• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Acidentes com bicicletas aumentaram quase 9% em 2014

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4413298.jpg


Há cada vez mais acidentes com bicicletas. Números crescem entre 2013 e 2014, ano em que chegaram aos 1.914.
Quatro por cento dos acidentes rodoviários envolveram bicicletas em 2014, ano em que os desastres com este tipo de veículos aumentaram quase nove por cento, segundo um relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).




O relatório da ANSR sobre a sinistralidade rodoviária em 2014, divulgado na sua página da internet, adianta que se registaram 1.914 acidentes com bicicletas no ano passado, mais 152 do que em 2013, quando ocorreram 1.762.
O documento salienta que quatro por cento do total de acidentes registados em 2014 envolveram bicicletas, enquanto o número de vítimas mortais situou-se nos seis por cento.
Segundo a ANSR, os acidentes envolvendo bicicletas provocaram 19 vítimas mortais em 2014, menos uma do que em 2013, e 120 feridos graves, mais 33 do que no ano anterior.
Os feridos ligeiros também aumentaram ligeiramente, tendo sofrido ferimentos ligeiros 1.689 ciclistas no ano passado, mais 118.


dn
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Só aumentou 9%?
Estou admirado!
Os ciclistas adquiriram algumas regalias e esqueceram por completo os seu deveres e o código da estrada!
- Total desrespeito pelas regras de transito e em especial as ultrapassagens pela direita e os sinais luminosos que não existem, para eles.
-Podem andar a par... (onde não provoquem congestionamento do transito e as condições rodoviárias o permitirem) eles entendem que a par é em grupo e ocupar a totalidade da faixa de rodagem!
- Apenas é autorizado a circulação de bicicleta em cima dos passeios a crianças até 10 anos! Fico estupefacto como a maioria das nossas crianças têm barbas e alguns até já cabelos brancos! E depois pensam que as passadeiras são pistas de ciclismo e que as podem atravessar sempre a "pedalar" e quem vier na via que se desvie!
Não têm qualquer respeito pelos outros veículos ou transeuntes, e ainda se admiram de aumentar em 9% ??!!!
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
Isto é a consequência das ideias luminosas, de quem (os nossos iluminados) não tem experiência no terreno!

Se eles antes, (os ciclistas) já não respeitavam nada... pior agora que acham que podem fazer tudo na estrada.

Um conselho de amigo, quem os vir ao longe na estrada se puder evitar passar por eles, que não passe que assim evitam chatices!

Abraço
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O que interessava saber, a notícia não diz: as causas. Certamente a ANSR deve ter esses dados, que tendo sido inseridos na notícia, ajudariam o leitor a ter uma ideia se este aumento se deve maior imprudência dos condutores, a um maior número de ciclistas na estrada ou ao comportamento destes, mas isso seria esperar muito dum meio de comunicação social português. Isto assim é apenas uma folha de Excel e não jornalismo.

DX2
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347
O que interessava saber, a notícia não diz: as causas. Certamente a ANSR deve ter esses dados, que tendo sido inseridos na notícia, ajudariam o leitor a ter uma ideia se este aumento se deve maior imprudência dos condutores, a um maior número de ciclistas na estrada ou ao comportamento destes, mas isso seria esperar muito dum meio de comunicação social português. Isto assim é apenas uma folha de Excel e não jornalismo.

DX2

Pode não ser só esta a causa... mas com a entrada da nosso lei, os acidentes aumentaram com toda a certeza!

Abraço
 

betovem

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
244
Gostos Recebidos
0
Não tenho nada contra os ciclistas, mas com tantos direitos deviam pagar imposto de circulação e seguro.
O que não deve tardar, pois para lhes darem tantas regalias a seguir deve aparece a conta.
Vamos esperar para ver.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não tenho nada contra os ciclistas, mas com tantos direitos deviam pagar imposto de circulação (...)
Baseado em quê? No nº de velocidades da bicicleta? Na idade? No tamanho da roda? :Espi06:

DX2
 

salvador99

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 30, 2007
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Baseado em quê? No nº de velocidades da bicicleta? Na idade? No tamanho da roda? :Espi06:

DX2
Eu sou do tempo de quando o meu falecido pai me comprou a minha primeira bicicleta, tinha eu 9 anos, tive que fazer o código da estrada, andar com a bicicleta feia, pensava eu infelizmente assim naquela altura, hoje como adulto acho que era correcto, com reflectores, matrícula ah pois é, e tinha que pagar a licença na câmara e ter seguro, pra além de ter luz dianteira, campainha e afins, assim sim devia ser atualmente mas como costumo dizer se os políticos mandam, devem mandar bem ou assim pensam eles não eu, cumprimentos
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu sou do tempo de quando o meu falecido pai me comprou a minha primeira bicicleta, tinha eu 9 anos, tive que fazer o código da estrada, andar com a bicicleta feia, pensava eu infelizmente assim naquela altura, hoje como adulto acho que era correcto, com reflectores, matrícula ah pois é, e tinha que pagar a licença na câmara e ter seguro, pra além de ter luz dianteira, campainha e afins, assim sim devia ser atualmente mas como costumo dizer se os políticos mandam, devem mandar bem ou assim pensam eles não eu, cumprimentos
Eu ainda tenho guardada a minha primeira carta de bicicleta. :)

DX2
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Baseado em quê? No nº de velocidades da bicicleta? Na idade? No tamanho da roda? :Espi06:

DX2

Eu também sou da opinião que se a bicicleta tem os mesmos direitos, deveria ter os mesmos deveres! Mas ainda vai dar muito que falar a medida que os acidentes forem acontecendo e não houver seguros, e algum sem culpa ficar com os prejuízos!

