• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Existe algo que escutar actualmente, sem encriptação?

doublem

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Desde há muitos anos (desde miúdo mesmo), que sempre tive um bichinho pela rádio-escuta. O meu primeiro Scanner era bastante simples e até foi feito por mim, seguindo um esquema da Elektor.

Entretanto fiz alguns upgrades e comprei há uns bons anos um Uniden UBC9000XLT. Na altura ainda se ouvia muita mas mesma muita coisa. No entanto como todos já nos apercebemos, actualmente não se ouve praticamente nada. Por aqui, do pouco que apanho, são comunicações aéreas civis (que pouco me interessam), comunicações aéreas militares (que são mais interessantes mas raras) e bombeiros (principalmente comunicação entre móvel e base, mas com muita pouca informação e pelos vistos alguns canais de manobra até já são em Siresp). De resto, tudo tudo limpinho. Nem radioamadorismo, nem CB´s, nada de nada. Ao fim da tarde até era bombardeado com comunicações vindas do Brasil na banda do CB (táxis por exemplo), agora nem isso.

Para quem tem (ou tinha) isto como hobbie, sabe que é um pouco frustrante.

A pergunta que faço é se existe algo a ser usado actualmente que dê para se ouvir de forma fácil. Ou seja, sem andar em "ilegalidades" a descriptar, etc. Sei que forças policiais e afins (que no fundo ainda era do mais interessante) é quase impossível, senão mesmo impossível.

Mas existe algum tráfego que se consiga ouvir facilmente bem? Antigamente até os camionistas ouvia, agora nem isso. Para onde esse pessoal foi todo?

Ouço falar muito do Tetra e vejo vários Scanners que dizem que o suportam, mas não estou muito por dentro disso. Comprando eu um Scanner desses, conseguirei ouvir alguma coisa?

Uma coisa destas por exemplo teria alguma utilidade actualmente em Portugal? Ou mais vale estar quieto? Uniden BCD996P2

Agradeço desde já as vossas contribuições.
 
Última edição:

Vadius

GF Bronze
Entrou
Out 12, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Viva:
Considerando escutas através da Radio hertziana (esquecendo a Internet) e os PCs rsrsrsr
Ha para escutar muita coisa e legalmente. Ha para escutar o que desde sempre houve, pondo de lado e ainda bem, todas as bandas que estão sob o domínio do estado, justiça, socorro etc.....
Depende das bandas que vc gosta de escutar ou os temas.....Do seu equipamento, Do tempo que vc dispõe para fazer escutas...........
Tenho um IC-R9500 (receptor) colado a 4 antenas directivas, azimute e elevação, multi-banda, todas elas com sinal RF tratado e pré-amplificado. Não esqueci de vista o conforto auditivo. A minha "tara" (?) é tudo que navega no mar e nos ares......Isso mesmo, aviões e navios..... Bom... O que posso dizer é que prefiro esta modalidade (Radio-Escuta) que transmitir.....embora tenha indicativo RA ha muitos anos........

O mais sofisticado (ou não) receptor, se não tiver um sistema que lhe dê "orelhas e bons tímpanos" (antenas apropriadas) não vale de nada a não ser que tem um mono em casa.....nem sequer vale a pena pensar em começar radio-escuta......
Frequências?: Elas são tantas que daria um livro mas por exp nos 60M SSB vc escuta navios (comercial) Petroleiros, cargueiros, arrastões (pesca) quase em todo o atlântico e não só....
Veleiros .. Ha radio-amadores que contactam estas navios (todo o tipo) mas em especial veleiros cujos operadores (Navegadores) são RA e ou teem licença especial.
Aviões. Em frequências baixas vc houve balizas e algumas aeronaves e não só........................... Nas frequências superiores e dispondo de antenas azimute e elevação podemos escutar variadíssimas coisas ...............................muito interessantes.
Com a ajuda de um PC as possibilidades multiplicam-se.....
Havia um fórum que tratava o tema de Scanners rf onde se poderiam encontrar algumas entidades e empresas........

Re-moral da história...... Se o intuito do Radio-Escuta não for o de querer escutar quem não deve, de certeza que esse seu UBC9000XLT lhe renderá muita satisfação..... Não esqueça a velha máxima....... A qualidade do studio de radio-comunicações depende sim do seu transmissor (neste caso receptor) mas acima de tudo da antena. :espi28:
 
Topo