• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Horário de trabalho/dias de descanço/remuneração

corpina

GF Prata
Entrou
Abr 4, 2012
Mensagens
195
Gostos Recebidos
25
Caros amigos preciso da vossa ajuda, é o seguinte: Alguém me sabe dizer quais são os horários e dias de descanço legais para quem trabalha por turnos num supermercado ?

Vou explicar: A minha esposa trabalha no mini preço, trabalha 3 dias descança um, volta a trabalhar 3 descança outro, entretanto volta a trabalhar mais 3 e tem direito a gozar mais 2 dias de folga porque trabalhou a um domingo etc..... ou seja isto é uma confusão, e nem eu nem ela ainda entendemos se ela está a gozar os devidos dias de descanço ou não, no entanto e depois de fazer as contas vejo que ela está a receber como se trabalhasse só 40 horas mas na realidade todas as semanas ela trabalha mais do que as 40 horas legais, será que alguém me pode explicar como funciona isso?

Outra duvida que tenho é o seguinte: Normalmente nos supermercados quem entra logo de manhã faz 8 horas seguidas e sai o turno seguinte entra de forma a que faça mais 8 e fecha o estabelecimento por exemplo: Um estabelecimento que abra das 9 às 20H como é o caso, o turno que entra às 9 abre o estabelecimento faz 8 horas e sai, correcto. O segundo turno entra ao meio dia e sai às 20H (isto é o que normalmente acontece), há ainda um terceiro turno que está de folga correcto?

Pois bem no caso da minha esposa isso não acontece, porque na semana que ela anda no turno da manhã entra às 9 só sai às 19 e no dia que sai ás 20 tem de entrar às 10 da manhã e só sai às 20 durante este tempo tem direito a uma pausa para almoçar e pode ir almoçar a casa se quiser, isto é legal? A quem trabalha por turnos deste tipo é legal que trabalhem 4 horas façam uma pausa de uma hora e tenham de voltar mais 5 horas, ou a lei obriga que se faça um turno de 8 horas seguidas?

é que assim a minha esposa quase todos os dias em que trabalha tem de trabalhar 9 horas (10 se contar a hora da pausa), e ainda por cima não descança tantos dias como quem trabalha das 9 às 18h num trabalho normal que seja de segunda a sexta, dai eu perguntar se me podem ajudar?
obrigado
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
corpina, essa conversa aqui é uma anedota. O horário da sua esposa é de luxo para muitos que trabalham por turnos. Ainda por cima, tem direito a 1 hora de refeição...!!!!

Tomara muitos estarem nessa situação. Trabalhar 10 horas (que na realidade só trabalha 9 horas, descontando a refeição), e ainda tem o privilégio de gozar folga de 3 em 3 dias, e se fizer um domingo, goza 2 dias??? Isso é um horário fixe.

Eu trabalho por turnos na segurança privada, cumprindo um horário que vai de 8 a 12 horas seguidas, sem direito a 1 hora de refeição (pois recebo o subsídio de alimentação, e tomo a minha refeição no local de trabalho). Tenho folgas que varia entre 1 a 2 dias, por vezes mais. Tudo junto dá no total 176 a 180 horas mensais. Feito as contas, cumpre a carga horária de outra forma.

No caso da sua esposa, as horas de certeza que estão espalhadas para dar a tal carga horária necessária, independentemente de ter muitas ou poucas folgas. A empresa não perde.
 

corpina

GF Prata
Entrou
Abr 4, 2012
Mensagens
195
Gostos Recebidos
25
corpina, essa conversa aqui é uma anedota. O horário da sua esposa é de luxo para muitos que trabalham por turnos. Ainda por cima, tem direito a 1 hora de refeição...!!!!

Tomara muitos estarem nessa situação. Trabalhar 10 horas (que na realidade só trabalha 9 horas, descontando a refeição), e ainda tem o privilégio de gozar folga de 3 em 3 dias, e se fizer um domingo, goza 2 dias??? Isso é um horário fixe.

