1. #1

    Registo
    Sep 2015
    Posts
    126

    Padrão Os 10 mitos mais tontos do mundo automóvel

    Veja aqui algumas das ideias preconcebidas mais loucas que existem sobre os automóveis.

    1 - O combustível de avião faz os carros andarem mais
    A potência do carro é influenciada pelo motor e suas capacidades, principalmente, e não pelo combustível utilizado. Mesmo com um combustível com mais octanas que o habitual (caso do combustível para aviões), um BMW Serie 1 nunca se irá transformar num BMW M5. Das mesma forma que, mesmo circulando a altas velocidades, umas asas não transformam um carro num avião, usar combustível de aeronaves também não vai fazer o seu carro “voar” sobre o asfalto.


    2 - Os carros usados pela polícia são mais rápidos que os outros
    A não ser no Dubai, onde a polícia pode comprar Mclarens e Lamborghinis, para a maioria das forças de segurança o mais importante nos seus carros são os consumos, resistência e durabilidade. Assim, colocar num carro usado pela polícia um kit de potência não é usual, embora algumas viaturas descaraterizadas possam esconder algo mais debaixo do capot.


    3 - Quanto maior for o carro, mais seguro
    A se lhe dissermos antes que, quanto maior o carro, menor a estabilidade em curva? É verdade que em caso de impacto, viaturas maiores possam ser mais seguras por apresentarem uma estrutura de deformação mais complexa, mas também quem é que compra um carro a pensar propositadamente em ter acidentes?


    4 - Os carros podem funcionar a água
    Infelizmente, a ideia de fazer um carro funcionar apenas a água e sempre que se acabasse o combustível bastava ir até a fonte mais próxima, encher uma garrafa de água e reabastecer o carro, não é verdadeira. O processo de eletrólise que transforma a molécula da água em oxigénio e hidrogénio não compensa em termos enegéticos o suficiente para mover um carro (sendo por isso preferível usar o hidrogénio já convertido). Segundo explicam os cientistas, tal ideia iria violar a primeira e a segunda lei da termodinâmica. Por isso, de momento o único dispositivo do carro que funciona com um tanque de água… é o limpa pára-brisas,


    5 - A gasolina mais cara dá mais potência
    Como o primeiro ponto deste artigo refere, o número de octanas não tem correlação com a potência do carro, e portanto não o faz andar mais. Usar gasolina de 98 octanas em vez de 95 octanas irá apenas ajudar a conservar o seu carro, aumentando o seu período de vida, e não a potência.


    6 - O óleo deve ser mudado a cada 5000 quilómetros
    Há muitos anos (quando ainda não existia internet) esta frase era verdadeira, mas com a evolução no fabrico dos motores e também no desenvolvimento de óleos sintético, esta ideia tornou-se obsoleta. Anteriormente, há décadas, a menor qualidade de construção, com maior espaço entre as peças, fazia entrar muita sujidade nos motores, pelo que era necessário mudar mais vezes o óleo. Atualmente, um condutor cuidadoso troca o óleo do seu carro a cada 10.000 ou 15.000 quilómetros.


    7 - Os carros vermelhos pagam mais seguro
    Talvez por muitas das marcas de luxo apresentarem os seus modelos desportivos em vermelho, há quem tenha a ideia de que comprar um carro dessa cor irá significar um valor mais alto na apólice do seguro automóvel. No entanto, nenhum simulador de seguros usa a escolha de uma cor (exceptuando casos específicos em que seja uma opção de preço elevado) como elemento de avaliação do preço do seguro. Uma curiosidade é que, no entanto, estatísticas indicam que carros vermelhos nas capas das revistas aumentam as vendas das publicações.


    8 - Jantes maiores fazem o carro andar mais
    Quando se colocam jantes maiores num carro, as sensações de condução podem melhorar e o condutor sentir-se mais confiante na sua condução, o que irá fazer com que ele possa dirigir de forma mais agressiva. Por esta situação, pode existir a ideia de que as jantes maiores fazem o carro andar mais, mas na verdade elas apenas ajudam o condutor a poder conduzir de forma a ser mais rápido, não efetuam um aumento direto do valor da velocidade máxima do carro.


