• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Térmico da bomba de água dispara

ralberto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2014
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.

Estou com um problema no sistema de extração de água do poço. O sistema é composto por:
- Uma bomba de furo
- Balão/autoclave em aço inox
- Pressostato
- Quadro de controlo onde liga o pressostato e se liga/desliga a bomba

O problema que estou a ter é quando a bomba está desligada por algum tempo (30min ou mais), quando é ligada no quadro (manualmente ou porque o pressostato desceu abaixo do estabelecido), o quadro indica que a bomba ligou (acende uma luz verde), mas na verdade a bomba não ligou.. (escutei no poço). Passado um minuto o térmico dispara. MAS se fizer "reset" e voltar a tentar ligar, já liga e funciona tudo lindamente o tempo que for necessário... claro que quando desliga por mais do que 1/2hora / 1 hora, voltamos ao mesmo.

Já tirei a bomba do poço e levei para verem se era da bomba. Paguei 60€ pelo "arranjo" e não me souberam explicar o que a bomba tinha... liguei tudo novamente e o problema manteve-se exatamente o mesmo. Será um problema na bomba ou poderá ser no quadro? Tem lá um condensador... poderá ser isso?

Alguém tem ideia do que se possa estar a passar?

Obrigado.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boa tarde.

Estou com um problema no sistema de extração de água do poço. O sistema é composto por:
- Uma bomba de furo
- Balão/autoclave em aço inox
- Pressostato
- Quadro de controlo onde liga o pressostato e se liga/desliga a bomba

O problema que estou a ter é quando a bomba está desligada por algum tempo (30min ou mais), quando é ligada no quadro (manualmente ou porque o pressostato desceu abaixo do estabelecido), o quadro indica que a bomba ligou (acende uma luz verde), mas na verdade a bomba não ligou.. (escutei no poço). Passado um minuto o térmico dispara. MAS se fizer "reset" e voltar a tentar ligar, já liga e funciona tudo lindamente o tempo que for necessário... claro que quando desliga por mais do que 1/2hora / 1 hora, voltamos ao mesmo.

Já tirei a bomba do poço e levei para verem se era da bomba. Paguei 60€ pelo "arranjo" e não me souberam explicar o que a bomba tinha... liguei tudo novamente e o problema manteve-se exatamente o mesmo. Será um problema na bomba ou poderá ser no quadro? Tem lá um condensador... poderá ser isso?

Alguém tem ideia do que se possa estar a passar?

Obrigado.

Boas

Eventualmente pode ter problema no condensador de arranque (necessário para provocar campo girante em corrente monófásica).

O condensador pode estar embutido no motor, mas muitas das vezes fica no quadro de comando.

Para um motor de 1CV, será normal ter um condensador de ~60uF a 400V ou mais.

Com as características correctas do Motor "Tensão de alimentação, Potencia, e Coseno de Fi, é possível calcular o valor correcto do condensador. Se souber esses valores posso fazer esse calculo

Existem quadros de comando com mais de um condensador, em que nos instantes de arranque é usada a capacidade máxima (acoplamento de relés), e depois desse instante a capacidade baixa.

O condensador pode ser medido com aparelho especifico, quer para verificar a sua capacidade, ou eventual anomalia (furo dieléctrico).

Boa pesquisa
 

ralberto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2014
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Viva.
Muito obrigado pela resposta. Eu sei quais as caraterísticas do condensador, pois estão no condensador antigo (foto do quadro de controlo e anexo).
20150704_164743.jpg

Vou tentar perceber então se o condensador está ou não OK.

Cumprimentos.
 
Topo