• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teste de Aquaponia

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Bem, vou abrir aqui um tópico para ir mostrando a evolução da minha recente aventura pela aquaponia.

Já tinha um lago com goldfish e koi's. Sempre tive algum problema com algas em suspensão, fruto não só do número de peixes ligeiramente elevado para o tamanho do lago, mas também por não ter muita sombra, não ter conseguido colocar plantas aquáticas com sucesso, e por alguma ineficácia dos filtros que fui testando.
Então sempre tive a ideia de fazer um filtro apenas com plantas, mas arranjar plantas para lagos, em Portugal, não é muito fácil.

Então, há duas semanas, surgiu a ideia da Aquaponia.

Comecei hoje a montar o sistema. A única coisa que faltava mesmo comprar era a argila expandida. O resto, mais ou menos improvisado, já tinha.

Vou tentar resumir o sistema que tenho neste momento:

Lago (algo entre os 600 e os 1000 L, não sei a quantidade ao certo) - link para fotos do Lago e peixes: https://www.facebook.com/david.migueis.3/media_set?set=a.1206072916073.32151.1356162352&type=3

2 koi's e 6 goldfish - Provavelmente irei colocar mais 3 ou 4 pequenos (espero que a convivência com os maiores seja pacífica, eheh)

1 lago em pvc, que serve de cama para as plantas, com capacidade máxima de 170 L.

90 L de argila expandida

Bomba (com repuxo) com capacidade para 2500 l/h

Sifão de sino improvisado, com garrafa de plástico e tubo em pvc

Filtro do lago, com lã de vidro, carvão ativado e "bioballs" - Será muito provavelmente, retirado do sistema, até arranjar uma maneira de o incluir no sistema, tendo em conta o espaço disponível.


Amanhã coloco aqui fotos da fase de montagem do sistema.

O sifão foi testado e funciona, embora tenha que confirmar que as bolas da argila expandida não passam por lá, acabando dentro do lago.
Um possível problema é o facto de a argila flutuar, e a "cama" acaba por subir e descer um bocado, com o movimento da água. Provavelmente porque o reservatório é bastante grande e precisaria de maior quantidade de argila.

O que falta agora, são as plantas, e conectar o sistema com a bomba do lago.

Uma dúvida que ainda tenho é a seguinte:
Li em vários locais que será necessário adicionar Ferro Quelatado, ao sistema. Em que quantidade é necessário, e com que frequência? Basta apenas uma vez, ou é necessário fazê-lo periodicamente?
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
A argila espandida tem buraquinhos de ar dentro.
Enquanto nao ensopar, vai sempre flutuuar. Isso com o tempo passa-lhe :)

O ferro, a quantidade de ferro, depende muito do tipo de cultura que quer manter.
Eu tive o meu lago durante uns bons tempos sem adicionar nada. So comecei a adicionar ferro e MgSO4 quando acrescenmtei os piripiri, os morangeurios e os tomates. O meu sistema inicial era muito basico e apenas para alfaaces.

Quanto a quantidade, eu adiciono por semana 30ml de ferro quelatado por DTPA numa concentraçao de 8%, e tenho cerca de 4 mil litros de agua.
O melhor quelato para aquaponia é DTPA, proque o sulfato de ferro nao funciona nos nossos pH e o outro (confesso que nao me lembro qual é a sigla) poe a agua toda vermelha.
Devo admitir que nunc atestei se preciso de mais ferro ou nao, mas quando encontrei este quelato fiz as contas ao que era recomendado acrescentar por mes, e cheguei ao valor de 30 ml por semana, prefiro adicionar menos de cada vez, mais vezes, do que muito de uma vez so e so uma vez.

Ja nao me lembro dos numeros ao certo, mas se procurar no youtube por BrightAgrotech e Quelated iron, os gajos teem um video que explica quanto de ferro deve estar num sistema.
Depois pode ir pelo metodo empirico, como eu, ou fazer efectivamente a mediçao e ir acrescentando conforme for necessrio.

Fora isso... FOTOS!!!
A malta gosta é de fotos :)
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos :)
Neste meu inicio vou tambem optar pelas alfaces, que julgo ser o mais simples para fazer os testes.por isso, para ja, deixo o ferro em stand-by.
Amanha ja devo colocar aqui as fotos. Não é o sistema mais agradavel visualmente, mas para começar o mais cedo possível (vou estar duas semanas fora) e para aptoveitar o material disponível, foi o que se conseguiu arranjar
depois de ultrapassada a fase de teste, tentarei por as coisas mais atrativas e até tentar ir substituindo aos poucos a horta tradicional do meu pai,por este sistema, que lá tenho efetivamente mais espaço disponível. Basta só resolver um entravezito com a eletricidade para a bomba
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
WP_20150412_003.jpg
Parece que consegui meter aqui uma foto através do telemovel. Fica ja uma ideia de como irá ficar
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Eu esqueci-me de dizer, o carvao actiuvado pode ser retirado do filtro ao fim de uma a duas semanas, perde todo o efeito.
E so deve ser colocado novo se houver mesmo necessidade, como apos um tratamento com medicamnetos, para retirar os restos, ou coisa semelhante.

