• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pedido de ajuda para configurar router NOS

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boa noite.
Um amigo pediu-me ajuda para configurar um router NOS (Hitron 3.0) sobre outro igual (ZON).
Ele tem Net da NOS e um Router/modem Hitron 3.0
Ele pretende ligar sobre este primeiro router um segundo router da NOS por cabo RJ45, para estender a rede a outra divisão da habitação.
Eu já estive a tentar mas dá um conflito qualquer de IP e não acede à net no segundo router, talvez porque ambos os routers têm IP predefinido igual 192.168.1.1

De que modo é que é possível fazer a configuração do segundo router?

A ideia era poder utilizar o segundo router por Wireless e também por RJ45 (isto é utilizar duas das saídas RJ45 para ligar dois PC Torre ).

Agradeço desde já.
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boas

muda ip do segundo router

tipo 192.168.1.2

atenção quando estiver todo configurado tem de desligar dhcp
partir daqui como se estive-se primeiro router

força nisso
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
fica aqui mais uma dica de caso pessoal

tenho router vodafone ligado router tp link 3420 isto todo por hifi

router tp link recebe sinal espalha esse mesmo sinal por hifi bem como por cabo rj45 , sempre abrir
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boas
Já efetuei a alteração sugerida pelo nosso amigo powersky.
Mas este router/modem é um pouco diferente dos outros routers comerciais.
Não me aparece a opção para desativar o DHCP. Contudo eu fui verificar na página das definições e apareceu-me o DHCP desativado; julgo que deverá ser uma configuração automática quando não entra sinal pelo cabo coaxial, será?
Deixo aqui um printsreen da página para os membros do fórum analisarem e verificarem se é esta a configuração correta.
Obrigado mais uma vez.
configuração router NOS.jpg
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Boas.

Ip do novo router da mesma gama do 1º (se o 1º for 192.168.1.1, 0 2º deve ser 192.168.1.2)

Se bem me lembro para essa ligação por cabo tem de ligar no 1º router porta LAN no 2º router porta LAN e desligar o DHCP do 2º).

Cabo de rede ligado nos dois routers em portas LAN.

Veja o vídeo:
https://youtu.be/cccqCJAdmE4

Cumps

Feraida
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Não conheço esses routers mas, tem também este método que pode seguir.

Cumps

Feraida
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Não conheço esses routers mas, tem também este método que pode seguir.

Cumps

Feraida

Boas
Eu já liguei os dois routers por cabo RJ45 Cabo direto ((Norma T568B).
No entanto fiquei com uma úvida: se a conexão entre os dois routers é feita com cabo cruzado (crossover) ou se é cabo direto (Norma T568B).

Vi neste link que quando se conecta duas switchs ou dois Hubs por cabo de rede, o cabo deve ser crossover.

http://www.electronica-pt.com/content/view/49

Agradeço qualquer esclarecimento adicional.
Obrigado.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Viva.

Não tendo 100% de certeza no que afirmo, acho que os routers modernos já fazem "de raiz" essa função o que significa que um cabo não crossover é comutado pelo router num cabo crossover e, vice-versa.

Deixo-lhe este link onde falam em cabo crossover para a ligação ser mais eficaz(?):http://blogcarlosborba.blogspot.pt/2015/04/2-roteadores-na-mesma-rede-tutorial-de.html

Para ligar dois computadores sim, é necessário um cabo de rede crossover (salvo se usar um Hub ou Siutch).

Deixo-lhe mais este link:http://alexandregoya.wordpress.com/2014/12/02/como-criar-um-cabo-de-rede-rj45-cabo-crossover-e-cabo-direto-padrao-cat5/

A função, entre outras, de um Hub ou Suitch em algumas ligações é fazer a transformação de um cabo normal em cabo crossover isto é inverte a função de um par de fios da ligação.

Na dúvida aguarde que alguém com mais conhecimentos o elucida.

Cumps

Feraida
 
Última edição:
Topo