• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajudaaa com compra de cb radio

asuspt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 28, 2010
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
boas, em tempos tive um cb am fm numa pa carregadora em que eu trabalhava na zona de evora. Como sai dessa area guardei o radio. Mas apos algum tempo vendi este mesmo. Ficando com duas antenas somente, Hoje tenho a ligacao feita a bastante tempo no meu seat leon. Mas tenho uma duvida preço qualidade na compra de outro cb.
Gosto muito do jopix itaca e vi em espanha custa 165 a 180€ diz que e lsb/am/fm/usb. Quero uma opiniao no que deva comprar e outra situacao ssb e o mesmo que lsb?
alguem sabe na zona do baixo e alto alentejo se se fala somente em lsb ou em am?
 

31AT054

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2015
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Eu pelo preço que refere comprava o super Star 3900.
As bandas mais utilizadas são o AM e o LSB...embora eu prefira o USB.
Abraço
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Eu pelo preço que refere comprava o super Star 3900.
As bandas mais utilizadas são o AM e o LSB...embora eu prefira o USB.
Abraço

AM; FM, USB e LSB não são bandas, são modos de modulação
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Existe varias versões do Jopix itaca que foram feitas desde 2002. As ultimas versões são feitas na china e as anteriores eram fabricadas na Coreia do Sul e nas Filipinas de maneira que a qualidade varia.

Conheço as versões mais antigas e informo que a qualidade de recepção é excelente, senão a melhor
 

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Pessoalmente gosto do Presidente Jackson II
Os outros (eram) um pouco uma mistura do galaxy mas não o são... :b_shake11:
 

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
AM; FM, USB e LSB não são bandas, são modos de modulação

Ha formas de modulação certo? Mas o SSB comporta duas bandas (2 bandas)
O processo de Modulação em Banda Lateral Superior ou Inferior, também conhecido pelas denominações inglesas SSB (Single Side Band), LSB (Lower Side Band) e USB (Upper Side Band) é um processo muito difundido nas telecomunicações.

Não são muitos os amadores de telecomunicações a entender o que quer dizer (Banda)
Podemos considerar mesmo que o espaço que separa um canal do outro (10KHz) é ele também colocado sob o tema (Banda)
Vamos ver um exemplo? Todos devemos saber que ao modularmos no canal 34 não estamos só a ocupar a frequência dos 27.345 MHZ mas sim 3KHz (Banda passante) sendo metade acima e outra metade abaixo da frequência central....(se o transmissor estiver calibrado e usado normalmente).....Isso evita que a banda passante seja ultrapassada e "mustache" os outros canais.......
Nas bandas USB/LSB (SSB ou BLU) aproveita-se uma das partes (banda superior ou banda inferior) do AM eliminando assim a "portadora" deste tipo de modulação.
Isso tem grande vantagem no aproveitamento da energia gerada pelos TRs de potencia.......
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Ha formas de modulação certo? Mas o SSB comporta duas bandas (2 bandas)
O processo de Modulação em Banda Lateral Superior ou Inferior, também conhecido pelas denominações inglesas SSB (Single Side Band), LSB (Lower Side Band) e USB (Upper Side Band) é um processo muito difundido nas telecomunicações.

Não são muitos os amadores de telecomunicações a entender o que quer dizer (Banda)
Podemos considerar mesmo que o espaço que separa um canal do outro (10KHz) é ele também colocado sob o tema (Banda)
Vamos ver um exemplo? Todos devemos saber que ao modularmos no canal 34 não estamos só a ocupar a frequência dos 27.345 MHZ mas sim 3KHz (Banda passante) sendo metade acima e outra metade abaixo da frequência central....(se o transmissor estiver calibrado e usado normalmente).....Isso evita que a banda passante seja ultrapassada e "mustache" os outros canais.......
Nas bandas USB/LSB (SSB ou BLU) aproveita-se uma das partes (banda superior ou banda inferior) do AM eliminando assim a "portadora" deste tipo de modulação.
Isso tem grande vantagem no aproveitamento da energia gerada pelos TRs de potencia.......

Essa marematica está certa mas funcionava se os radios tivessem hipotese de selecionar esses valores de passa banda, na realidade isso só se consegue digitalmente e ainda nãoi fizeram filtros digitais como nos equipamentos de radioamador

A banda dos filtros de radios CB é bem mais larga
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Pessoalmente gosto do Presidente Jackson II
Os outros (eram) um pouco uma mistura do galaxy mas não o são... :b_shake11:


Conheço dezenas de radios cb e para mim o jackson 2 é dos piores
Na emissão é bastante grave e na recepção quando existe QRM tem uns filtros de xaxa
 

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Essa marematica está certa mas funcionava se os radios tivessem hipotese de selecionar esses valores de passa banda, na realidade isso só se consegue digitalmente e ainda nãoi fizeram filtros digitais como nos equipamentos de radioamador

A banda dos filtros de radios CB é bem mais larga

Bem mais largo que 3khz de banda passante? Que maravilha para se modular em e-SSB ... rsrsrsr ..... Claro que um filtro analógico não é a mesma coisa que um digital.
No radio-amadorismo, não havia filtros digitais.... Eles são recentes e todo o mundo sabe que para usar o fenómeno (?) e-SSB nos emissores mais antigos, deve haver intervenção justamente nesses filtros para que eles aceitem mais que os 3khz da praxe. Já os recentes, como o IC7800, porque são digitais, já se pode. Mesmo com os velhotes IC7000 ou TS-870 podemos, modificando um pouco a programação no menu, afetar mais ou menos espaço. .... Isso leva a crer então que com o digital é muito mais facil modular muito mais para alem que os 3khz. Coisa que não acontece emm nenhum equipamento CB fabricado até 2014.
Quanto ao Jackson II eu comentei que (Pessoalmente gosto do Presidente Jackson II) mas eu tenho as minhas razões........ e continuo a tê-las, dadas as modificações justamente no que diz respeito ao áudio. Longe de dizer que era o melhor ou dos melhores...
Um exp... Sem modificações o Jacksom antigo era melhor....(para mim) rsrsrsrs.
 
Topo