Escama de cobra reduz atrito mecânico em 40%


Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         friccao-cobras-1.jpg
Visualizações:	1
Tamanho: 	34,7 KB
ID:      	141022
A superfície inspirada nas escamas das cobras reduziu o atrito entre dois materiais em inacreditáveis 40%. [Imagem: Greiner/Schafer - 10.1088/1748-3190/10/4/044001]


Liso como cobra


A luta contra o atrito vem sendo enfrentada com superfícies cada vez mais lisas, eventualmente recobrindo o aço com diamante.
Mas uma superfície inspirada nas escamas das cobras reduziu o atrito entre dois materiais em quase uns inacreditáveis 40%.
A expectativa é que superfícies nanoestruturadas deste tipo possam optimizar equipamentos de todos os tipos, de motores de automóveis a equipamentos industriais e turbinas de aviões.
Christian Greiner e Michael Schafer, do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, na Alemanha, voltaram a sua atenção para as cobras porque elas são óptimas em escorregar por todo tipo de superfícies e a sua pele não se desgasta fácilmente - tudo indica que elas só troquem de pele para crescer.
Mas os dois pesquisadores ficaram espantados quando testaram em laboratório as superfícies com texturas imitando as escamas dos animais.
"Se conseguíssemos uma redução de apenas 1% na fricção, os nossos colegas engenheiros ficariam maravilhados; 40% é realmente um salto em frente deixando toda a gente muito entusiasmados," disse Greiner.


Superfície anti atrito


A nova superfície anti atrito, contudo, não funciona bem em ambientes onde haja óleo ou outros lubrificantes.
Na verdade, o efeito da pele de cobra, quando na presença de um lubrificante, cria três vezes mais atrito do que uma superfície lisa.
"Isto não é exatamente uma grande surpresa, já que nós estamos procurando inspiração na natureza e as espécies que imitamos vivem em ambientes secos e não segregam óleos ou outros líquidos na sua pele," disse Greiner.
Mas, como são muito mais eficientes do que as superfícies lisas, espera-se que as superfícies nano estruturadas possam substituir os equipamentos lubrificados num sem número de aplicações.