... ja esta isso cheio de alhos para o inverno, ou que?
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Bem, muito tempo sem atualização.

Vamos la tentar fazer um breve resumo da situação.

Durante o Verão, comi algumas alfaces, bem saborosas :) Outras, foram ficando, e acabei por deixar que dessem sementes, que já recolhi, e ainda irei semear algumas, para tentar ainda comer algumas alfaces este ano. Os morangueiros que pus, multiplicam-se que é uma coisa parva, e estão a precisar de levar uma "poda". como já os coloquei após a época de frutificação, não colhi nenhum morango. No entanto, deu para ver que se dão bastante bem no sistema, embora as folhas apresentem sinais de deficiência de algum nutriente. E embora já tenha comprado ferro quelatado, ainda não o adicionei nenhuma vez ao sistema.

Tenho ainda intenção de colocar 2 ou 3 couves, para fazer a experiencia, e ver como se dão no meu sistema.

Tenho tido também alguns problemas com a evaporação da água (ou uma eventual fuga que não consegui ainda detetar onde). E isso tem me obrigado a repor água com bastante frequência.
Como tinha dito, uma das kois tinha morrido. Entretanto, umas semanas depois, um dos peixes (o preto), revelou o que me pareceu ser hidropsia, e acabou por morrer.
Depois disso, decidi retirar do lago o nenufar (julgo que a terra que usei possa conter algum tipo de quimico, tendo originado estes problemas), e a água voltou a ficar clara e os peixes parecem estar saudáveis, incluindo os 9 que nasceram junto do nenufar :) (e ainda tenho mais 3 dentro de casa, num aquário, com taxas de crescimento notoriamente mais baixas que os peixes que ficaram sempre no lago, sem eu lhes providenciar alimento especifico (eles deverão alimentar-se principalmente de algas e larvas de insectos, e também restos da comida que vou dando aos peixes maiores - os pequenos gostam de andar a "bicar" nas bolitas de comida).

A pior notícia mesmo, vem da semana passada. Tenho estado fora, durante a semana. E no último fim de semana, alguma coisa estava diferente. Quando vou a ver, faltava-me o "rei" do lago, a minha koi maior. Pelos indícios no quintal, algum animal (suspeito de um gato que tem andado por aqui) conseguiu ir à pesca, e lá fiquei eu sem o peixe mais valioso (já teria muito perto de 1 kg, se não mais...). Uma koi deste tamanho, em loja, seria coisa para valer alguns 50€, no mínimo.

Mas pronto, é seguir. Tenho peixes suficientes para alimentar as plantas.
Entretanto, comprei "pedras de rio", para voltar a colocar o nenúfar dentro do lago, sem introduzir terra no sistema.

Agora, é fazer a poda aos morangueiros, semear algumas alfaces, plantar 2 ou 3 couves (trazidas da horta do meu pai), e voltar a retirar proveito do sistema.

Para uma primeira experiencia, está a ser positivo, e no próximo ano, espero conseguir tirar maior rendimento do sistema, e experimentar novas espécies (principalmente tomate e pepino).
 
Última edição:

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Os morangeuiros nao dao morangos sem terem uma invernada.
eles teem de apanhar uns dias de frio mesmo frio para adormecerem, antes de começarem a dar.

Os produtores industriais costumam meter os gajos em cameras frogorificas, mas para nos basta esperar pelo inverno :)

Quanto as couves... eu ja tive e cresceram bem, mas o tempo que demoram a crescer mais a nao utilizaçao de pesticidas fez com que ficassem muito atacadas por bicharada, e acabei por desistir. Mas que ficaram grandes, la isso ficaram... tive algumas lombardas a passar os 5kg.
 
Topo