Eu trabalho por turnos na segurança privada, cumprindo um horário que vai de 8 a 12 horas seguidas, sem direito a 1 hora de refeição (pois recebo o subsídio de alimentação, e tomo a minha refeição no local de trabalho). Tenho folgas que varia entre 1 a 2 dias, por vezes mais. Tudo junto dá no total 176 a 180 horas mensais. Feito as contas, cumpre a carga horária de outra forma.

No caso da sua esposa, as horas de certeza que estão espalhadas para dar a tal carga horária necessária, independentemente de ter muitas ou poucas folgas. A empresa não perde.


Avaliando pela sua conversa deve de estar feliz com o que tem se assim não fosse já se tinha tentado informar se isso é legal ou não.
Depois aqui o problema não é trabalhar 9, 10 ou 12 se lhe pagassem o tempo que ela trabalha tudo bem o problema é que ela em média trabalha entre 48 a 56 horas por semana e só recebe 40, depois quando ela trabalha ao domingo se logo a seguir folga dois é porque um desses dias é a folga normal e o outro é o dia a que tem direito por ter trabalhado um domingo, se não sabe fica a saber que qualquer trabalhador que trabalhe a um domingo ou a um dia santo tipo dia de Natal, tem direito a receber esse dia a dobrar em dinheiro e ainda tem direito a outro dia de folga obrigatória por lei.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Depende dos contratos e da actividade que desempenha. Se a sua mulher não está satisfeita, apresenta queixa no Tribunal de Trabalho. Quanto ao meu horário é de lei, apesar de injusto.
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Uma coisa é certa, quando um funcionário não está satisfeito, o patrão arranja outro para o lugar. Antigamente, havia mais condições de exigir, hoje em dia com a crise, os patrões aproveitam da situação.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Eu trabalho de segunda á 6 feira 6 horas diárias para depois no fim de semana trabalhar 12 horas em cada dia(sabado e domingo) na semana a seguir volto a trabalhar mais 6 horas diárias e descando esse fim de semana a seguir..............

Ou seja por més trabalho a mais 8 horas legais(sao pagas) e para ter um descanso de 2 dias(ao fim de semana) tenho que trabalhar 12 dias seguidos..............

Eh pá olha que esse turno que a tua esposa tem tá mt porreiro,nao sei qual é o vencimento dela e nao me interessa,mas vou-te dizer o meu com este turno,sao de 515 euros de vencimento base............

Cumprimentos
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
Sinceramente Amigo corpina, acho que não está nada mal...
Eu trabalho das 7h da manhã as 19/20 ou 21h ou seja não tenho hora para sair, com 1.5h de almoço..... e de 2a a 6a maioria das vezes sábado inclusive.... sempre sem folgas!!!
Segundo percebi, na semana que goza 2 folgas se não trabalhar o Domingo só trabalha 36 horas... certo?
Na semana seguinte trabalha 48h....
Parece - me bom...
Mas Amigo acredita que com esse horário não está mau....
Mas percebo, que quem trabalha quer sempre receber mais....

É a minha opinião,
Cumps
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Acho que não podes comparar esse horário com o das 9 às 18. São atividades completamente diferentes. Também não podes comparar com quem trabalha de segunda a sexta por rotatividade, também é diferente.
Outra coisa a ter em atenção é o contrato que assinou, os horários não estavam lá explícitos?

Cps
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Este corpina é como os pilotos da TAP, ganham bem e ainda recebem acções da empresa, e mesmo assim, ainda acham que ganham pouco.
 

cerebro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 3, 2008
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, Alguem me pode Ajudar num horário de trabalho? só um turno.

Condições:
Funcionários

A - Entra no Piquete
B - Entra no Piquete \ ETA
C - Entra no Piquete \ ETA
D - Entra no Piquete \ ETA
E - Não entra no piquete \ ETA

Durante a semana sempre um de Piquete
Fim de semana dois de Serviço incluindo o Funcionario E

Duas Folgas e o maior numero de Fins de semana.

Obrigado
 
Topo