• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Alunos de 20 valores: a política não é para eles mas nem pensar em não ir votar

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4733936.JPG

Patrícia Resende, filha do antigo internacional português Carlos Resende, joga andebol e entrou em Arquitetura, no Porto,com 20 valores. O pai é o seu conselheiro sobre política.






Entre 100 mil jovens de 18 anos que votam pela primeira vez, o DN foi saber o que pensam três dos melhores "caloiros" do país.



Cerca de 100 mil portugueses terão um dia especial a 4 de outubro, quando forem chamados às urnas para exercerem o direito de voto pela primeira vez, nas eleições legislativas. É possível que uma boa parte acabe por não comparecer. Mas pelo menos três garantem que vão marcar presença. Não porque tenham alguma especial apetência ou interesse pela política. Nunca integraram sequer uma direção de associação estudantil. Mas não gostam de deixar decisões sobre temas que lhes dizem respeito em mãos alheias.Patrícia Resende, António Pedro Pinto e João Pinho Ferreira têm todos apenas 18 anos mas estão muito distantes do estereótipo dos jovens ainda à procura de um lugar no mundo. Sabem o que querem, e há vários anos que lutam para lá chegar. Este ano foram, respetivamente, os alunos com melhores médias de entrada na Universidade do Porto, na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Lisboa. Patrícia (Arquitetura) e António Pedro (Economia e Gestão) com uma média perfeita de candidatura, de 20 valores. João (Engenharia Aero-espacial), com 19,88 valores. A nenhum deles passaria pela cabeça deixar de votar no dia 4. Mesmo com mais dúvidas do que certezas."Sinceramente, nenhum dos candidatos me diz alguma coisa em especial", admite António Pedro. "Não me interesso muito pela política, nem tenho nenhuma filiação partidária. Interessam-me mais alguns ideais que os diferentes partidos defendem", explica, também sem assumir preferências entre os dois candidatos a primeiro-ministro: Pedro Passos Coelho e António Costa. "Acho que qualquer um deles estás apto para fazer o trabalho."
ng4733965.jpg

João Pinho Ferreira entrou em Engenharia Aeroespacial no Técnico, com média de 19,88. Já sabe em quem vai votar nas legislativas






Ainda "no processo de decisão", António só tem uma certeza: "Sem dúvida alguma que vou usar o meu poder de voto, até porque vai ser o primeiro ano em que vou poder fazê-lo", diz, admitindo que poderá recorrer aos pais para ter "orientação pelo mundo da política".No mesmo ponto está Patrícia Resende. Quando era mais nova, a política nunca lhe "chamou muito a atenção". Até porque "estava ocupada com outras atividades, como o desporto". É praticante de andebol, tendo seguido as pisadas do pai, o antigo internacional português Carlos Resende. E nem o ingresso na universidade a afastou de uma modalidade em que também já conseguiu participações internacionais.



dn
 
Topo