• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Teste de Hidroponia

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
E pa... é daquelas coisas...
as vezes é preciso saber distinguir entre teimosia e persistencia.

Se efectivamente naao tem raizes nem folhas novas, insistir nisso é memso teimosia e mais vale retirar.
Mas é daquelas coisas... eu sou bastante teimoso nas coisas, mas tenho muitos furos de NFT e nao sao meia duzia que me fazem diferença. Mas por norma... que me lembre, nunca a teimosia valeu a pena.
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
É como dizes, vou então analisar as raízes para ver se noto algum "crescimento", o tomateiro só a coisa de 4 dias é que começou a dar "um ar da sua graça", e foi colocado na mesma altura. :crazynew3:
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
Nova atualização, ponto da situação:

- Courgette, infelizmente acabei por ter que lhe passar a "certidão de óbito"

- Tomateiro, crescimento muito, muito tímido.

Tomateiro.jpg

- Morangueiros, estão com bom aspeto, acabei por os transferir a todos para o NFT, todos os morangos que o 1º pé a contar de baixo apresenta formaram-se e desenvolveram-se no sistema.

Morangueiros.jpg

- Pimenteiros, estão em bom desenvolvimento, ambos apresentam varias flores, espero que desta vez se desenvolvam, o mais pequeno já teve 3 flores, mas acabaram por não abrir na totalidade, e acabaram por murchar.

Pimenteiros.jpg

- Pepino, cresce a "olhos vistos", o primeiro esta enorme, o segundo esta a crescer muito bem, já surgiram mais duas flores fêmea.

Pepinos.jpg

- Vista geral

Vista Geral.jpg


Deixo aqui uma foto, do teste que realizei em casa de um amigo, que possui um tanque em pedra, transformado em aquário.

A cerca de um mês que diversos peixes lhe tem morrido, uns ficam a tona, outros no fundo, ainda não descobriu o que possa estar acontecer.

Por curiosidade estive a medir com os aparelhos que tenho e deu estes resultados:
PH : 8,7
PPM : 124

Acham que estão normais para este tipo de aquário?

Teste Aquaponia.jpg
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
esse pH esta muito elevado, e acho estranho as afaces se desenvolverem.
As plantas com pH acima dos 7.5 a 7.6 começama lutar com a absorçao de nutrientes.

O tanque/lago é em que material?
Nao tem nada calcareo no sistema, dentro do deposito DWB?

Entretanto no teu o problema pode ser falta de P e K, ja ajustaste os nutrientes?
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
esse pH esta muito elevado, e acho estranho as afaces se desenvolverem.
As plantas com pH acima dos 7.5 a 7.6 começama lutar com a absorçao de nutrientes.

O tanque/lago é em que material?
Nao tem nada calcareo no sistema, dentro do deposito DWB?

Entretanto no teu o problema pode ser falta de P e K, ja ajustaste os nutrientes?

Boas, o tanque é em pedra (daqueles que antigamente eram usados para lavar roupa)
Dentro do tanque (onde estão colocadas as alfaces) tenho o fundo coberto com uma camada de leca, cerca de 4 cm.
as alfaces foram colocadas no dia 11/7, e realmente em uma semana pouco cresceram.
Para aquele tipo de peixes, qual é o PH recomendado?

No meu sistema, referes-te a falta de (K) Potássio e (P) Fosforo é isso?
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Sim, para o teu sistema.

E relaçao aos peixes, qualquer peixe, pHs acima dos 8 começam a ser problematicos nao pelo valor de pH em si, por exemplo os tanganyikas chegam aos 9 e passam sem problemas, mas pela toxicidade da amonia.
Quanto mais alto o pH, mais baixa é a concentraçao de amonia que os peixes toleram.
Tens de aumenatr a quantidade de leca dentro desse deposito, enche mesmo, e certifica-te que ela mexe bem, o ideal seria a agua entrar em baixo e sair por cima, para aumentares a quantidade de bacterias nitrificantes no sistema para darem conta dos nutrientes que os peixes produzem.

Eu estava a perguntar que pedra era, sendo granitio nao ha grande problema, mas se for marmore ou outra pedra calcarea pode ser isso que esta a elevar o pH.
Nao conseguindo baixar o pH nisso... nao vais ter grande sucesso com as plantas.
Pelo menios para os 8 devias baixar isso.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Sem saber o que esta ai a fazer subir, é dificil dizer.

O normal em sistemas aquaponicos é acido fosforico, alem de baixar o pH acrescenta fosforo ao sistema, que nao é normal haver em excesso.
No entanto sem saber o que faz o pH subir tanto... estar a acrescentar acido pode ser uma mistura mortal para os peixes.
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
Este já foi "papado" a pouco no almoço, estava muito saboroso, as pevides estavam enormes, penso que deveria tê-lo colhido mais cedo.

Os pimentos estão com bastantes flores, mas ainda não deu para perceber se estão vingados.
 

Anexos

  • Pepino maduro.jpg
    Pepino maduro.jpg
    22.8 KB · Visualizações: 25

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
O dificil é apanahr o gosto... agor aja nao ha volta a dar :)
Estas viciado hehehehe
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
Vicio ou não, eis a questão, heeheheh

- Pepino, este é o próximo a ser servido. :Espi27:

Pepino1.jpg

- Morangueiros, adaptaram-se bem.

Morangos.jpg

- Pimenteiros, já com bastantes flores, e alguns parecem que "vingaram", a ver vamos!

Pimenteiros1.jpgPimenteiros2.jpg
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
E pa, se nao andate a pintar a casa onde estao os pimenteiros... andam ai bichinhos a roer as folhas aos pimeteiros.
Toma conta disso o quanto antes porque se vira praga mesmo é muito mais dificil de reverter.
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
E pa, se nao andate a pintar a casa onde estao os pimenteiros... andam ai bichinhos a roer as folhas aos pimeteiros.
Toma conta disso o quanto antes porque se vira praga mesmo é muito mais dificil de reverter.

É verdade o que dizes, e não andei a pintar, heheheh.

A coisa de 2 semanas, reparei que todas as folhas no topo estavam com muita bicharada, usei a solução que me indicas-te (óleo de neem + sabão potássico) e foi uma limpeza, as folhas ficaram todas esburacadas, mas os bichinhos foram todos a vida.

Muito em breve, este vai virar uma ótima salada.

Pepino2.jpg
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
Boas, os pimenteiros estão sempre a dar flores, mas depois acabam por cair, será que falta algum nutriente ou não estão polinizados?

pimentinho.jpg
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Eu vou mais para a hipotese de falta de um nutriente ou dois.
Os pepineiros devem estar a sorver a maior parte dos nutrientes de floraçao.
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
Eu vou mais para a hipotese de falta de um nutriente ou dois.
Os pepineiros devem estar a sorver a maior parte dos nutrientes de floraçao.

Os pimentos estão logo ao início do NFT, mas se for essa a causa, na tua opinião quais são os nutrientes em falta?
 
Última edição:

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Estas a usar em que proporçao?

Por norma passa-se de uma proporçao de vegetatvo para outra proporçao para floraçao.
As exigencias das planats sao diferentes para crescer folha e para desenvolver fruto.

Em linhas gerais, um dos fertilizantes que ca tenho usa as seguintes proporçoes de N-P-K:
Vegetativo = 16 - 5 - 18
Floraçao = 8 - 15 - 14
Frutificaçao = 9 - 20 - 17
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Por norma na floraçao diminui-se o nitrato paara nao desenvolver mais folha e aumenta-se o fosfato.
 
Topo