• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Escândalo das emissões poluentes: Há mais 4 marcas envolvidas

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
O escândalo das emissões da Volkswagen é um assunto de escala mundial!

Depois das primeiras descobertas que vieram a público nos finais de Setembro e que envolviam apenas a Volkswagen, descobriu-se que, afinal, o problema era bem mais grave a afectava muitas outras marcas como é o caso Skoda, Seat e Audi.

Segundo a Emission Analytics, além das marcas referidas, há agora mais quatro que passam também a estar envolvidas no super escândalo das emissões poluentes.




Mitsubishi, Mercedes, Mazda e Honda são as marcas que, segundo o canal The Guardian, estão também envolvidas neste escândalo.

Segundo os relatórios, alguns modelos destas marcas emitem mais NoX (óxidos nitrosos) que o previsto nos testes de certificação.

Para se ter uma ideia mais concreta, alguns modelos Honda emitem até 6x mais NOx do que o previsto e há alguns modelos 4×4 que a emissão do poluente pode chegar a 20x mais do que o previsto por lei.



Relativamente a estas quatro marcas não há qualquer indicação que tenham recorrido a “software fraudulento”, tal com aconteceu com a Volkswagen e outras marcas do grupo, mas os testes realizados indicam que não cumprem as normativas europeias definidas relativamente a emissões de gases poluentes.

A par das marcas referidas, há já também informações que a Nissan, Renault, Citroën, Hyundai, Fiat, Jeep e Volvo possam também vir a ser acusadas de incumprimento no que se refere à legislação vigente sobre emissões de gases poluentes.

Fonte
 
Última edição:

yugoport

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 5, 2011
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Obrigado Feraida, não tinha conhecimento destas marcas implicadas, é realmente impressionante.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Ainda ninguém reparou que nenhuma marca americana está ao barulho!? Não me parece que os SUVs e as enormes pickups que eles tanto adoram cumpram com a legalização.

Queria ver os testes a serem feitos aos Hummer, Mustang, Dodge, Ford, a marca dos Corvete (que não sei como se escreve e tou no tlm!) e mais uns quantos que eles têm para lá aos milhões.

Basicamente estão a atacar todas as marcas mais vendidas do mundo. Já estava a estranhar por exemplo a Renault não vir à baila, e aposto com vocês que o modelo que vai ser mais atacado será a Megane 3, que tem sido um campeão de vendas para a marca (que obviamente outros modelos estarão no lote também pois o DCI faz parte de outros modelos).
Que as marcas não estejam a cumprir com as leis impostas, eventualmente demasiado exigentes para o que a tecnologia actual possibilita, já se desconfiava só espero que não tenham feito o mesmo que a VW. Que as marcas nunca tenham ocultado os reais valores e seja apenas um erro gigantesco a quando da homologação que fecharam os olhos ou são testes que falham na sua totalidade.

Vamos começar a importar dos States já que os deles pelos vistos estão dentro da lei!!!!!
Também devia ser engraçado ver os resultados dos testes aos carros dos ricos e pseudo-ricos, Bentley, Bugatti, Ferrari, Lamborguini, Jaguar e mais uns quantos.
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Depois destas marcas todas, só deve faltar as motorizadas lol.. Ao ler isto, acho que o PSonic disse tudo!

Cps
 

tugabit

GF Ouro
Entrou
Jun 3, 2012
Mensagens
1,010
Gostos Recebidos
1
Vai-se acabar por perceber que não há nenhuma que cumpra parece-me
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
Vai-se acabar por perceber que não há nenhuma que cumpra parece-me


Se assim for esta em causa tudo ,desde naturalmente as marcas até aos organismos competentes que fazem os respetivos testes para se saber se estão ou não de acordo com as normas estipuladas ,muitos lobys podem vir a tona e muita cabeça para rolar .

Mas também concordo inteiramente com o PSonic ,não venham dizer que os EUA cumpre na integra com uma grande fatia dos motores do mercado V6 e V8 vai la vai ,
mais parece que isto é um jogo de interesses dos EUA para simplesmente fazer crescer as vendas das suas marcas em detrimento de denegrir a imagem das europeias e nipónicas que tem uma boa fatia do mercado.

