• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Enigma 32

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Um gavião passou sobre um pombal, viu um bando de pombas e disse-lhes:
- Adeus bando das cem pombas!
Mas elas responderam:
- Enganas-te gavião! Não somos cem!
Para sermos cem, são precisas outras tantas como estas, mais a quarta parte destas e contigo gavião é que cem pombas serão.

Quantas pombas estavam no pombal?
 

goraz

GF Bronze
Entrou
Fev 28, 2008
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
yz.™;1940736 disse:
Um gavião passou sobre um pombal, viu um bando de pombas e disse-lhes:
- Adeus bando das cem pombas!
Mas elas responderam:
- Enganas-te gavião! Não somos cem!
Para sermos cem, são precisas outras tantas como estas, mais a quarta parte destas e contigo gavião é que cem pombas serão.

Quantas pombas estavam no pombal?

44 pombas :shy_4_02:
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Eu respondia assim:
100 = 2X + 1/4X +1 e resolvia em ordem a X, claro que X=44, mas isto é matemática que nem todos dominam!
 

yz.™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
2,266
Gostos Recebidos
0
Eu respondia assim:
100 = 2X + 1/4X +1 e resolvia em ordem a X, claro que X=44, mas isto é matemática que nem todos dominam!


Isso para mim é Grego! :Espi06: A resposta são; 44
Há também uma segunda versão um pouco mais difícil;


Para serem cem são precisas outras tantas como estas, mais metade destas, mais a quarta parte destas e contigo gavião é que cem pombas serão.
 

Hubble

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2015
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Isso para mim é Grego! :Espi06: A resposta são; 44
Há também uma segunda versão um pouco mais difícil;


Para serem cem são precisas outras tantas como estas, mais metade destas, mais a quarta parte destas e contigo gavião é que cem pombas serão.
Nesse caso seriam 36 pombas.
Ou, seguindo a abordagem mais Matemática do companheiro antena2007, 2x + 1/2x + 1/4x + 1 = 100, donde resulta que x=36.
 
Topo