• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Google Analytics – Como funciona

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Google Analytics – Como funciona

Actualmente, uma das grandes perguntas da web é “Como criar um site?”
Porém o essencial não é saber criar, mas sim saber administrá-lo para que ele possa ganhar visibilidade, rentabilidade e ser competitivo.


google-analytics.jpg

Sendo uma solução de análise empresarial, o Google Analytics é uma das principais ferramentas para o controlo e gestão de um website.
Além de oferecer recursos flexíveis e avançados, ele possui comandos fáceis de utilizar, que podem mostrar uma análise detalhada sobre o tráfego e muitos outros dados de um site.
Com esta solução, tornou-se muito mais fácil a criação de site e a sua especialmente efectuar a sua gestão.
Fundamental é conhecer e entender o funcionamento desta ferramenta e suas principais características.
O Google Analytics é um serviço gratuito, oferecido pela empresa Google.
Para poder utilizá-lo é necessário criar uma conta e registar o website no qual deseja fazer as análises.
Após o registo, será enviado um código para ser colocado nas páginas registadas anteriormente, para poderem ser acompanhadas e analisadas.


Google analitcs dados.jpg

Utilizando um cookie principal e um código em JavaScript, o Analytics consegue recolher informações sobre visitantes e monitoriza todos os dados do website.
Assim, ele captura, anonimamente, informações como, qual o tipo de interacção o visitante tem o com o site, qual o tempo de permanência, quais são as páginas mais visitadas, qual o país, qual o navegador, o que fizeram no site e outras informações e muitas outras, que são relevantes para a análise e gestão do site.
Além disso, ele também pode monitorizar as informações de dados electrónicos e combiná-las com informações sobre campanhas, fornecendo uma visão sobre o desempenho das mesmas.
Todas as informações, que são apresentadas pelo Google Analytics, são fáceis de entender e de se trabalhar em cima delas.
Estas informações são apresentadas sob formas de relatórios intuitivos e visuais.
Mesmo monitorizando o website, o Analytics não afecta, de forma alguma, o desempenho ou a sua aparência do site, pois não existem arquivos que precisem ser hospedados no mesmo.
Assim, com as informações obtidas, conseguimos um controlo/gestão mais eficaz do website melhorando com a sua ajuda a sua visibilidade e as visitas ao mesmo.
 

ilenaferr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 25, 2016
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Tenho uma dúvida sobre este serviço, pode ser que você poderia respondê-la. Google Analytics funcionam bem para blogs gratuitos?

Eu fiz um blog recentemente e eu tenho dúvida se eu poderia usá-lo.
Eu escolhi "Blogger" mas eu não começar a blogar por isso pode ser que eu poderia mudar de plataforma de blogging
 
Topo