Naturalmente a passagem do grupo Volkswagen a líder mundial por cima da General Motors pode ter ajudado .
 
Última edição:

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Ainda ninguém reparou que nenhuma marca americana está ao barulho!? Não me parece que os SUVs e as enormes pickups que eles tanto adoram cumpram com a legalização.

Queria ver os testes a serem feitos aos Hummer, Mustang, Dodge, Ford, a marca dos Corvete (que não sei como se escreve e tou no tlm!) e mais uns quantos que eles têm para lá aos milhões.

Basicamente estão a atacar todas as marcas mais vendidas do mundo. Já estava a estranhar por exemplo a Renault não vir à baila, e aposto com vocês que o modelo que vai ser mais atacado será a Megane 3, que tem sido um campeão de vendas para a marca (que obviamente outros modelos estarão no lote também pois o DCI faz parte de outros modelos).
Que as marcas não estejam a cumprir com as leis impostas, eventualmente demasiado exigentes para o que a tecnologia actual possibilita, já se desconfiava só espero que não tenham feito o mesmo que a VW. Que as marcas nunca tenham ocultado os reais valores e seja apenas um erro gigantesco a quando da homologação que fecharam os olhos ou são testes que falham na sua totalidade.

Vamos começar a importar dos States já que os deles pelos vistos estão dentro da lei!!!!!
Também devia ser engraçado ver os resultados dos testes aos carros dos ricos e pseudo-ricos, Bentley, Bugatti, Ferrari, Lamborguini, Jaguar e mais uns quantos.

PSonic: Eu não conseguiria ser tão assertivo na explanação do que será a verdade de toda esta situação.

Felizmente não temos muitos carros americanos na Europa e, em Portugal muito menos. Eles(Americanos) têm carros com os motores mais simples, e menos evoluídos, quando comparados com os dos carros europeus.

Por alguma razão, e eu suspeito que todo este borburinho esteja ligado a isso, estes testes serão apenas realizados a veículos estrangeiros (com normas muito mais restritas). Corrijam-me se estiver errado mas, os Hummers e afins, não deveriam passar nem nos testes Europeus quanto mais nos deles que, segundo consta, são ainda mais restritivos.

Cumps

Feraida
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Isto já parece a impossibilidade de veículos anteriores a 2000 circularem em Lisboa por questões ambientais (segundo os iluminados)! Dou muito este exemplo, um Hummer e carros de alto rendimento como alguns modelos da Porsche, Jaguar, Mercedes, BMW, etc. já podem andar em Lisboa só porque são depois de 2000. Não me parece que estes topo de gama sejam menos poluentes que um Punto de 99, só estes políticos para terem ideias destas. Dá a sensação de quererem é restringir a população em geral e só os riquinhos andarem por Lisboa.

Apesar destas políticas fiscais que temos vindo a sofrer os tugas têm mesmo assim conseguindo ir trocando os seus veículos e os riquinhos não conseguem ter as estradas só para eles
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ainda ninguém reparou que nenhuma marca americana está ao barulho!? Não me parece que os SUVs e as enormes pickups que eles tanto adoram cumpram com a legalização.

Queria ver os testes a serem feitos aos Hummer, Mustang, Dodge, Ford, a marca dos Corvete (que não sei como se escreve e tou no tlm!) e mais uns quantos que eles têm para lá aos milhões.

Basicamente estão a atacar todas as marcas mais vendidas do mundo. Já estava a estranhar por exemplo a Renault não vir à baila, e aposto com vocês que o modelo que vai ser mais atacado será a Megane 3, que tem sido um campeão de vendas para a marca (que obviamente outros modelos estarão no lote também pois o DCI faz parte de outros modelos).
Que as marcas não estejam a cumprir com as leis impostas, eventualmente demasiado exigentes para o que a tecnologia actual possibilita, já se desconfiava só espero que não tenham feito o mesmo que a VW. Que as marcas nunca tenham ocultado os reais valores e seja apenas um erro gigantesco a quando da homologação que fecharam os olhos ou são testes que falham na sua totalidade.

