• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

1 Antena OFFset, 1 LNB Quad, 4 receptores Twin tuner cada

tojo1988

GF Prata
Entrou
Dez 30, 2012
Mensagens
415
Gostos Recebidos
2
Boas,
Gostaria que alguém que me ajudasse neste meu protejo de instalação.
Tenho 1 Antena Offset 80cm com um LNB 01db quad e na casa toda estou a pensar instalar 4 recetores com twin tuner SAT.
Neste momento está a funcionar com 4 recetores mas estes têm 1 tuner cada e estou a pensar troca-los por recetores com tuner twin. Ou seja, se os quisesse meter a funcionar os novos com cabos independentes teria aqui 8 cabos diretos do LNB OCTO. O problema é que não tenho capacidades a nível de passagem de tantos cabos pelas tubagens.
O que gostaria de saber é se existe maneira de usar um só cabo, ou dois, ou até mesmo quatro mas que desse para fazer passagem entre eles, tipo as ligações em sinal RF.
Li por aí que dá para misturar os sinais do vertical com o horizontal num só cabo e depois transformá-lo como se fosse uma ligação RF mas não sei se é bem assim.
Sei que existem centrais mas não sei muito bem qual se adequa á minha situação.
Concluindo, 1 antena 80cm, 1 LNB quad e passagem de até 4 cabos até aos 4 recetores com tuner twin, ou seja, 2 entradas SAT independentes.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Este tópico devia ter sido aberto na secção de Dúvidas mas pronto, depois alguém há-de movê-lo.


Ora bem, tenho uma pergunta: estás a usar ambas as polaridades do satélite que estás a receber?

DX2
 

tojo1988

GF Prata
Entrou
Dez 30, 2012
Mensagens
415
Gostos Recebidos
2
Pois era. Lapso meu.
O satélite que estou a receber é só o Hispassat, fidelizado á operadora Meo SAT. Sei que a Meo só emite os seus canais nas frequências em Horizontal, mas também tenho interesse por vezes em canais free, que geralmente são em vertical.
Já me fartei de procurar e encontrei uma possível solução, que é comprar um Multiswich mas o mesmo é caro, cerca de 150€.
Há alguma forma de contornar a situação do multiswich e reduzir ao máximo o numero de cabos, desde que cada box tivesse sinal independente em cada tuner?
O objectivo principal é ser possível estar a gravar 1 e ver outro ao mesmo tempo.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pois era. Lapso meu.
O satélite que estou a receber é só o Hispassat, fidelizado á operadora Meo SAT. Sei que a Meo só emite os seus canais nas frequências em Horizontal, mas também tenho interesse por vezes em canais free, que geralmente são em vertical.
Já me fartei de procurar e encontrei uma possível solução, que é comprar um Multiswich mas o mesmo é caro, cerca de 150€.
Há alguma forma de contornar a situação do multiswich e reduzir ao máximo o numero de cabos, desde que cada box tivesse sinal independente em cada tuner?
O objectivo principal é ser possível estar a gravar 1 e ver outro ao mesmo tempo.
Dos poucos canais livres verticais quais é que costumas ver? É que se for mesmo só para gravar e ver horizontais podes simplesmente pôr um splitter de duas saídas com passagem DC em cada receptor e ficas com o problema resolvido.

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas,
Gostaria que alguém que me ajudasse neste meu protejo de instalação.
Tenho 1 Antena Offset 80cm com um LNB 01db quad e na casa toda estou a pensar instalar 4 recetores com twin tuner SAT.
Neste momento está a funcionar com 4 recetores mas estes têm 1 tuner cada e estou a pensar troca-los por recetores com tuner twin. Ou seja, se os quisesse meter a funcionar os novos com cabos independentes teria aqui 8 cabos diretos do LNB OCTO. O problema é que não tenho capacidades a nível de passagem de tantos cabos pelas tubagens.
O que gostaria de saber é se existe maneira de usar um só cabo, ou dois, ou até mesmo quatro mas que desse para fazer passagem entre eles, tipo as ligações em sinal RF.
Li por aí que dá para misturar os sinais do vertical com o horizontal num só cabo e depois transformá-lo como se fosse uma ligação RF mas não sei se é bem assim.
Sei que existem centrais mas não sei muito bem qual se adequa á minha situação.
Concluindo, 1 antena 80cm, 1 LNB quad e passagem de até 4 cabos até aos 4 recetores com tuner twin, ou seja, 2 entradas SAT independentes.

Boas

Sim, existe hipótese de passar apenas 4 cabos para a baixada, mas em vez de um "LNB Quad", deverá adquirir um "LNB Quattro" (4 saídas distintas- 1VL, 1VH, 1HL, 1HH).

Depois pode usar um multiswitch 5/8, em que do lado da entrada (input) liga os 4 cabos baixada do LNB e se houver espaço para mais 1, pode ligar cabo de antena TDT.
.
Na zona de distribuição (local onde ficará o multiswitch), tem 8 saídas independentes (exemplo ideal para 8 receptores ou 4 com duplo tuner).

Em cada cabo de saída (output) leva sinal Sat e TDT (se tiver antena ligada).

Exemplo:

multiswitch-technisat-ce_993.jpg

h**p://www.av-onlineshop.de/parabol-zubehoer/multi-switch/sat-5-8-multi-switch.asp

Existem outras variantes para mais satélites e/ou receptores.

Boa pesquisa
 

tojo1988

GF Prata
Entrou
Dez 30, 2012
Mensagens
415
Gostos Recebidos
2
Dos poucos canais livres verticais quais é que costumas ver? É que se for mesmo só para gravar e ver horizontais podes simplesmente pôr um splitter de duas saídas com passagem DC em cada receptor e ficas com o problema resolvido.

