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    Padrão Tribologia - Mais eficiência e menor desgaste nos motores bicombustíveis



    Superfícies de cilindros de motores.
    Nos veículos brasileiros, os mais usados são o Plateau honing e o Smooth Peak.
    [Imagem: LFS/Poli/USP]

    Congresso do Atrito

    Engenheiros brasileiros apresentaram cinco trabalhos, que prometem ajudar a aumentar a vida útil nos motores bicombustível.
    Três trabalhos do Laboratório de Fenómenos de Superfície da USP, dois trabalhos de engenheiros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN) foram levados ao Leeds-Lyon Symposium on Tribology (LLST), um dos congressos mais tradicionais e respeitados na área.
    A tribologia é um ramo da ciência que trata das questões ligadas à interação de dois ou mais materiais sólidos em movimento e em contacto mútuo (tribos em grego significa atrito).

    Fabrico

    "O foco do LFS tem sido essencialmente reduzir a perda de eficiência nos motores, causado pelo atrito e o desgaste dos seus componentes.
    “Isto tem a ver com a geometria das peças e também com sua micro geometria, definida pela operação de maquinagem chamada brunimento”, afirmou o engenheiro Amilton Sinatora, coordenador do projecto.
    Não se trata do simples polimento, porque, em certas regiões ao longo do curso do pistão, o polimento excessivo pode prejudicar a acção dos aditivos dos lubrificantes.
    O que os pesquisadores brasileiros demonstraram é a necessidade de controlar o processo de fabrico, observando a topografia da peça na escala de tamanho de dois décimos de micrómetro (milésimo de milímetro).
    "Para cada região, há uma rugosidade e um acabamento adequado.
    O polimento não deve ser homogéneo nem do ponto de vista espacial nem do ponto de vista temporal.
    No início da vida útil do motor, é necessário que haja maior rugosidade.
    No decurso do seu funcionamento, a rugosidade diminui naturalmente e a sua importância também diminui," acrescentou Sinatora.


    Os trabalhos no campo da tribologia também são importantes nos reactores bicombustíveis, nos equipamentos de exploração de petróleo e na produção de eletricidade pelo atrito do pneu com o asfalto.
    [Imagem: Wikimedia]

    A Viscosidade dos Lubrificantes


    Devido à necessidade de reduzir o consumo de energia, há uma tendência mundial de produzir lubrificantes cada vez menos viscosos.
    Com a menor viscosidade, o motor roda mais, consumindo menos combustível.
    "Mas é preciso determinar os aditivos apropriados para esta nova geração de lubrificantes, sendo este um novo subtema que estudamos", prosseguiu Sinatora.
    Além disso, no caso dos motores bicombustível, existe uma peculiaridade a ser considerada.
    Trata-se da água presente no etanol, numa percentual de 5%.
    Essa água, juntamente com o próprio etanol, "lava" as superfícies dos componentes, removendo os aditivos depositados pelos lubrificantes.
    "A película de aditivos, que chamamos de 'tribofilme', é removida pelo etanol ou mesmo pela gasolina consumida no Brasil, que, de acordo com a legislação, pode conter até 27% de etanol.
    Trabalhando com a geometria e microgeometria dos componentes e com a formulação de lubrificantes, procuramos, por várias vias, minimizar os inconvenientes e melhorar o desempenho dos motores," acrescentou Tiago Cousseau, membro da equipa do LFS.

    Agência Fapesp
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