Vamos começar a importar dos States já que os deles pelos vistos estão dentro da lei!!!!!
Também devia ser engraçado ver os resultados dos testes aos carros dos ricos e pseudo-ricos, Bentley, Bugatti, Ferrari, Lamborguini, Jaguar e mais uns quantos.
Lá estás tu a misturar tudo outra vez. :D
Desde quando é que Bentley, Bugatti, Ferrari e Lamborgini têm motores a diesel? XD E Mustang não é nenhuma marca, é um modelo da Ford. ;)

Quando muito podia falar-se da Porsche, cujos motores a diesel são todos do grupo VW mas não são os motorzecos do Dieselgate. Os motores a diesel da Jaguar, que eu saiba, são fornecidos pela BMW.
Os Hummer, os Dodge e os Chevrolet nos EUA são todos a gasolina, só os modelos da gama mais baixa a diesel é que vêm para a Europa e todos os veículos têm que estar de acordo com as normas europeias.
Nos EUA a percentagem de carros a diesel americanos a circular é tão pequena que mesmo que poluam mais do que os europeus (o que não acontece) não faz grande diferença. Ao preço que eles têm a gasolina, quase ninguém compra carros americanos a diesel.

Por acaso já reparaste que não se houve falar de Mitsubishi, Toyota, Peugeot, Kia, Mazda, Opel, Land Rover, Ford, só para dar alguns exemplos, tudo marcas que também têm motores a diesel?

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Tudo certo DX2,

O ponto de indicar Mustang à parte da Ford foi de propósito, pois eles próprios lá fazem essa diferença (os donos das viaturas).

Quanto à questão de lá o combustível preferido ser a gasolina também concordo, mas não me parece que um normal veículo a diesel 1.5/1.9/2.0 seja mais poluente que um motor padrão V6 e V8 que para lá usam mas posso estar enganado.

Os testes recaíram sobre os diesel porque possivelmente eles lá não os querem, mas se expandirem os testes aos dê gasolina se calhar não estão também em conformidade.
A mim o diesel sempre me disse muito pouco, só tenho um agora porque a Megane 3 Sport Tourer não existe versão a gasolina senão tinha comprado a gasolina. As médias de consumo de um gasolina para um diesel são muitos semelhantes, é possível também o uso de outras tecnologias para ajudar o motor, manutenções mais baratas e impostos mais baratos que o custo extra na gasolina pouco importa. Mesmo no resto da Europa a gasolina é o combustível preferencial, Portugal é o 3' pais da Europa com mais veículos a diesel.
A razão são varias, desde a política nacional e indústria nacional apontarem os esforços para esse sentido e até os consumidores ignorantes em relação ao assunto não aceitavam conselhos de ninguém. Quantos de vocês não conhecem pessoas que defendem o diesel com unhas e dentes, por muito que apresentemos provas que a gasolina para determinado estilo de vida é uma melhor escolha? Com certeza todos.

Agora só uma coisa assim, com esta magnitude, poderá mudar o pensamento da maioria da sociedade portuguesa e no futuro a quando da compra de um novo carro a gasolina fazer parte das opções.
Mas nem a política ajuda, a redução de impostos sobre a gasolina para a aproximar do diesel ajudaria em muito a alteração do nosso parque para a gasolina e deixar o diesel.

Quanto às marcas que mencionaste vamos aguardar, principalmente a Opel que também é um fabricante com muito peso. No início também só falaram em 4 e fiquei à espera quando chegavam à Renault.
Se todas vierem à baila não me admiro nada, apenas desejo que não tenham feito como a VW como já disse no post anterior
 
Última edição:

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Por acaso já reparaste que não se houve falar de Mitsubishi, Toyota, Peugeot, Kia, Mazda, Opel, Land Rover, Ford, só para dar alguns exemplos, tudo marcas que também têm motores a diesel?

DX2

Boas. Tem razão no que diz respeito ao tipo de motores usados pelos americanos.

Quanto ao envolvimento neste "escândalo", se formos a ver quase todas as marcas estão envolvidas pelo menos se lavarmos em linha de conta o que afirmam os jornais.


Cumps

Feraida


Depois das primeiras descobertas que vieram a público nos finais de Setembro e que envolviam apenas a Volkswagen, descobriu-se que, afinal, o problema era bem mais grave a afectava muitas outras marcas como é o caso Skoda, Seat e Audi.

Mitsubishi, Mercedes, Mazda e Honda são as marcas que, segundo o canal The Guardian, estão também envolvidas neste escândalo.

A par das marcas referidas, há já também informações que a Nissan, Renault, Citroën, Hyundai, Fiat, Jeep e Volvo possam também vir a ser acusadas de incumprimento no que se refere à legislação vigente sobre emissões de gases poluentes.
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas,

Efetivamente uma das grandes razões de não existirem marcas americanas envolvidas neste escândalo especifico deve-se mesmo ao facto de estas não comercializarem motores a diesel para viaturas passageiros ligeiras, onde a legislação é mais apertada, e só os motores a diesel é que produzem o tal NOx cujas emissões estão a ser investigadas. (um facto "engraçado": NOx oxido, dióxido ou monóxido nítrico, ou seja uma das versões do "tal" gás que os streetracers, e não só, usam para ter mais potência dos carros).

Ser reparem só os motores intermédios é que estão a ser adulterados, pois a tecnologia para filtrar e anular eficazmente o NOx é bastante dispendiosa (um liquido à base de ureia) que é largamente utilizada nos motores de "grande porte" a diesel, agora ainda ninguém falou nas emissões de CO e CO2 que são responsáveis por uma parte do aquecimento global, onde ai sim os motores a gasolina americanos perdem aos pontos contra todos os europeus.

Mas o que está em causa é mesmo a fraude, a homologação de um tipo de viaturas que não corresponde ao que é exigido, isto num país (no caso de Portugal) com uma legislação que pelo facto de alterarmos a medida dos pneus temos uma multa e não podemos circular por não estar homologada...

vamos ver onde isto para....
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
As médias de consumo de um gasolina para um diesel são muitos semelhantes, é possível também o uso de outras tecnologias para ajudar o motor, manutenções mais baratas e impostos mais baratos que o custo extra na gasolina pouco importa. Mesmo no resto da Europa a gasolina é o combustível preferencial, Portugal é o 3' pais da Europa com mais veículos a diesel.
A razão são varias, desde a política nacional e indústria nacional apontarem os esforços para esse sentido e até os consumidores ignorantes em relação ao assunto não aceitavam conselhos de ninguém. Quantos de vocês não conhecem pessoas que defendem o diesel com unhas e dentes, por muito que apresentemos provas que a gasolina para determinado estilo de vida é uma melhor escolha? Com certeza todos.
Porque é que achas que a Ford apostou no novo conceito do motor a gasolina: baixa cilindrada, turbo, compressor e apoio eléctrico? Paga menos impostos porque tem menos cilindrada, polui menos e tem mais potência do que o equivalente 1.4, 1.6, 1.8 ou 2.0 aspirado e consome o mesmo que um aspirado da mesma cilindrada (nalguns casos até menos).
Já se percebeu que vai ser muito difícil e dispendioso desenvolver motores a diesel que cumpram as normas anti-poluição no futuro, sem ter que comprometer alguma coisa: potência ou consumo. Os veículos a diesel já são mais caros do que os a gasolina e isso iria torná-los ainda mais caros.

Desde o aparecimento dos motores Ecoboost de 1000cc de três cilindros com potências elevadas e consumos baixíssimos, tornou-se evidente que esse era o caminho a seguir, mas como tu dizes, há muito tuga que tem o cérebro tão cheio de fumo preto que não consegue ver isso.

DX2
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas,

A eterna discussão entre o diesel e a gasolina!, :) parece a discussão do sexo dos anjos...:D

sem querer defender muito o diesel, temos sempre que ter em conta o tipo de utilização que vamos dar ao veiculo, se urbano, viagem longas em autoestradas ou estradas interiores, carga ou sem carga, porque como em tudo há vantagens e desvantagem em ambas as soluções e tudo deriva do custo por km, onde num motor a diesel, dado a eficiência do motor (ciclo Diesel) ser maior, os consumos em grandes distâncias são menores. No entanto dado o maior investimento inicial só quem percorre bastantes km é que têm o retorno mais imediato do investimento.