Da foto, isso promete :)
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Ok. Entretanto consegui arranjar solução para manter o filtro durante umas semanas, ate o subatrato ter uma boa comunidade de bacterias, e provavelmente vou lá ter algumas minhocas para ajudar no processo :)
As alfaces ja estão no sitio. Vou estar duas semanas fora mas já pedi ao meupaipara me ir enviando fotos, para poder partilhar, semana a a semana.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Isso tem potencial!!

Pode aproveitar essa beira do deposito, onde etsa a cair a agua mas nao tem lçeca, para fazer cultura mista entre NFT/DWB.
Nao precisa la por leca, basta pousar esferovite ou de preferencia roofmate com uns furos e meter as alfaces a boiar nesse canal.

Sao logo 2 metodos de cultura so num recipiente!!

Em sistema aquaponico todos os cantinhos sao importantes, proque uma vez que o fertilizante esta na sua forma mais natural, pode ter varias plantas diferentes em varios estagios de deselvolvimento (ao contrario dos sistemas hidroponicos em que a soluçao nutritiva tem de ser adaptada as plantas e ao estagio da planta)
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Fica uma foto de outro ângulo, ainda na fase de montagem do sistema
IMG_3554.jpg
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
(ao contrario dos sistemas hidroponicos em que a soluçao nutritiva tem de ser adaptada as plantas e ao estagio da planta)
Relativamente ao sistema hidropónico, sabes dizer de quanto em quanto tempo, é necessário adicionar mais nutrientes?

Exemplo: Sistema NFT com 18 pés de alface, tanque com 25 litros de agua. Estava a pensar numa brincadeira destas para começar, dado que o espaço que disponho é pequeno.
Obrigado desde já, por qualquer esclarecimento.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
existem 3 metodos de controlo de nutrientes em sistema hidroponico:

1 - exacto, mais caro.
um controlador mede as concentracoes dos varios componentes, e vai acrescentando o que estiver em falta

2 - aproximado, mais economico
Com um medidor de EC vai-me mantendo a EC dentro do intervalo da cultura em causa, no caso da alfaace seria entre 900 e 1200uS.
Quando baixa a EC, adiciona-se fertilizantes na proproçao normal, quando sobe, acrescenta-se agua.

3 - Empirico, a borla
Uma vez por semana faz-se a soluçaao nutritiva para o nivel de intervalo maximo, mais uma vez no caso das alfaces seria para os 1200uS, e depois durante a semana ou durante duas semanas consoante o volume total de soluçao nutritiva, so se acrescenta agua.
Ao fim da semana ou duas semanas, deita-.se tudo fora e faz-se uma soluçao nova ouyra vez a apontar para os 1200.

A que fica mais equilibrada em termos de preço, apesar do investimento inicial ser maior, é a do metodo de medir so a condutividade, porque se consegue ter uma ideiaa do que é necessario acrescentar.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Com duas semanas, está assim
2 semanas.jpg

Menos alfaces, pois no início, devido a flutuação da argila, as alfaces acabavam por ser "engolidas". Já tem um suporte de plástico, que ajuda a fixar as alfaces, mas ainda terei de arranjar uma solução melhor.

As DWC, vão ser colocadas, em princípio, na próxima semana, para começar a trabalhar na continuidade do sistema, evitando colheitas totais.

Ainda hoje devo aumentar o número de peixes, que julgo ser baixo, neste momento. Preciso apenas de fazer contas, o mais aproximado possível, do peso de peixes que tenho neste momento.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
A argila demora ainda um bocado a ensopar.
Depois de ensopada deixa de flutuar, ou flutua muito menos e perde a capacidade de levantar o peso da que nao chega a agua e fica por cima.

Mais umaa semanita e deve ficar no ponto.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
hmmm.. ok. porreiro. O meu pai, entretanto tinha retirado alguma da argila, que ajudou a minimizar o problema. Esse excesso, está agora num recipiente com água, para ir ensopando e criando algumas bactérias. depois vou adicionando aos poucos ao sistema.

Hoje o lago já conta com mais 3 peixes. 1 koi e duas carpas. Na loja não pareciam muito pequenos, mas no lago ao lado dos que já lá estão, são minúsculos. eheh

E coloquei também 3 nenúfares. Provavelmente retirarão alguns nutrientes às alfaces, mas nada que não se resolva, mais tarde, com mais alguns peixes. Assim também vou criando um sistema de "rotatividade" nos peixes, tendo peixes de vários tamanhos/idades.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Se os peixes nao sao para comer, e as KOIs por norma nao o sao, naao precisa de rotatividade.
As KOIs duran dezenas de anos, desde que bem tratadas.
As minhas mais velhas teem... e pa, nao tenho a certeza mas teem uns 3 ou 4 anos, e sao ainda umas crianças. Aquilo é peixe paraa durar ate aos 50 ou mais :)
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
existem 3 metodos de controlo de nutrientes em sistema hidroponico:

1 - exacto, mais caro.
um controlador mede as concentracoes dos varios componentes, e vai acrescentando o que estiver em falta

2 - aproximado, mais economico
Com um medidor de EC vai-me mantendo a EC dentro do intervalo da cultura em causa, no caso da alfaace seria entre 900 e 1200uS.
Quando baixa a EC, adiciona-se fertilizantes na proproçao normal, quando sobe, acrescenta-se agua.

