• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

CGD concedeu crédito a fundação que não existe

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
O Departamento de Investigação e Acção Penal confirmou ao jornal i que está em curso uma investigação ao caso.


card_cgd.jpg


Na mira da justiça está o Sindicato dos Quadros dos Técnicos Bancários e, mais propriamente, o seu presidente, Afonso Diz que, segundo a RTP, é suspeito de ter desviado cerca de 38 milhões de euros dos cofres do sindicato.

Mas a história, tal como conta o jornal i, começa a 6 de Julho de 2009, quando a justiça considerou nula a Fundação Social do Quadro Bancário que estava sob a alçada do Sindicato dos Quadros dos Técnicos Bancários.

Três dias depois desta decisão judicial, a mesma fundação pediu uma alteração de estatutos ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social que primeiro concedeu a alteração, mas assim que tomou conhecimento de que a fundação afinal não existia, negou o pedido da mesma.

Ainda assim, a 25 de Março de 2010, a Fundação Social do Quadro Bancário, que não tinha autorização para funcionar, pediu um crédito de 11,5 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos, que foi concedido.

Numa carta com a data de Janeiro deste ano, e a que o jornal i teve acesso, a instituição bancária garante ter sido "surpreendida com a informação" de que a fundação era nula, admitindo que nestas circunstâncias o crédito não deveria ter sido autorizado.

Na mesma missiva, a CGD pede explicações ao sindicato, pois é esta a entidade "garante do cumprimento das obrigações assumidas pela Fundação Social do Quadro Bancário".

Mas não é tudo.

Conta o jornal i que nas contas do sindicato consta o pagamento de salários de funcionários da fundação - que nunca funcionou - e que actualmente recebem através do próprio sindicato.

A autorização para estes pagamentos foi feita por Afonso Diz, o presidente do sindicato, que está sob investigação.

Contactada pelo Económico, a CGD diz que não faz comentários à informação.


In:económico
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Para cada Fundação, seu "mordomo"....:shy_4_02:

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se a notícia é acerca duma fundação fraudulenta criada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos Bancários, e cujo presidente está a ser investigado, porque é o título é sobre a CGD, que por acaso, foi vítima deste esquema fraudulento? Mais um belo exemplo da manipulação jornalística da opinião pública.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Se a notícia é acerca duma fundação fraudulenta criada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos Bancários, e cujo presidente está a ser investigado, porque é o título é sobre a CGD, que por acaso, foi vítima deste esquema fraudulento? Mais um belo exemplo da manipulação jornalística da opinião pública.

DX2


Para reclamar sobre títulos de notícias do económico, favor contactar o respectivo site:

[video]http://economico.sapo.pt/paginas/ficha-tecnica_27.html[/video]

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas por acaso eu fiz algum comentário sobre ti? Quando é que metes na cabeça que os meus comentários são dirigidos à notícia em si e não a quem a coloca no fórum, seja quem for?
Sinceramente não consigo perceber porque é que te afecta tanto que eu comente uma notícia com a qual não tens qualquer ligação.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Mas por acaso eu fiz algum comentário sobre ti? Quando é que metes na cabeça que os meus comentários são dirigidos à notícia em si e não a quem a coloca no fórum, seja quem for?

DX2

Como nunca o tratei por "tu" agradeço da sua parte igual tratamento, por uma questão de educação.

Como perito em respostas que, de útil nada acrescentam ao assunto em questão (vidé a resposta que deu a este tópico, post nº 3 ) esta será a ÚLTIMA RESPOSTA que alguma vez terá da minha parte.


icon1.png


Sinceramente não consigo perceber porque é que te afecta tanto que eu comente uma notícia com a qual não tens qualquer ligação.

DX2


Como já é ditado antigo(e talvez não o conheça), vou relembrar-lho: presunção e água benta cada um toma a que gosta.

Cumps

Feraida
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Como nunca o tratei por "tu" agradeço da sua parte igual tratamento, por uma questão de educação.

Como perito em respostas que, de útil nada acrescentam ao assunto em questão (vidé a resposta que deu a este tópico, post nº 3 ) esta será a ÚLTIMA RESPOSTA que alguma vez terá da minha parte.




Como já é ditado antigo(e talvez não o conheça), vou relembrar-lho: presunção e água benta cada um toma a que gosta.

Cumps

Feraida
E depois eu é que sou o perito em respostas evasivas...

DX2
 
Topo