• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

É a favor do novo acordo ortográfico ou antigo?

É a favor do antigo ou novo acordo ortográfico?


  • Total de eleitores
    0

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Muitos portugueses não concordam com o novo acordo ortográfico e preferem o antigo.
Esta sondagem destina-se a saber a sua opinião sobre este assunto.
 

pechato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 6, 2013
Mensagens
301
Gostos Recebidos
0
Não concordo porque somos nós os portugueses e não os que estão no Brasil. Se eles quiserem que falem portugueses se não quiserem que falem ingles ou framces que e o que eles gostam. tenho dito
 

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,471
Gostos Recebidos
9
Não concordo porque somos nós os portugueses e não os que estão no Brasil. Se eles quiserem que falem portugueses se não quiserem que falem ingles ou framces que e o que eles gostam. tenho dito

Não te esqueças de votar na enquete.:espi28:
 

Sharkman

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2014
Mensagens
1,019
Gostos Recebidos
0
Também não concordo com o novo acordo. OS brasileiros é que maltratam a língua Portuguesa... e agora nós Portugueses é que temos de ter novo acordo...

Boa sondagem !!!
 

marialui

GForum VIP
Entrou
Fev 10, 2013
Mensagens
923
Gostos Recebidos
16
Para mim é indiferente...escrevo das duas maneiras e até faço uma mistura em algumas frases. Escrevo das duas maneiras, apesar de ter o corrector em Português do Brasil. Também não tenho nada que provar a ninguém que sou culta. Só tenho que provar a mim mesma e ter orgulho de mim mesma.
Com a crise de valores e políticos cá em Portugal acho que cada um tem a liberdade de escrever como quiser, mas também depende das suas profissões com ex: Advogados e empregados de escritório, gestores..etc..

Os médicos é que escrevem bem: uns gatafunhos e já está...

O melhor é cada um não ser escrevo de certos valores incutidos pela sociedade a respeito da escrita...e ter orgulho de si próprio e não estar à espera que alguém venha enfeitar os seus egos ou colocá-los para baixo...o que é mau...

:msnm_com_br007-03:
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Qual antigo?
E, já agora, o que é um enquete?
Deve ser uma palavra nova do AO!
 

nrst584

GF Bronze
Entrou
Jul 20, 2008
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
Eu continuo a escrever como aprendi na escola, não quero saber do novo acordo.
 

antoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
137
Gostos Recebidos
0
Aos poucos estamos a matar Portugal... Ate na propria lingua Portuguesa...


Um abraço antoni
 

antoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
137
Gostos Recebidos
0
Aos poucos estamos a matar Portugal... Ate na propria lingua Portuguesa...


Um abraço antoni
 

Coala1606

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 24, 2015
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Eu como estudante não concordo com o acordo ortográfico, é algo sem nexo e que só veio baralhar as coisas! Falo por mim que este ano, nos exames passou a ser obrigatório o uso do novo acordo ortográfico e quem não o usar é lhe descontado pontos...
Passei 12 anos da minha vida a aprender a escrever de uma forma, não entendo o porque de agora quererem forçarem-me a escrever de uma forma diferente!
Vamos lá entender...
 

ninakkida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 2, 2009
Mensagens
3,292
Gostos Recebidos
0
eu nao sou a favor desse acordo, acho despropositado e sem sentido algum, pobre do Camoes ja deve de ter dado mil e uma volta ao seu caixao!
 

Hubble

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2015
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Completamente contra, embora admita que o tento seguir, por obrigação/imposição claro está.
Não quero ofender ninguém nem ser pretensioso, mas tal como já foi dito a língua é nossa - dos portugueses de Portugal - não consigo perceber por que razão temos de ser nós a "adaptarmo-nos" a quem usa a nossa língua. Tantos anos a aprender uma forma de escrever para agora ser obrigado a utilizar outra. Enfim...

Toca mas é a votar na "enquete"!!! :)
 

bookmark

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2014
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Entretanto parece que o Brasil vai rectificar (ou serei obrigado a dizer retificar?) o acordo.
 

PsySc0rpi0n

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 18, 2014
Mensagens
73
Gostos Recebidos
0
Em total desacordo.
As particularidades gramáticas, léxicas e outras, são o que definem a identidade da nossa língua. Ao abdicarmos de uma grande parte delas, apenas por conveniência ou porque é mais fácil ou porque o brasuca não as usa, apenas faz com que se perca essa mesma identidade.

O exmeplo mais flagrante que ouço e que não consigo perceber se já é fruto do AO ou se é apenas ignorância, é quando ouço pessoal da comunicação (telejornais, repórteres e afins) dizerem "ontem falamos" em vez de "ontem falámos". O verbo falar tem a forma no presente "falamos" e a forma que indica uma acção do passado "falámos" e essa gente continua a insistir em misturar passado com presente. Não faz sentido nenhum.
 
Topo