E ao contrario do que se possam pensar :) tenho um veiculo a gasolina...

Fiquem bem!
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Exactamente

Em tempos deu uma reportagem na Automotor (penso eu) que apresentaram contas e números, e 90% da população nacional podia usar perfeitamente veiculos a gasolina porque nunca chegarão a ter o retorno do que investiram a mais na altura da compra e depois as próprias manutenções (e se não houver um azar com alguma avaria).
Todos concordamos que no momento de meter combustiveis nota-se a diferença de meter gasolina e diesel, mas as contas não podem ser só feitas no momento de abastecer.

Nos modelos mais recentes o andar em cidade também já não é grande problema porque já têm motores elétricos mesmo pensados para a condução a 10km/h na cidade.

Eu em casa não tenho o melhor exemplo, Civic 1.5 de 92 (que o motor rebentou hoje de manha :Espi43: ) e uma Megane 3 1.5 DCI
Neste caso as diferenças de consumo são enormes, com o Civic 30€ faço 300kms e não posso abusar muito senao fica-se pelos 250 e com a Megane faz 600. Agora um veiculo moderno a gasolina também já consegue estas medias sem grande esforço.

Como disse antes para o meu estilo de vida não me aquece nem arrefece que o Diesel venha acabar, só tenho a Megane a Diesel porque não existe a versão carrinha a gasolina pois teria sido essa a minha escolha
E o DX2 já disse tudo em relação à cabeça da maioria dos Tugas!!!!
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
GPL forever (enquanto não aparecer outro tipo de combustível não fóssil).... há muito que o gasóleo deixou de compensar!

A diferença de preço entre a gasolina e o gasóleo passou a ser pouca... um carro novo a gasóleo é mais caro do que um a gasolina e a manutenção então..

O GPL é cerca de metade do preço do gasóleo ou menos (exemplo)...eu gastei € 1400 a colocar um kit GPL e em ano e meio ficou pago o investimento (acho que nem foi preciso tanto).
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
Porque é que achas que a Ford apostou no novo conceito do motor a gasolina: baixa cilindrada, turbo, compressor e apoio eléctrico? Paga menos impostos porque tem menos cilindrada, polui menos e tem mais potência do que o equivalente 1.4, 1.6, 1.8 ou 2.0 aspirado e consome o mesmo que um aspirado da mesma cilindrada (nalguns casos até menos).

Cada mercado tem a suas próprias leis a nível de imposto pago
Portugal ainda bate na tecla de cilindrada correspondente a imposto automóvel algo que vai mudar com toda certeza porque cada vez mais os carros tem baixa cilindrada e maior potencia e como o mercado automóvel sempre foi a galinha dos ovos de ouro.

A maior parte dos países europeus vai pela parte logica de imposto ou seja sobre a potencia que corresponde depois aos chamados cavalos fiscais e esse é o caminho normal.
É verdade que os diesel comparados com a 30 anos evoluíram muito ,muita mais potencia e menos poluição ,mas claro é um tipo de tecnologia que dificilmente vai acompanhar as reduções impostas de CO2 pela europa .

Mas a febre do diesel não é só em Portugal pessoalmente estou num país onde os carros movido a esse combustível corresponde a mais de metade de vendas e basta andar na estrada para ver essa realidade com a vantagem para quem quer comprar diesel e gasolina no mesmo modelo e cilindrada correspondente o preço é praticamente o mesmo.
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Mas por aqui o mesmo modelo de gasolina em diesel pode custar 2000€ ou até mais, sem considerar impostos.

Essa é outra, desde 2007 o cálculo do imposto de circulação para o diesel quase que é necessário ir tirar um mestrado de matemática avançada, para além de ser excessivo na minha opinião pois já ha imensos impostos cada vez que se abastece
 
Topo