Cps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu também sou da opinião que se a bicicleta tem os mesmos direitos, deveria ter os mesmos deveres!
A quantidade de questões que a aplicação do IUC às bicicletas levantaria seria tanta que, ou teriam que ter uma grande imaginação para encontrar um tipo qualquer de critério para a conseguir aplicar de modo equitativo e com alguma lógica, ou então desistiriam da ideia rapidamente.

DX2
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
A quantidade de questões que a aplicação do IUC às bicicletas levantaria seria tanta que, ou teriam que ter uma grande imaginação para encontrar um tipo qualquer de critério para a conseguir aplicar de modo equitativo e com alguma lógica, ou então desistiriam da ideia rapidamente.

DX2

Não digo que não tenhas razão, mas penso que entendes a outra parte. Para um veículo motorizado tens de ter carta, seguro, pagar impostos de circulação. Depois tens o não motorizado que não precisa de nada disso mas tem os mesmos direitos na via pública! Óbvio que em caso de acidente se torna difícil de resolver!

Mas para mim em certa parte está bem assim, pois ando de bicicleta e era mais uma despesa :)

Mas acho que mais mês menos mês isso vai avançar e vamos ter mais umas despesas

Cps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não digo que não tenhas razão, mas penso que entendes a outra parte. Para um veículo motorizado tens de ter carta, seguro, pagar impostos de circulação. Depois tens o não motorizado que não precisa de nada disso mas tem os mesmos direitos na via pública! Óbvio que em caso de acidente se torna difícil de resolver!

Mas para mim em certa parte está bem assim, pois ando de bicicleta e era mais uma despesa :)

Mas acho que mais mês menos mês isso vai avançar e vamos ter mais umas despesas

Cps
Eu tenho estado a referir-me exclusivamente à questão do IUC. Quanto ao resto, exceptuando a questão da carta, concordo contigo.

DX2
 

betovem

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
244
Gostos Recebidos
0
Baseado em quê? No nº de velocidades da bicicleta? Na idade? No tamanho da roda? :Espi06:

DX2

Baseado nas cabecinhas, que têm estas ideias, vamos esperar para ver o que vem a seguir.
Eu tambem acho ridiculo as bicicletas terem os mesmos deveres dos veiculos com motor, mas tambem não devem ter os mesmos ou mais direitos. Como o de andarem aos pares e terem prioridade nos cruzamentos etc.
Já me acontecéu mais que uma vez ter de fazer vários quilometros atrás de ciclista, que vão alegremente a converssar aos pares é claro que muitos não têm a minha paciência e toca de os enpurrar para a berma.
Isto não é nada contra ninguém existe espaço para todos, tem é de haver bom senso de parte a parte.
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Eu não digo que para já.. deviam ter IUC!
Mas com certeza que uma identificação ( obrigatório matricula para ter os direitos de ciclista ) deveria ser obrigatório desde que foi publicada a nova lei!
Há menos de um ano fui "abalroado " num sinal luminoso por um ciclista que me partiu o espelho do carro, e fugiu! Claro que era um grupo de uns 10 ciclistas, todos eles daltónicos ( nenhum reconheceu o sinal luminoso vermelho para eles ) , eu parei chamei as autoridades e o grupo "foi-se!" Nenhum se dignou a parar...
eu ainda estou a espera da resposta das autoridades da queixa contra desconhecidos.
De salientar que depois passados uns 30 minutos, mais a frente ( já depois de ter participado a GNR e de a mesma ter estado no local) voltei a encontrar e identificar ( visualmente) o grupo, mas claro todos negaram e a GNR disse não haver provas que seja o mesmo grupo!
Uma simples "chapa" na bicicleta evitava tudo isto!
Acredito que como este deve haver muitos casos nas nossas estradas!
Tanto para mais que em caso de acidente e fuga não deve ser muito fácil obrigar alguém a parar e identificar-se se houver muito transito, mesmo seja um carro a seguir a bicicleta!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sim, uma identificação tipo matrícula seria o ideal e isso viria por acréscimo da carta obrigatória. Só que nesta questão da carta eu sou um bocado pragmático: o "tirar a carta", com teste de Código incluído, só devia ser obrigatório para quem não tem carta de condução e teria que ser uma coisa a nível nacional e não local, visto que já não existem as matrículas com a abreviatura da localidade onde o velocípede estava registado como antigamente. Para quem já tem carta devia ser averbada na mesma a categoria Velocípedes, que incluíria também os eléctricos.

Basicamente teríamos, em teoria, ciclistas com veículos identificados e com conhecimentos de Código da Estrada. É claro que a maioria dos ciclistas que por aí anda sabe o Código e uma grande parte deles está-se borrifando para o cumprir, mas pelo menos os outros utentes da via pública estariam mais "protegidos" em situações como a tua.

DX2
 
Topo