• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"Tenho a presunção de pensar que percebo Álvaro Cunhal"

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4332875.jpg




Cumprem-se hoje dez anos sobre o dia da morte de Álvaro Cunhal, o dirigente do Partido Comunista que se tornou uma quase obsessão na vida de José Pacheco Pereira.
Não se conheceram, Cunhal nunca aceitou falar com um biógrafo tão meticuloso que o biografado acabou por reconhecer: "Ele sabe mais do que eu sobre a minha vida", terá desabafado.






Chega meia hora antes do combinado, como sempre faz, mas deixo-o ficar sossegado largos minutos antes de me sentar à frente dele numa esplanada, em Lisboa. Em vez do inevitável saco de livros, traz um dossiê preto, recheado e organizadíssimo. É o quarto volume da biografia. Ao longo de uma hora, abrirá janelas para algumas das novidades que vai trazer. Paciente, meticuloso, obstinado, com uma memória pormenorizada e uma clara compreensão do todo e das relações entre os acontecimentos que só pode nascer de um trabalho aturado e sem descanso.


Está a preparar o quarto volume da biografia. Pelo que vejo nesse dossiê, parece-me pronto.
Está muito avançado, mas entre avançado e pronto vai uma diferença. Fazer uma biografia a sério de Álvaro Cunhal implica verificar todos os dados que já se conhece, muitos deles errados ou imprecisos, e tratar a matéria de forma diferente dos trabalhos têm saído, onde nada é verificado. Este volume vai desde a primeira noite depois de fugir da cadeia em 1960 [3 de janeiro] até ao momento em que, vindo de uma reunião clandestina em Paris, Jorge Sampaio compra o Le Monde e vê que o Salazar caiu da cadeira [3 de agosto de 1968].
Ele soube pelo Jorge Sampaio?


dn

 
Topo