    9 - Quanto mais alta a mudança, mais anda o carro
    Essa ideia é real em praticamente todas as mudanças do carro, mas tal não se verifica quanto se faz uma passagem da quinta para a sexta mudança, em carros com uma caixa de seis velocidades. Nesta situação, a sexta mudança tem como função aliviar o esforço do motor, e não para aumentar mais rapidamente a velocidade, pelo que se decidir fazer uma ultrapassagem numa estrada só com uma faixa de trânsito em cada sentido, o melhor mesmo é reduzir a caixa de mudanças para a quinta velocidade.


    10 - O Ford Modelo T só foi vendido em preto
    Talvez por ter sido o primeiro automóvel produzido em massa, existe o mito de que, para reduzir os custos da produção, só foi comprada tinta preta para pintar estas viaturas, por ser mais barato adquiri-la em maior quantidade. Embora os primeiros Ford Modelo T tenham sido todos pintados em cor preta, ao longo dos vários anos de produção foi possível adquirir o modelo em vermelho, verde, cinzento…

  2. #2

    Registo
    Apr 2015
    Posts
    3
    Espetacular!

  3. #3

    Registo
    Oct 2006
    Idade
    41
    Posts
    93
    boas,

    até concordo com a maior parte das suposições serem falsas, mas algumas carecem de alguma explicação pois não são completamente falsas...

    ponto 3...
    maior? em que sentido mais largo? ou mais comprido?
    mais largo mais estável é em curva, mais comprido mais zonas de deformação têm... e vamos ser sinceros então para que compramos carros com airbags laterais, joelhos, cabeça, etc..., cintos de segurança (além da multa)? porque é bem provável termos um acidente... quanto mais seguro melhor....

    o 5º. ponto.... (e o 1º)
    quem se dignar a pesquisar um pouco mais sobre o tipo de gasolina percebe que quantas mais octanas o combustível tiver mais estável é... ou seja quando precisamos de potência num veiculo, normalmente utilizamos as rotações mais altas do motor para termos mais potência disponível, o combustível é mais eficiente nessa gama de rotações só detona efetivamente quando há a faisca aumentando a eficiência logo a potência, agora estamos a falar de aumentos de potência relativamente marginais quando numa utilização caseira, no entanto bastante úteis e visíveis numa competição onde 2 cv a mais em relação ao concorrente decide o vencedor....

    ponto 8 ...
    jantes maiores... desde que o perímetro do pneu não seja alterado... não há muitos anos em rally, principalmente nos famosos Minis (anos 60), uma maneira pratica de mudar a relação binário/velocidade sem alterar caixas de velocidades era alterar o tamanho do pneu/jante caso fossem trajeto de velocidade optavam por conjuntos jantes/pneus maiores, davam mais velocidade e menos binário, ao contrario jantes/pneus mais pequenos menos velocidade mais binário.
    isto envolve também mais física do que muitos de nós estamos preparados para fazer, pois tendo o pneu uma parede lateral menor é mais estável em curva, logo mais rápido, a jante maior, mais peso na parte fixa que liga á estrada, mais estável é....

    ponto 9...
    eheheh.... só depende do carro que estamos a falar, o que ali diz é verdade para todas as velocidades...... da 1º à 6ª ou 7ª dependendo da potência/binário que tens disponível no teu carro, mas o que é possível demonstrar sem qualquer duvida é que quanto maior for a velocidade máxima de uma viatura mais econômica é a 120km/h....

    fiquem bem....

Tópicos Similares

  1. Noticias do mundo automóvel
    Por satteam no fórum Curiosidades e actualidade sobre rodas
    Respostas: 661
    Último Post: 21-08-2016, 15:47
  2. Toyota é marca automóvel mais valiosa do Mundo
    Por castrolgtx no fórum Curiosidades e actualidade sobre rodas
    Respostas: 0
    Último Post: 21-05-2013, 23:20
  3. Mundo Automovel
    Por PortugalTalento no fórum Sites úteis
    Respostas: 1
    Último Post: 13-01-2011, 13:38

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  

Conectar

Conectar