3 - Empirico, a borla
Uma vez por semana faz-se a soluçaao nutritiva para o nivel de intervalo maximo, mais uma vez no caso das alfaces seria para os 1200uS, e depois durante a semana ou durante duas semanas consoante o volume total de soluçao nutritiva, so se acrescenta agua.
Ao fim da semana ou duas semanas, deita-.se tudo fora e faz-se uma soluçao nova ouyra vez a apontar para os 1200.

A que fica mais equilibrada em termos de preço, apesar do investimento inicial ser maior, é a do metodo de medir so a condutividade, porque se consegue ter uma ideiaa do que é necessario acrescentar.

Desculpem a intromissão no #post, se levar o sistema para a frente (tudo indica que sim já gastei alguns €€€€) depois abro um tópico e coloco lá umas fotos :espi28:

Respondendo a tua explicação, vou optar pela solução 2, mas fiquei com uma dúvida, dizes que para alfaces o ideal seria 1200uS, mas os medidores de EC que tenho encontrado, falam em Gama de medição: 0-999ppm, isto quer dizer o quê, relativamente ao valor de 1200uS que falas?
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
A condutividade mede-se em Siemens, maas como 1 siemen é um valor muito alto, normalmente fala-se em uS para vaalores mais exactos (o u devia ser a letra grega micro, um u com a perninha comprida para baixo) ou mS para valores menos exactos ou maiores.

1S = 1000mS = 1000000uS

ppm, Partes Por Milhao, mede a concentraçao de alguma coisa, mas nao é exactamente o mesmo.

Para este tipo de aplicaçao um verdadeiro medidor de condutividade é preferivel a um medidor de TDS ou outra coisa qualquer.
Dependendo do que quer cultivar, pode comprar um medidor de 0 a 1999 uS ou de 0 a 1999 mS. sendo que no segundo caso as alfaces estarao entre 0.8 e 1.2mS.
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Durante o dia de hoje (6) vou colocar mais fotos do sistema, com boas notícias.

Entretanto, perante uma pesquisa no google deparei-me com o seguinte:
O oxigénio é essencial para os peixes (é óbvio), mas também o é para manter uma comunidade bacteriana saudável e capaz de realizar as reacções químicas necessárias ao sistema aquapónico (transformar nitratos em nitritos), logo, é necessário manter boa oxigenação não só no tanque dos peixes como junto das plantas. No tanque dos peixes neste momento tenho boa oxigenação, fruto da queda da água da cama das plantas para o lago. Ora, a questão prende-se com a necessidade de oxigenar a água junto das plantas. Nas várias pesquisas online, é frequente ver o uso de bombas de ar para oxigenar a água, normalmente no tanque dos peixes. No caso das camas de substrato, estando as bactérias alojadas no substrato, o oxigénio do ar é suficiente, certo? Já no caso de um sistema DWC, mesmo tendo uma boa oxigenação no tanque dos peixes, é necessária uma oxigenação "assistida", por baixo das plantas?
 

kariban

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2012
Mensagens
84
Gostos Recebidos
3
Durante o dia de hoje (6) vou colocar mais fotos do sistema, com boas notícias.

Entretanto, perante uma pesquisa no google deparei-me com o seguinte:
O oxigénio é essencial para os peixes (é óbvio), mas também o é para manter uma comunidade bacteriana saudável e capaz de realizar as reacções químicas necessárias ao sistema aquapónico (transformar nitratos em nitritos), logo, é necessário manter boa oxigenação não só no tanque dos peixes como junto das plantas. No tanque dos peixes neste momento tenho boa oxigenação, fruto da queda da água da cama das plantas para o lago. Ora, a questão prende-se com a necessidade de oxigenar a água junto das plantas. Nas várias pesquisas online, é frequente ver o uso de bombas de ar para oxigenar a água, normalmente no tanque dos peixes. No caso das camas de substrato, estando as bactérias alojadas no substrato, o oxigénio do ar é suficiente, certo? Já no caso de um sistema DWC, mesmo tendo uma boa oxigenação no tanque dos peixes, é necessária uma oxigenação "assistida", por baixo das plantas?

Correcção:
as bactérias (Nitrossomonas) convertem o nitrogénio (proveniente dos dejetos dos peixes) em Nitritos e as bactérias Nitrospira convertem esses Nitritos em Nitratos, os quais são absorvidos pelas plantas
 
Topo