• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Governo não pode processar Volkswagen por fraude fiscal

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
ng4850057.JPG

Fotografia © REUTERS/Axel Schmidt

Pires de Lima tinha adiantado, na semana passada, que poderia "haver, eventualmente, ou não, elementos de incumprimento ou fraude fiscal".

O governo português não pode processar a Volkswagen por fraude fiscal no âmbito do escândalo de manipulação de emissões, ao contrário do que afirmou Pires de Lima, o ministro da Economia.

Quem o garante são dois advogados contactados pelo Dinheiro Vivo.

"O Estado não pode processar a Volkswagen por perdas de receitas fiscais", argumenta João Salvador, advogado da Albuquerque & Associados.

Em causa está, explica, "alguma confusão entre as emissões atmosféricas em geral e as emissões de dióxido de carbono", detalha.

Fonte oficial da marca lembra que as emissões que foram manipuladas foram as de óxido de azoto (NOX).

Na sexta-feira, no entanto, Pires de Lima adiantou aos jornalistas que "poderá haver, eventualmente, ou não, elementos de incumprimento ou fraude fiscal", referiu após a primeira reunião do grupo de trabalho constituído em Portugal para analisar este caso.

Mas o NOX não entra nas contas nem do imposto único de circulação (IUC) - pago todos os anos - nem no imposto sobre veículos (ISV), cobrado no registo de compra de veículos novos.

O dióxido de carbono (CO2) é o único químico que é contabilizado na componente ambiental destes impostos, de acordo com as alterações introduzidas para todos os carros novos comercializados a partir de 1 de julho de 2007.

Esta situação, explica outro advogado que pediu para não ser identificado, "nem sequer interfere no IVA aplicado aos veículos" do Grupo Volkswagen. Este imposto é faturado sobre o preço final dos veículos, o que já inclui, neste caso, o ISV.

Fonte
 
Última edição:
Topo