• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Depois de 47 dias perdido no mar, Juvenal só quer regressar a casa

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
[h=2]Depois de ter andado à deriva no mar durante 47 dias e de ter sido resgatado em Santos, Brasil, o pescador cabo-verdiano Juvenal Ferreira Mendes, só pensa no regresso à casa que pensava já não voltar a ver.
[/h]
16840444.jpg

"O que eu quero é chegar ao pé dos meus familiares todos, meu bebé está com quase três anos, estou com saudade delas", disse o pescador, de 52 anos, que tem 12 filhos.


lg.php

Em entrevista à Lusa, no Consulado Honorário de Cabo Verde em São Paulo, recorda os dias em que viveu somente do pescava à espera de alguém que reparasse no seu pequeno barco.
"A parte mais difícil foi quando vi o navio passar, fiz sinal, [mas] não me vê, nem me salva. Fiquei assim, mais ou menos desanimado", afirmou, sobre as cerca de 15 embarcações que passaram por ele no caminho.
Juvenal Ferreira Mendes, nascido em São Tomé e Príncipe, mora na ilha de Santiago, mas pescava na Boa Vista quando se perdeu, há sete semanas.
O vento rasgou a vela e o vento empurrou a embarcação para o mar alto. Quando tentava regressar, o motor ficou sem combustível e ficou à deriva no meio do Atlântico,
Na última terça-feira, foi resgatado pelo navio Ouro do Brasil, de bandeira libanesa, a cerca de 300 quilómetros da costa brasileira, entre os Estados do Amapá e Pará, no norte do país. Na sexta-feira à noite, dirigiu-se ao aeroporto de São Paulo para apanhar o voo de volta para casa, com escala em Fortaleza, no nordeste brasileiro e deve regressar à Praia, em Cabo Verde, na noite de hoje.
Para comer, cozeu peixes na água do mar e bebia água da chuva. No entanto, nunca desistiu: "Tinha fé que ia ser salvo", disse.
A volta de Ferreira Mendes a Cabo Verde foi financiada pela empresa brasileira representante do navio que o resgatou e atracou na cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo, na quarta-feira.
O pescador afirmou à Lusa que não sabia que estava no caminho do Brasil e nem contou os dias que ficou a um mar onde quer regressar em breve.
"Vou voltar a pescar, é minha profissão desde 14 anos de idade. Pesquei até agora e vou continuar a pescar", justificou.
O cônsul honorário de Cabo Verde em São Paulo, Emannuel Rocha, afirmou que este não é caso único, já que as correntes fortes empurram as embarcações cabo-verdianas com facilidade.
O último caso, disse, ocorreu em 2004, com quatro pescadores (um não sobreviveu).
"Uma das lendas ou histórias de pescadores diz que Pedro Álvares Cabral estava a Caminho das Índias quando foi apanhado por essa corrente marítima, e acabou no Brasil", disse Rocha.
O cônsul realçou que os pescadores experientes, que sabem que não devem tomar água do mar, apenas da chuva, e que conseguem se alimentar dos peixes no caminho, sobrevivem à travessia até o Brasil, que dura entre um e dois meses.


nm

 
Topo