1. #1
    Avatar de Furabilhas
    Registo
    Nov 2014
    Posts
    387

    Thumbs up Pesquisadores desenvolveram uma nova técnica mais eficiente a nível energético para soldar aço e alumínio



    Os carros poderão em breve ser mais leves e mais fortes, graças à soldagem de folha vaporizada por actuador.
    (Credit: Shutterstock)

    Os fabricantes, especialmente na indústria automobilística, continuam a trabalhar no sentido de incorporar os metais leves como alumínio com aço mais pesado.
    O problema em curso tem sido a forma de soldá-los com sucesso.
    Após 10 anos de pesquisa, os engenheiros da The Ohio State University desenvolveram uma nova técnica de soldagem, que pode vir a resolver este problema e ao mesmo tempo usando menos 80 por cento da energia e criando soldaduras que são 50 por cento mais fortes.
    "Com o nosso método, os materiais são moldados e unidos em simultâneo por forma a ficarem mais resistentes e fortes", afirmou Glenn Daehn, professor de ciência dos materiais e engenharia no estado de Ohio, que ajudou a desenvolver esta nova técnica.
    A técnica tradicional, chamada soldadura resistente ao local, funciona por meio de uma corrente eléctrica que passa através das peças de metal utilizando a resistência eléctrica natural desses metais.
    Isto gera calor, que os derrete em conjunto para formar uma soldadura.
    Este processo consome muita energia e aos metais fundidos são deixados num estado mais fraco do que eram antes.
    O que Daehn e sua equipa têm feito é criar um novo método de soldagem chamado folha vaporizada por actuador (VFA) usando impulsos elétricos de alta tensão e de curta duração (milionésimos de segundo de duração) que passam por uma folha de alumínio, e uma explosão de gás quente, que viajam a uma velocidades próxima das milhares de milhas por hora, para unir os átomos de um metal com os átomos do outro metal.



    Uma vez que nenhum dos metais derrete, a sua união, a soldadura e a resistência resultante é mais forte.
    As poupanças de energia provém do facto de que o impulso eléctrico ser muito curto e a energia necessária para vaporizar a folha é menor do que é necessário para fundir as partes em conjunto num processo tradicional.
    Daehn e sua equipa já usou este processo para unir com sucesso diferentes combinações de diferentes materiais, tais como o cobre, alumínio, magnésio, ferro, níquel e titânio.
    Eles criaram uniões fortes entre as ligas de aço e alumínio comerciais - um feito que é impossível normalmente.
    O VFA também é capaz de moldar peças de metal durante o processo de soldagem, o que evita que os fabricantes necessitem desse passo adicional.



    Em 2012, a Honda anunciou que tinha criado um resultado semelhante, na soldagem de alumínio com aço usando uma variação de um processo chamado de soldagem por fricção e atrito (FSW).
    Em vez do elevado calor e gás aplicado a um terceiro elemento, como a folha de alumínio usado no processo de VFA, o FSW utiliza o calor, a pressão e o atrito com um terceiro elemento para unir os dois metais em conjunto.
    Como o VFA, ele usa menos energia e cria um vínculo, que se provou ser mais forte do que o criado por um processo de soldagem tradicional.
    Variações de FSW já foram usadas pela Lincoln, Mazda e Audi.
    Em baixo está um breve vídeo explicando como o processo de VFA funciona.


    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ohiostatewelding.jpg   ohiostatewelding1.jpg   ohiostatewelding2.jpg   Vaporizing Foil Actuator_ A Tool for Creating Lightweight Structures.jpg  

Tópicos Similares

  1. Nova técnica para detetar enfartes
    Por kokas no fórum Notícias, Informações e Curiosidades
    Respostas: 0
    Último Post: 28-05-2015, 12:51
  2. Respostas: 0
    Último Post: 25-09-2013, 08:41
  3. Dicas para uma adubação mais eficiente para orquídeas
    Por helldanger1 no fórum Jardins & Plantas
    Respostas: 2
    Último Post: 02-09-2010, 18:20
  4. Nova técnica para tratar síndrome de Asperger
    Por migel no fórum Consultório de Dúvidas
    Respostas: 0
    Último Post: 25-08-2009, 11:23
  5. Respostas: 3
    Último Post: 24-02-2007, 22:11

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar