• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda PC não liga quando falha a luz

drake36

GF Bronze
Entrou
Dez 11, 2011
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
boas , tenho andado com um problema a varias semanas , o meu pc quando falha a luz não liga ,tenho que trocar de tomada ,
outras vezes mesmo trocando de tomada tambem não liga , coloco a ficha num acrescente e a ventoinha dá sinal de arranque ,
mas depois carregando no botão para ligar nada ,ao fim de umas quatro cinco horas ,vou ligar novamente a ficha carrego no botão power e volta então a funcionar , o que poderá originar isto ?
obrigado
 

_energy86_

GF Bronze
Entrou
Dez 20, 2008
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
Boas drake36,

Esse PC quanto tempo tem? Ja trocas-te a pilha da MB? Por acaso não é a fonte de alimentação que ta marada?
Abraço
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Boas drake36
Na minha opinião algo se passa com a fonte de alimentação do seu PC
Verifique se funciona bem seguindo os seguintes passos
1 - Remova a ficha que alimenta a motherboard do seu soquet
Ficha (2).jpg
2 - Com um pequeno fio ou mesmo um pequeno clip faça um shunt entre o preto e o verde - Ver foto anexa
3 - Ela deve arrancar de imediato, podendo então verificar as respectivas alimentações dc que ela fornece.
4 - Caso ela não arranque, provávelmente serão os condensadores electróliticos de grande capacidade (100uF, 150uF ou 200uF 450V) que se encontram no primário da fonte.

Espero que tenha sido útil
Abraço
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Boas drake36
Na minha opinião algo se passa com a fonte de alimentação do seu PC
Verifique se funciona bem seguindo os seguintes passos
1 - Remova a ficha que alimenta a motherboard do seu soquet
attachment.php

2 - Com um pequeno fio ou mesmo um pequeno clip faça um shunt entre o preto e o verde - Ver foto anexa
3 - Ela deve arrancar de imediato, podendo então verificar as respectivas alimentações dc que ela fornece.
4 - Caso ela não arranque, provávelmente serão os condensadores electróliticos de grande capacidade (100uF, 150uF ou 200uF 450V) que se encontram no primário da fonte.

Espero que tenha sido útil
Abraço

Amigo atenção se quem pede ajuda não tem conhecimentos elétricos ou eletrónicos corre o risco de ser eletrocutado
não brinquem com coisas serias
 

mirsofy

GF Prata
Entrou
Mai 2, 2007
Mensagens
175
Gostos Recebidos
2
vivas
pelo que apresentas, puderá tambem ser algum problema de outro hardware.
em 1º não mencionas se é pc portatil ou de secretária, sendo de secretária
aqui já foi mencionado o teste da fonte
retira tambem todos os restantes componentes e vai adicionando um de cada vez para testares
verifica junto ao processador se algum dos condensadores está inchado(teras de trocar)
bons testes

mirsofy

ps: tenta dar mais informação
 

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Amigo atenção se quem pede ajuda não tem conhecimentos elétricos ou eletrónicos corre o risco de ser eletrocutado
não brinquem com coisas serias

Boa noite amigo genios
Em primeiro lugar, obrigado pela sua observação pois mais vale prevenir do que remediar, mas a dica que dei pode ser executada por qualquer pessoa pois os valores envolvidos são no máx. de 12Vdc e com uma corrente de 5 a 10 mA, que não provoca qualquer risco de electrocussão.

Um abraço
 

drake36

GF Bronze
Entrou
Dez 11, 2011
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
boas a todos , é um pc de secretaria , packardbell pentium4 ,faz este ano 10 anos , componentes ainda não retirei ,mas testei desligando todos os perifericos, só ficou ligado o monitor , memórias não deve ser ,a uns tempos tentei arrancar sem elas e o computador ligou , dentro do possivel , ontem ,antes do jogo de portugal sub21 tentei ligar e nada ,deixei a ficha fora da tomada ,e no intervalo fui testar ,meti a ficha na tomada e ligou ,desliguei no power ,hoje liguei todos os perifericos ,e voltei a ligar ,está a funcionar normalmente .
para fazer o teste do clip ,desligo a ficha faço o shunt e volto a ligar a ficha na motherboard ? isto com o pc desligado ou ligado ?
´não queria lixar a board .
obrigado a todos
 

mirsofy

GF Prata
Entrou
Mai 2, 2007
Mensagens
175
Gostos Recebidos
2
vivas
o teste do shunt é com a ficha fora da motherboard
é como se tivesses um interuptor
este tipo de teste é para teres a certeza que a fonte está ok
como já aqui foi dito cuidados a ter com o manusear da fonte

bons testes

mirsofy
 

drake36

GF Bronze
Entrou
Dez 11, 2011
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
boas, hoje , o meu sogro teve a genial ideia de desligar o quadro eletrico sem avisar ninguem ,
logo ,computador abaixo ,então aproveitei para testar , porque logo a seguir , a vir a luz , como normal o pc não ligou ,
fiz o teste do clip ,e shuntei entre o verde e o preto , e não arrancou , deduso então que a fonte esteja lixada , tirei a pilha da bord e voltei a colocar ,deu-me a messagem
que não tinha energia suficiente ,tive que ir ao f2 e depois ao f1 para arrancar , isto depois de ligar o pc noutra tomada ( numa extençâo )
esqueci de dizer que costumo ter o pc ligado a uma tripla na tomada da parede onde está tambem uma extenção ,e o cabo do monitor ,e quando não arranca ,desligo da tripla ,e ligo na extenção.
não pode mudar a pilha da bord porque agora não tenho nenhuma, mas amanhã vou comprar.
concordam que deve ser da bord ?
 

_energy86_

GF Bronze
Entrou
Dez 20, 2008
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
Boas drake36

Se a fonte não arrancou, então está ai o problema e não na board.
Sendo um pc com 10 anos, aproveita e troca ambas tanto a fonte como a pilha, pois tb ja nao deve estar em condições.
Abraço
 
Topo