DX2

Obrigado pela resposta. É só para usar polarização horizontal. A Meo transmite os canais em frequências com polarização horizontal. O objetivo é apenas ver um canal e gravar outro, ambos com polarização horizontal e em frequências diferentes. Sendo frequências diferentes mas polarizações e voltagem igual, colocando o splitter não vai cortar o sinal a um dos tuners?
 

tojo1988

GF Prata
Entrou
Dez 30, 2012
Mensagens
415
Gostos Recebidos
2
Boas

Sim, existe hipótese de passar apenas 4 cabos para a baixada, mas em vez de um "LNB Quad", deverá adquirir um "LNB Quattro" (4 saídas distintas- 1VL, 1VH, 1HL, 1HH).

Depois pode usar um multiswitch 5/8, em que do lado da entrada (input) liga os 4 cabos baixada do LNB e se houver espaço para mais 1, pode ligar cabo de antena TDT.
.
Na zona de distribuição (local onde ficará o multiswitch), tem 8 saídas independentes (exemplo ideal para 8 receptores ou 4 com duplo tuner).

Em cada cabo de saída (output) leva sinal Sat e TDT (se tiver antena ligada).

Exemplo:

Ver anexo 142221

h**p://www.av-onlineshop.de/parabol-zubehoer/multi-switch/sat-5-8-multi-switch.asp

Existem outras variantes para mais satélites e/ou receptores.

Boa pesquisa
Obrigado pela resposta. Já tinha dado umas leituras pelo multiswich, é a maneira mais eficaz mas também é um pouco dispendioso. Um Multiswich e um LNB quattro não fica abaixo dos 200€. Será que com a situação do splitter funcionará com frequências diferentes mas polarização e voltagem iguais?
Edit: já vi o link. Em Portugal, pelos sítios onde pesquisei, o multiswich anda á volta dos 120/140€.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Obrigado pela resposta. É só para usar polarização horizontal. A Meo transmite os canais em frequências com polarização horizontal. O objetivo é apenas ver um canal e gravar outro, ambos com polarização horizontal e em frequências diferentes. Sendo frequências diferentes mas polarizações e voltagem igual, colocando o splitter não vai cortar o sinal a um dos tuners?
Não. O próprio pessoal do Meo faz isso com as DVR de satélite para não estar com o trabalho de meter mais um cabo ou substituir o cabo existente por um duplo.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Já tinha dado umas leituras pelo multiswich, é a maneira mais eficaz mas também é um pouco dispendioso. Um Multiswich e um LNB quattro não fica abaixo dos 200€.
E não ficavas com o problema resolvido na mesma porque o número cabos a passar até aos receptores seria o mesmo que com um LNB Octo e isso já deixaste claro que não dá.

DX2
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela resposta. Já tinha dado umas leituras pelo multiswich, é a maneira mais eficaz mas também é um pouco dispendioso. Um Multiswich e um LNB quattro não fica abaixo dos 200€. Será que com a situação do splitter funcionará com frequências diferentes mas polarização e voltagem iguais?
Edit: já vi o link. Em Portugal, pelos sítios onde pesquisei, o multiswich anda á volta dos 120/140€.

Boas

Por cerca de 100 a 120 euros já arranja em Portugal LNB Quattro e MultiSwitch 9/8

Exemplo LNB por cerca de 9 euros

Inverto IDLP-401QTL White Tech Quattro LNB

Exemplo de MultiSwitch 9/8 a prever um dia usar dois satélites (2 LNB Quattro) preço ~109

Duratron DMS-98 Multicomutador

Se cabem 4 cabos no tubo de baixada, então basta passar os mesmos até ao Multi-Switch que ficará no interior da casa.

Boa pesquisa
 

tojo1988

GF Prata
Entrou
Dez 30, 2012
Mensagens
415
Gostos Recebidos
2
Obrigado pessoal! Como só uso Meo Sat e como a Meo só tem frequências Horizontais, basta apenas colocar um derivador em cada box e resolvesse a questão.
Sempre achei que fosse mais complicado por ter cada tuner 18/19v e quando selecionasse frequências diferentes mas em polarização igual, que desse curto circuito e por isto nunca testei com medo de queimar.
Em relação ao Multiswitch, também ficaria muito bom, mas um pouco mais carote que 4 simples derivadores. Apesar disso, deu para aprender umas coisas.
Mais uma vez, obrigado!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sempre achei que fosse mais complicado por ter cada tuner 18/19v e quando selecionasse frequências diferentes mas em polarização igual, que desse curto circuito e por isto nunca testei com medo de queimar.
Apesar disso, deu para aprender umas coisas.
Então "aprende" lá mais umas quantas:

- As voltagens de alimentação do LNB é que fazem a comutação de polaridade, portanto a partir do momento em que ele está a receber 18V só envia sinais horizontais. Mesmo que um tuner estivesse a enviar 14V para os verticais e o outro 18V para os horizontais não haveria problema algum porque a voltagem mais alta sobrepõe-se sempre à mais baixa, ou seja, elas não se adicionam e só os 18V é que contam, portanto o tuner que estivesse a enviar os 14V pura e simplesmente não recebia sinal do LNB.
- Depois temos o sinal de 22KHz, cuja ausência ou presença faz a comutação entre a banda baixa e a banda alta. Neste caso a presença também se sobrepõe à ausência, como é óbvio. Se o Meo estivesse a usar frequências da banda baixa horizontal já não dava para fazer o que queres, porque embora sejam horizontais na mesma, a presença do sinal dos 22KHz proveniente dum dos tuners faria com que o LNB só enviasse sinal das frequências da banda alta e o outro tuner não poderia receber os sinais das frequências da banda baixa.

;)

DX2
 
Topo